home

Vídeo - iPad da UCI contra doping mecânico não funciona, acusa reportagem francesa


4 SET, 2017     Gustavo Figueiredo     1    
     


Uma reportagem do canal francês Stade 2, trabalhando com o canal de TV alemão ARD e com o jornalista italiano Marco Bonarrigo, levantou sérias dúvidas sobre os testes contra doping mecânico realizados pela UCI. Segundo o vídeo, o equipamento utilizado é ineficaz em sua função, além de não conseguir detectar rodas eletromagnéticas ou rodas com motor no eixo.

Atualmente, a UCI utiliza um iPad equipado com um aplicativo e um pequeno imã capaz de detectar objetos feitos de aço. A equipe da reportagem conseguiu acesso a dois tablets oficiais e conduziu uma série de testes com eles. No vídeo, podemos ver que o iPad é capaz de detectar um motor elétrico por baixo da fibra de carbono, mas qualquer peça feita em aço também é detectada - o que pode gerar falsos positivos.

O problema é que, no caso de um falso positivo - que pode até ser causado pelo parafuso do câmbio dianteiro - a UCI precisaria desmontar a bicicleta para averiguar a existência ou não de um motor, algo que não aconteceu nenhuma vez nos mais de 40 mil testes realizados no último um ano e meio.

Além disso, a reportagem mostra que, para detectar qualquer equipamento suspeito, é preciso passar o iPad bem devagar e próximo da bicicleta, bem diferente do que vemos acontecendo nas provas com os fiscais trabalhando de forma extremamente rápida.

Para piorar, o equipamento seria completamente ineficiente na detecção de rodas eletromagnéticas e incapaz de diferenciar entre o eixo e o motor de uma roda com sistema de propulsão instalado no cubo -
equipamento capaz de gerar 40 watts 30 minutos.

A reportagem conclui afirmando que o tablet pode até conseguir detectar um motor tradicional, mas os inúmeros falsos positivos tornam o processo ineficiente. O ideal seria a combinação de outras tecnologias para garantir um esporte limpo.

Vídeo em francês com legendas em inglês


Comentários

  • avatar

    newhouse    Embu - SP

    newhouse    Embu - SP

    Essa UCI é patética, faz o maior show com alguns casos e vista grossa com outros. O ciclismo merecia uma administração mais séria, mais apaixonada pelo esporte, não um monte de empresários engravatados.
    2 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados