home

XVIII Intercity Onça de Pitangui - Tudo que rolou

Tradicional prova de MG marca inicio de temporada com 400 inscritos


19 FEV, 2013     Guiné    



O ano de 2013 começou bem agitado para muitos praticantes de cross-country de Minas Gerais com a 18ª edição do Mountain Bike Intercity de Onça de Pitangui.

A tradicional competição contou com a presença de quase 400 participantes e abriu o calendário de competições do estado de Minas Gerais.

imagem
Parte dos 400 atletas que participaram da prova alinham para a largada


A concentração dos atletas começou as 8 da manhã e de repente a cidade já estava tomada por bicicletas e um enorme público presente. A maioria das pessoas que participaram são atletas amadores, sendo uma boa prova para se iniciar no mundo das competições.

Como as inscrições foram feitas pela internet, a secretaria do evento atendeu a todos rapidamente e a largada foi realizada às 10:20.

O percurso inicial foi planejado para 42 km e contava com muitos single tracks, estradas de terra e várias subidas, mas devido as fortes chuvas que caíram nos dias anteriores ao evento, a organização optou por retirar uma trilha muito esperada, por ser de difícil acesso em casos de acidente.

"Choveu muito durante o fim de semana da prova e optei por tirar a trilha para evitar que alguém pudesse se machucar. Então fiz um trajeto mais curto por segurança. " – disse Marcelo de Oliveira, Organizador do evento.

Com a mudança no percurso, os bikers encararam uma prova muito rápida. Foram 28km em um circuito repleto de subidas, muito barro e descidas radicais.

imagem
Final da primeira grande subida - Serra da Santa Cruz


Os atletas largaram do centro da cidade de Onça de Pitangui e seguiram para a exigente e temida Serra da Santa Cruz, que tem aproximadamente 2,8 km de subidas e uma inclinação de quase 200 metros. Isso foi só o começo da diversão!

Depois de subirem os morros da Santa Cruz, os Bikers puderam descansar um pouco nas descidas repletas de cascalho, barro e trechos acidentados até chegarem ao outro lado da serra, no povoado de Gaia.

Nos raros trechos planos, o pessoal andou em ritmo forte e a partir daí o sofrimento voltaria, já que todos foram a um desafio ainda maior - a subida da Serra dos Ferreiras. Foram cerca de 8 km de subidas até chegar ao ponto mais alto da prova!

Já descendo, em função das chuvas que caíram na noite anterior e a todo instante da prova, o trajeto acabou ficando escorregadio e muito enlameado. Somando isso e à má calibragem nos pneus, de algumas bicicletas e até pelo excesso de velocidade, cerca de 30 ciclistas caíram de uma só vez em dos pelotões no trecho mais escorregadio, mas sem nenhum ferido grave.

imagem
Tempo alternando entre sol e muita chuva!



A natureza caprichou e a cada trecho da prova havia uma condição climática diferente. Muita chuva, tempo nublado e até sol forte! Uma tradição da prova.

Campeões nas categorias de Elite

imagem
Marcelo Cândido ao lado de seu companheiro de equipe - 1o e 3o lugares na Elite


Com 1h02 min o atleta da cidade de Bom Despacho (MG) – Marcelo Cândido da Silva. Equipe LM / Pedal / Shimano venceu a prova de ponta a ponta. Marcelo impôs um ritmo muito forte e manteve a liderança sem se preocupar muito com os outros adversários.

O Segundo lugar foi para o atleta Uirá Ribeiro de Castro, da cidade de Lagoa da Prata, MG com o tempo de 1h03min. Assim como Marcelo, Uirá é um dos grandes campões do Mountain Bike de Onça de Pitangui e já obteve muitos títulos na cidade.

O terceiro lugar ficou com Gustavo Ricardo, também da cidade de Lagoa da Prata. Equipe LM / Pedal / Shimano, com o tempo de 1h04.

Já na elite feminino, repetindo o resultado do ano passado, a grande campeã foi Isabella Lacerda, de Itaúna (MG) – Equipe LM / Pedal / Shimano, com o tempo de 1h16min. Isabella andou muito forte do inicio ao fim e obteve uma boa vantagem sobre as outras competidoras.

O segundo lugar ficou com a atleta Liege Walter, da cidade de Mariana, MG - Equipe Tripp Aventura. Seguida por Erika Gramiscelli, de Belo Horizonte.

Como de costume, não faltou o tradicional churrasco após a prova.

Resultados Completos

Veja os resultados completos.

Texto: André Moisés.


Fotos (72)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 - Isabella Lacerda Mais Fotos

Comentários



Relacionados