home

XCO Internacional Estrada Real 2018 - Itabirito - Karen Olímpio conquista primeira vitória na Elite do XCO

Palavra da campeã: como Karen Olímpio conquistou sua primeira vitória na Elite do XCO


4 SET, 2018     Gustavo Figueiredo    



A primeira vez que se conquista alguma coisa é impossível esquecer. E a tão sonhada vitória no geral da Elite do MTB XCO chegou, neste último final de semana, para atleta da Squadra Oggi Karen Olímpio. Mesmo pedalando como Sub-23, a atleta foi a mais rápida entre todas as mulheres em Minas Gerais, na etapa XCO Internacional Estrada Real de Itabirito.

Foto 69340
   Thiago Lemos

“Foram 5 voltas com um start loop maluco, onde só consegui encaixar um pouco antes de abrir a primeira volta. Na metade da primeira volta, na subida mais dura da pista, consegui assumir a frente. Assim, consegui abrir um pequeno gap em relação às meninas, e fui crescendo pra liderar até o final da prova”, explicou, esgotada, Karen Olímpio.

Para o técnico da equipe Oggi Edu Ramires, a primeira vitória da Karen na elite comprova o crescimento dela. Afinal, desde que ingressou na Sub-23 ela vem em um desempenho crescente, o que comprova o seu alto potencial enquanto atleta, competindo frente a frente com as melhores atletas do Brasil.

XCO em Itabirito

Localizada entre Ouro Preto e o antigo Curral Del Rey, a cidade que foi ponto estratégico para os tropeiros transitarem pelas montanhas das duas cidades recebeu atletas internacionais numa etapa duríssima.

Foto 69342
   Fabio Piva

Com um clima predominantemente tropical de altitude, os atletas pedalaram e se cansaram muito para superar os obstáculos, ainda mais sob o sol forte que acometia a região no final de semana. A atleta Oggi confirmou que o calor era intenso e que a pista não pegava nenhum tipo de sombra, “mas é preciso estar preparada para qualquer tipo de terreno”, disse ela.

Com a primeira medalha de ouro na categoria Elite garantida, Karen confessou, ainda, ter chegado ao seu esgotamento físico, mostrando grande superação que resultou no primeiro lugar geral da prova.

“A prova sempre gasta muito do físico e muito do psicológico. E, em Itabirito, o terreno era de pedra e terra solta, com muitas curvas, então eu tive que ficar ligada para não errar e não sofrer nenhuma queda”.

Força física em mental

A prova que exigiu muito esforço físico, especialmente pelo clima, também demandou muita inteligência emocional e psicológica dos atletas para aguentar no ápice da performance. E não foi diferente com a campeã Karen Olímpio.

Foto 69341
   Fabio Piva

“Consegui focar bem e trabalhar bastante o meu psicológico, dizendo a mim mesma que todo aquele esforço valeria a pena e que logo passaria e poderia sentar na sombra com água fresca. E foi isso que aconteceu, a prova me sugou bastante, até o esgotamento, até ficar sem ar, mas o resultado também veio, junto com um ótimo desempenho. Agradeço aos meus patrocinadores e equipe pelos melhores equipamentos”, finalizou Karen, antes do merecido descanso até a sua próxima prova.

Edu Ramires ainda lembrou que “existia a necessidade de uma experiência maior em provas internacionais, mas a Karen vem demostrando uma superação tremenda. Sabemos que sempre existe algo a melhorar, mas estando determinada e sabendo o que quer, isso sempre será o diferencial. Com paciência, claro, pois o processo é longo, agora é manter o estímulo para conquistar coisas ainda maiores!”

Presença marcada no Shimano Fest

Com apoio da Oggi e pedalando uma Agile Squadra Di2, Karen Olímpio estará presente no estande da marca, na Shimano Fest, que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de setembro. Junto com o atleta Oggi campeão brasileiro Mário Veríssimo, ela irá participar de uma tarde de autógrafos no domingo.

O evento é gratuito e aberto ao público e para todos que amam o universo ciclístico.


Comentários



Relacionados