home

Visitamos a sede do Strava na Califórnia


4 FEV, 2017     Gustavo Figuereido     11    



Há alguns dias tivemos a oportunidade de conhecer o quartel general da plataforma digital que mais reúne ciclistas no mundo. Como explicamos neste artigo, o Strava é um aplicativo com o qual ciclistas, corredores e outros esportistas registram suas atividades pelo telefone ou ciclocomputador, formando um ranking em tempo real.

imagem

Além do ranking, o Strava grava outros dados interessantes que podem ser úteis e motivar do entusiasta aos profissionais, além de servir como referência para que as autoridades estudem o fluxo de pessoas que vão e voltam do trabalho utilizando a bike.

Uma plataforma de tecnologia bem sucedida e com alcance mundial não poderia estar em outro lugar senão no berço da tecnologia web, a California. Local que agrega as empresas mais inovadoras do segmento, como Google, Facebook e Microsoft.

Coincidentemente, a Califórnia também é um dos estados mais "ciclisticos" dos Estados Unidos, considerado por alguns como o berço do mountain biking.

Historia do Strava

O Strava nasceu de uma ideia que Michael Horvath teve ainda eu seus tempos de estudanter: criar uma forma de incentivo para manter seus treinamentos de remo, mesmo tendo poucas competições durante o ano e poucos colegas para treinar.

Embora a ideia original tenha sido discutida pela primeira vez em 1996, foi apenas em 2005 que Horvath percebeu que a tecnologia havia avançado o suficiente para criar um aplicativo que utiliza o sinal do GPS para marcar seu tempo em um determinado trecho. Nascia assim o embrião do Strava.

imagem

De lá para cá, o aplicativo só cresceu. Só no ano passado, por exemplo, ele registrou mais de 161 milhões de pedaladas - 9.6 por segundo - descarregadas em seus servidores. Combinados, os usuários do aplicativo pedalaram um total de 5,7 bilhões de quilômetros em 2016.

Como é a sede do Strava ?

Como não poderia deixar de ser, grande parte dos funcionários vão trabalhar de bicicleta. A "garagem" até teve que ser ampliada para abrigar as bikes tops que estacionam diariamente. Além disso, outra coisa que chama bastante atenção é a quantidade de pessoas que trabalham no local. Não descobrimos a quantidade exata, mas certamente são mais de 100 funcionários.

imagem

Com números impressionantes como o pedal que deu o Ouro Olímpico postado por Greg Van Avermaet, totalizando 1.3 bilhões de "Kudos" ou a singela marca 55 bilhões de metros escalados apenas em 2016, certamente a plataforma precisa de muitas pessoas para funcionar - isso para não falar no constante desenvolvimento de melhorias.

Um detalhe muito interessante é que a empresa criou salas especiais em homenagem aos países com maior número de usuários. O Brasil ganhou sua sala, decorada com nossa bandeira estilizada, já que ocupamos a terceira posição no número de usuários. Para se ter ideia, apenas na cidade de São Paulo tivemos 1.406.871 atividades apenas no ano passado!

imagem

Futuro e Brasil

Segundo Felipe Arthur Parada, embaixador do Strava no Brasil, o aplicativo continua crescendo ao redor do mundo a uma impressionante taxa de um milhão de novos membros a cada 45 dias.

Além disso, obtivemos outros dados impressionantes, como a marca de 8 milhões de atividades realizadas por semana, com cerca de 17 milhões de visualizações no mesmo período. Além dos treinos, o Strava ainda recebe cerca de 1.8 milhões de fotos a cada 7 dias.

imagem
Pedro Cury, editor do Pedal

Além desses números, ficamos sabendo que a atual situação de crise política e econômica no Brasil deixou a direção global do Strava um pouco preocupada em investir em território nacional - o que teria atrasado algumas ações programadas para nós.

Outro dado interessante é que, diferente do que acontece em outros lugares do mundo, a utilização do Strava Premiun, versão paga do aplicativo, é bastante reduzida aqui no Brasil.

Mesmo assim, a comunidade nacional do Strava é bastante forte. Dentro do aplicativo, o grupo de brasileiros tem mais de 12 mil usuários, sendo um dos maiores do mundo.

Se você ainda não é usuário, acesse o site oficial do Strava e faça o download gratuito. Para melhorar ainda mais, participe dos grupos de ciclismo de estrada e de mountain biking do Pedal.


Comentários

  • avatar

    John Oliver   

    John Oliver   

    Eu fiz um.pedal no dia 29/02/2017, porém estou tentando entender porque até agora não foi sincronizado com a plataforma do RELIVE???
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Eduard   

    Eduard   

    É muito caro para os brasileiros pagaram, impacta significativamente no orçamento de grande parte da população.
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    FABIO   

    FABIO   

    TAMBÉM ACHO QUE DEVERIAM SEPARAR, SPEED DE MTB!
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Pedro Evandro Montini   

    Pedro Evandro Montini   

    Poderia ter a opção ida ao trabalho na escolha do tipo de atividade.
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Laércio yared   

    Laércio yared   

    Parabéns rssss
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    André   

    André   

    Existe a função Natação sim. Usada com os relógios Garmin/Polar.
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    PASIN    Taubaté - SP

    PASIN    Taubaté - SP

    Não é normal pessoas nadarem com um garmin preso na sunga, mas existem entradas manuais. :)
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Xarivan   

    Xarivan   

    Falta destiguir o que é MTB e Speed i teria o valor maior , tá sinistro esses tempos entre as duas modalidades , obrigado.
    8 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Julio   

    Julio   

    Falta natação no aplicativo para ficar perfeito.
    8 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados