MENU

Zipp 454 NSW - Roda aero chega com soluções encontradas na natureza

Novas rodas copiam formato em barbatanas de baleia jubarte para melhorar o desempenho

A Zipp, um fabricante amplamente reconhecido pela qualidade e velocidade de suas roda aerodinâmicas acaba de lançar um novo modelo, a 454 NSW. Segundo o fabricante, trata-se da roda com a melhor combinação entre penetração aerodinâmica e controle em ventos cruzado.

imagem

Para desenvolver o projeto, o fabricante afirma ter se inspirado em formas naturais cunhadas pelo longo processo evolutivo. No caso, o formato que trouxe inspiração foram as ondulações das barbatanas da baleia jubarte, em um processo conhecido como Biomimética.

imagem

Depois da concepção da ideia, a Zipp afirma ter construído 36 protótipos diferentes para a roda, utilizando 252 horas de testes no túnel de vento até encontrar o modelo ideal, que combina o novo desenho com os já conhecidos "dimples", os furinhos das rodas da marca, para atingir o desempenho desejado.

imagem

Para completar o pacote aero, o perfil da roda tem 58mm de altura nas partes mais altas e 53mm nas mais baixas, o que supostamente mantém a penetração aerodinâmica de uma roda de perfil alto e o comportamento previsível de uma roda de perfil baixo em situações de vento cruzado.

imagem

Construída totalmente em carbono, as rodas pesam 1525g, utilizam furação 18/24 e custam entre 3500 e 4000 dólares no mercado norte americano.



Fotos (3)

foto 0 -  Mais Fotos


Conteúdo Relacionado

Comentários