home

Vídeo - Ciclista toma fechada de ônibus pela segunda vez no mesmo lugar


29 DEZ, 2016     Gustavo Figuereido     18    



Em março de 2016, mostramos um video onde o ciclista Rodrigo é fechado por um onibus, agredido por populares e ainda acusado de "estar errado" pela delegada que atendeu a ocorrencia.

Apesar de toda a repercussão negativa do caso, aparentemente nada mudou, já que um recente vídeo publicado por Rodrigo mostra ele sendo novamente fechado no mesmo lugar, a rua Cândido Benício, só que no sentido contrário.


Comentários

  • avatar

    Dabike   

    Dabike   

    O ciclista é o mais lento, logo deve ficar na direita. Não é tumultuando o trânsito que vamos ganhar o respeito dos motoristas. E esse motorista é outro idiota. Pra que fazer aquilo???!!!
    10 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Black   

    Black   

    RodrigoEveresting muito boa e bem fundamentada a tua argumentação.
    Mas nesse caso, faltou o bom senso do mais frágil: o ciclista.
    Depois que morre, a família não sofre só no funeral.... Mas por toda a vida.

    10 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    RodrigoEveresting    Rio de Janeiro - RJ

    RodrigoEveresting    Rio de Janeiro - RJ

    Ando pela esquerda em alguns trechos do meu percurso por diversos motivos: Fechadas constantes de ônibus do lado direito devido aos pontos de parada, diversas entradas de garagens, ruas e buracos do lado direito, maior chance de escapar de um assalto (Caso o ladrão queira te derrubar ele terá que atravessar as pistas, ou seja, você ganha tempo para reagir), evitar outros ciclistas que insistem em andar na contra-mão, enfim…

    Sobre a faixa da esquerda ;)

    Art 29 – Diz que veículos lentos devem andar pela direita

    Art 58 – Permite a bicicleta andar nos BORDOS DAS PISTAS (Esquerda ou direita) quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento

    Art 198 – Diz que é proibido Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado

    Art 219 – Diz que a velocidade mínima na esquerda é a metade da máxima

    Reunindo esses artigos: Bicicleta pode sim andar pelo bordo esquerdo da pista de rolamento (Art.58) desde que mantenha velocidade superior a metade da máxima da via (Art.29 e Art.219), porém deve dar passagem aos veículos que desejam ultrapassar após sinalizarem a intenção (Art.198)*

    O condutor deve indicar o seu propósito de ultrapassagem piscando os faróis (artigo 40, inciso II e III) e fora das áreas urbanas, com o uso da buzina, desde que em toque breve (artigo 41, inciso II).

    10 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Agnaldo   

    Agnaldo   

    Cara loco podia ter morrido
    Eu nao ando meio da rua ..
    Mundo de hoje e suicida as pessoas não respeita niguem nem sua própria vida ....
    Não por que eu tô mo meu direito que eu vou fazer Oque quiser...


    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Sergio Luiz capodaglio volasco   

    Sergio Luiz capodaglio volasco   

    Este é o nível da maioria destes motoristas ignorantes, embora existão exceções.

    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    LucianoBsB    Taguatinga - DF

    LucianoBsB    Taguatinga - DF

    A questão não é somente de legislação de trânsito.
    De fato, em regra, o ciclista deveria pedalar pela direita, assim como veículos lentos, como o ônibus também, mas o ônibus estava efetuando uma ultrapassagem/passagem por veículos parados na direita (tinha um amarelo, talvez taxi), por isso o tráfego pela esquerda. Não estou dizendo aqui que a forma como ele andou pela esquerda (quase atropelando o ciclista), estava correta. Tem que se considerar que a faixa da direita onde geralmente é o acostamento acumula muita sujeira e detritos e ele estava pedalando uma bicicleta de estrada, provavelmente por falta de espaço próprio para treinos, que possui pneus finos que furam com facilidade, o que explicaria o fato do ciclista trafegar na faixa esquerda.
    Mas faltou bom senso e técnica de direção defensiva de todos. Do motorista, em maior grau, porque estava na direção de veículo pesado, não respeitou a distância mínima ou o momento certo para fazer a passagem pela bicicleta, e em caso de acidente, muito provavelmente causaria graves danos ou até mesmo a morte do ciclista. Do ciclista também, que sabedor das condições da via (faixa de trânsito mais rápido e fechado em que trafegam ônibus e demais veículos pesados que em regra não respeitam as normas), se arriscou a pegar a via.
    É fato indiscutível que o ciclista tem o direito a ocupar a via tanto quanto os demais motoristas com seus carros. Mas é de se considerar também que o exercício dos direitos de circulação, principalmente em países como o Brasil, onde as pessoas nem mesmo sabem que eles existem, e quando sabem não se importam em desrespeitá-los e até mesmo saem às vias de fato com quem procura defender seus direitos (como ocorreu no caso do vídeo), O melhor seria, primeiro evitar trafegar em vias nessas condições, segundo, em caso de violações como essas, jamais tentar discutir com o motorista que, invariavelmente não vai se importar em estar errado, vai tentar se impor na discussão não pela razão, mas pela força.
    O lado mais fraco nessa relação é sempre o ciclista e, com razão ou sem, em caso de acidente, ele sempre vai levar a pior, com prejuízos financeiros, aborrecimentos, graves lesões, ou até mesmo a morte. Discutir com o motorista também não seria uma opção porque ele poderia se envolver em uma rixa e acabar morrendo e não teria nem mesmo o apoio dos órgãos de segurança, como se demonstrou na outra ocorrência filmada no vídeo passado. Sinceramente não acho que seja a melhor maneira de exercer direitos. Existem formas mais eficientes e inteligentes de exercê-los. O veículo foi filmado, número do itinerário, placa e horário foram registrados. Reclamação na empresa, na secretaria de transportes e em casos piores, na polícia seriam os melhores caminhos. Muito barulho desnecessário. Casos como estes, apesar de em grande parte o ciclista estar com a razão, não me fazem apoiá-lo completamente. De nada adianta um mártir para a família que ficou sem o ente querido e nem mesmo a sociedade valoriza tais atos.

    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Thiago   

    Thiago   

    Ciclista. Motociclista. Carroceiro. Ambulante. Independente de quem seja ou o que seja...o primeiro ponto e ter amor pela vida !!! É isso que está faltando entre as pessoas !!
    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Douglas   

    Douglas   

    Galera, nas vias de pista dupla o ciclista pode pedalar em ambas as bordas (plural!) da pista, desde que no mesmo sentido de direção, portanto à direita ou esquerda (Art. 58 CTB).

    Ah, mas o Art. 29 do CTB também fala que veículos lentos devem andar na faixa da direita. Sim, fala de uma maneira geral; no entanto, qualquer especificidade (Art. 58) sobrepõe-se às generalidades (Art. 29).

    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Hugobh77    Santa Luzia - MG

    Hugobh77    Santa Luzia - MG

    Falta prudência do ciclista, como já foi dito ele estava na esquerda e em velocidade inferior a do ônibus, ele até parece que diminui o ritmo quando o ônibus se aproxima. Se ele não quisesse ser fechado ele teria que ficar no meio da pista e sinalizar que iria para a direita. No trânsito a melhor forma de saber se você está certo ou errado e vivenciar todos os tipos de condição de direção. Tem ciclista que nunca dirigiu carro, veiculo de grande porte ou pilotou motocicleta e vice versa. Eu como motorista de veículo de pequeno porte( trabalhei viajando e rodando muito em varias cidades de MG e alguns outros estados) e ciclista conheço os dois lados e vivencio os dois. Sempre que posso protejo o bom ciclista que trafega pela direita, quando estou dirigindo. E pedalando já fui fechado por um carro em cruzamento que tinha parada obrigatória para o mesmo. Obs: O carro estava com transbike carregado e o motorista estava indo pedalar no mesmo local que eu, na Pampulha. O bom que que pude parar ao lado dele no sinal à frente e pergunta - lo: Que ciclista é você? O babaca nem se dignou a olhar. Tem gente ruim pra todo lado.
    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Gustavo    

    Gustavo    

    O motorista fala para ele que tem ciclovia, procede?
    Pela lei ele tem que ir na ciclovia, mas uma infração de trânsito não é um crime.
    Tentativa de assassinato é.
    Não é por que ele está errado que deva ser punido com uma tentative de agressão.

    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Diogo   

    Diogo   

    Marcos, você está equivocado.

    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Black   

    Black   

    O ciclista tá errado andando na faixa da esquerda, numa via de 2 faixas de rolamento.
    Tem que andar a direita e os veículos maiores respeitarem a distância lateral de 1,5m.
    Até porque não se faz ultrapassagem pela direita e, a faixa da esquerda é para os veículos mais rápidos.

    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    gustavo   

    gustavo   

    ia descer do ônibus tomando porrada!!!!
    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Sidnei   

    Sidnei   

    Mas CICLISTA não tem que andar pela DIREITA?!
    Mudou a lei?!
    Sou ciclista, mas o que tem de ciclista chato querendo se fazer de coitadinho, querendo impor o que pensa nesse trânsito animal que temos nesse país não tá escrito!!!
    Já sabe que está se arriscando e mesmo assim ainda quer dar uma de valentão, então vai trouxa, quando os seus familiares tiverem que juntar seus restos espalhados pelo asfalto você aprende!

    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Lucas   

    Lucas   

    Dois errados na situação: 1 - Motorista imprudente, 2 - Ciclista pedalando na esquerda.
    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Francisck   

    Francisck   

    Fico indignado com esse ato agressivo do motorista do ônibus mas infelizmente não é exceção mas sim uma regra ofensas ao ciclista
    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Marcos   

    Marcos   

    Ele tem que andar pela direita!
    11 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados