home

XTerra Brasil Tour 2016 #3 - Ilhabela - Espanhol dá show e faz dobradinha


10 MAI, 2016     Gustavo Figueiredo    
     


Tradicional ponto de encontro para os guerreiros do XTERRA, a cidade de Ilhabela, no litoral de São Paulo, abrigou neste fim de semana a etapa mais importante do ano em território brasileiro. Desta vez, o XTERRA Brazil reuniu mais de 2500 atletas e distribuiu um total de 50 vagas - apenas participantes do XTERRA Triathlon tinham direito - para a etapa mundial do festival, marcada para o dia 23 de outubro, no Havaí. No rol das modalidades mais importantes do evento, o XTERRA Triathlon novamente correspondeu às expectativas e foi um dos pontos chaves para o sucesso do evento. Entre os atletas profissionais, destaques para o espanhol Albert Soley e a brasileira Sabrina Gobbo, vencedores da categoria pro. No módulo amador, Filipe Aragão, que compete na categoria de 30 a 34 anos, e Renata Gonçalves, de 25 a 29 anos, sagraram-se campeões de suas divisões, garantiram vaga na etapa mundial e, de quebra, conquistaram os melhores resultados entre os amadores.

imagem
Albert Soley. Foto: Thiago Lemos


Natural de Barcelona (ESP), Soley roubou a cena no sábado (7). Depois de largar às 7h da manhã para vencer a prova do XTERRA Triathlon Pro, ele ainda teve forças suficientes para retornar ao XTERRA Village na parte da noite. Para surpresa de todos os presentes no local, o espanhol também abocanhou a XTERRA Short Night Run - corrida noturna de 9km - com o ótimo tempo de 37 minutos e 36 segundos. Engana-se, no entanto, quem pensa que a medalha de ouro conquistada pelo europeu nas duas competições é surpresa. No ano passado, também em Ilhabela (SP), o experiente triatleta, que conta com diversas etapas mundiais do XTERRA em seu currículo, já havia conquistado o título da corrida noturna e ameaçado os vencedores do Triathlon Pro.

"Estou muito contente com essa duas vitórias. No ano passado tive alguns problemas durante a prova do XTERRA Triathlon, mas dessa vez deu tudo certo. Me senti muito bem durante todo os percursos e pude fazer boas provas. Adoro vir ao Brasil para competir, me sinto muito motivado. Pretendo continuar conquistando bons resultados no país e, quem sabe, retornar ainda neste ano para novas etapas", disse o espanhol, que trabalha como eletricista em seus país local e precisará conciliar sua agenda para estar no Havaí no mês de outubro.

Atual campeão no ranking XTERRA, Felipe Moletta chegou na segunda colocação. Assim como o vencedor da etapa de Ilhabela, Moletta também havia encontrado problemas para terminar o mesmo trajeto no ano passado. Na cola dos líderes, o experiente Diogo Malagon terminou a prova com o terceiro lugar. Completando o pódio das cinco primeiras colocações, Bruno Augusto e Frederico Zacharias fecharam o percurso em quarto e quinto, respectivamente.

Com torcida especial da mãe, Sabrina Gobbo supera drama familiar e vence no feminino

imagem
Sabrina Gobbo. Foto: Thiago Lemos

Figurinha carimbada nas etapas do XTERRA no Brasil, Sabrina Gobbo não deu chances para as concorrentes. Apesar de não ter tido seu melhor desempenho na água, ela conseguiu recuperar-se e abrir larga vantagem durante o percurso de mountain bike para conquistar a vitória com aproximadamente dez minutos de vantagem para a Laura Dias, segunda colocada. Mas não foi somente a superação física que marcou a atuação de Sabrina. Três semanas antes do XTERRA Brazil, em Ilhabela, ela perdeu seu pai e teve um incentivo extra de sua mãe, Dona Gladis, para seguir competindo normalmente.

"Foi incrível ter vencido essa etapa. Sei que não tive minha melhor largada, mas durante a prova fui me recuperando e acabei chegando bem. Tem sido um momento muito complicado para mim. Perdi meu pai há pouco tempo, mas meu amor pelo esporte e apoio da família me dão forças para seguir em frente. Dedico essa vitória para minha mãe que desde os primeiros momentos da prova esteve me incentivando. Acho que dei um presente de Dia das Mães antecipado para ela", emocionou-se.

Confira os resultados do Triathlon no XTERRA Brazil Tour 2016:

Triathlon Elite Masculino

Campeão - Albert Soley
2º Lugar - Felipe Moletta
3º Lugar - Diogo Malagon

Triathlon Elite Feminino

Campeã - Sabrina Gobbo
2º Lugar - Laura Mira
3º Lugar - Isabella G Ribeiro

Triathlon Amador Masculino

Campeão - Filipe Aragão
2º Lugar - Robert Silvera
3º Lugar - Carlos Felipe de La Vega

Triathlon Amador Feminino

Campeão - Renata De Castro Gonçalves
2º Lugar - Tatiane Mickosz
3º Lugar - Cybelle Sartori


Comentários



Relacionados