MENU

Zambikes - A bike de bamboo da Zâmbia

Exemplo de vida

Para quem pensa que tudo está perdido na África, quando o assunto é miséria, um exemplo de vida surge. E não poderia ser melhor, já que a nossa querida bicicleta está envolvida. A fábrica de bicicletas Zambikes é um exemplo de vida sustentável.


Iniciando com a frase que torna seu lema: “Pedale uma bicicleta e mude uma vida na Zâmbia”; a empresa supera todas as dificuldades e vem melhorando a qualidade vida - pelo menos - em Lusaka, cidade da região oeste do país. Com fins sociais e ambientais, a companhia desenvolveu uma bicicleta com o quadro feito de bambu verde ou amarelo. Sendo produzidos no próprio país por um grupo de 40 artesões, a simplicidade e paixão desta equipe encantam todos que passam a conhecer toda sua história.

Capacitação em desenvolvimento, transporte e mobilidade são alguns dos cursos que os trabalhadores recebem ao longo, que ao decorrer da fabricação, o aprendizado é executado com muita disciplina e honestidade. No final do trabalho, todo o lucro arrecadado pela venda das bikes é revertido para as comunidades da região por meio de parcerias com organizações não governamentais.

A bicicleta foi pensada antes de tudo para os próprios zambianos e por isso é feita sob medida para as ruas do país, a maioria não asfaltada. Por causa de sua resistência, ficou conhecida como Amaka Sana, que em Bemba, língua local, quer dizer “muito forte”.

Desde 2007, o número de vendas subiu de 300 para 2.500 unidades ao ano. Além da bicicleta convencional, também são comercializadas “bicicletas-ambulância” e “bicicletas-trailer”.

imagem

Segundo o site da Zambike, a empresa se apoia na teoria do ganhador do prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, que afirma que o ciclo da pobreza só vai ser quebrado por meio do incentivo ao microcrédito e de negócios sociais.

Outra pessoa que também vem ajudando muito todo este projeto é o Craig Calfee, um dos pioneiros a usar o bamboo para quadros de bicicletas. Ninguém mais testou o bamboo em bicicletas do que ele. Exímio projetista de quadros, Calfee tem respeito em toda parte do planeta quando este assunto é questionado. Sem falar que ele também é um especialista em quadros de carbono.

A Zambikes é um exemplo que muitos podem seguir, não precisa nem construir bicicletas, mas rever todo o contexto histórico que esse povo vem fazendo para melhorar de vida, digna de qualquer prêmio "Nobel da Superação".

Comercial da Zambikes



Vídeo comercial da marca

Fotos (14)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.