XVIII Intercity Onça de Pitangui - Tudo que rolou
Tradicional prova de MG marca inicio de temporada com 400 inscritos
O ano de 2013 começou bem agitado para muitos praticantes de cross-country de Minas Gerais com a 18ª edição do Mountain Bike Intercity de Onça de Pitangui.
A tradicional competição contou com a presença de quase 400 participantes e abriu o calendário de competições do estado de Minas Gerais.
A concentração dos atletas começou as 8 da manhã e de repente a cidade já estava tomada por bicicletas e um enorme público presente. A maioria das pessoas que participaram são atletas amadores, sendo uma boa prova para se iniciar no mundo das competições.
Como as inscrições foram feitas pela internet, a secretaria do evento atendeu a todos rapidamente e a largada foi realizada às 10:20.
O percurso inicial foi planejado para 42 km e contava com muitos single tracks, estradas de terra e várias subidas, mas devido as fortes chuvas que caíram nos dias anteriores ao evento, a organização optou por retirar uma trilha muito esperada, por ser de difícil acesso em casos de acidente.
"Choveu muito durante o fim de semana da prova e optei por tirar a trilha para evitar que alguém pudesse se machucar. Então fiz um trajeto mais curto por segurança. " – disse Marcelo de Oliveira, Organizador do evento.
Com a mudança no percurso, os bikers encararam uma prova muito rápida. Foram 28km em um circuito repleto de subidas, muito barro e descidas radicais.
Os atletas largaram do centro da cidade de Onça de Pitangui e seguiram para a exigente e temida Serra da Santa Cruz, que tem aproximadamente 2,8 km de subidas e uma inclinação de quase 200 metros. Isso foi só o começo da diversão!
Depois de subirem os morros da Santa Cruz, os Bikers puderam descansar um pouco nas descidas repletas de cascalho, barro e trechos acidentados até chegarem ao outro lado da serra, no povoado de Gaia.
Nos raros trechos planos, o pessoal andou em ritmo forte e a partir daí o sofrimento voltaria, já que todos foram a um desafio ainda maior - a subida da Serra dos Ferreiras. Foram cerca de 8 km de subidas até chegar ao ponto mais alto da prova!
Já descendo, em função das chuvas que caíram na noite anterior e a todo instante da prova, o trajeto acabou ficando escorregadio e muito enlameado. Somando isso e à má calibragem nos pneus, de algumas bicicletas e até pelo excesso de velocidade, cerca de 30 ciclistas caíram de uma só vez em dos pelotões no trecho mais escorregadio, mas sem nenhum ferido grave.
A natureza caprichou e a cada trecho da prova havia uma condição climática diferente. Muita chuva, tempo nublado e até sol forte! Uma tradição da prova.
Campeões nas categorias de Elite
Com 1h02 min o atleta da cidade de Bom Despacho (MG) – Marcelo Cândido da Silva. Equipe LM / Pedal / Shimano venceu a prova de ponta a ponta. Marcelo impôs um ritmo muito forte e manteve a liderança sem se preocupar muito com os outros adversários.
O Segundo lugar foi para o atleta Uirá Ribeiro de Castro, da cidade de Lagoa da Prata, MG com o tempo de 1h03min. Assim como Marcelo, Uirá é um dos grandes campões do Mountain Bike de Onça de Pitangui e já obteve muitos títulos na cidade.
O terceiro lugar ficou com Gustavo Ricardo, também da cidade de Lagoa da Prata. Equipe LM / Pedal / Shimano, com o tempo de 1h04.
Já na elite feminino, repetindo o resultado do ano passado, a grande campeã foi Isabella Lacerda, de Itaúna (MG) – Equipe LM / Pedal / Shimano, com o tempo de 1h16min. Isabella andou muito forte do inicio ao fim e obteve uma boa vantagem sobre as outras competidoras.
O segundo lugar ficou com a atleta Liege Walter, da cidade de Mariana, MG - Equipe Tripp Aventura. Seguida por Erika Gramiscelli, de Belo Horizonte.
Como de costume, não faltou o tradicional churrasco após a prova.
Resultados Completos
Veja os resultados completos.
Texto: André Moisés.