MENU

Vídeo - Arofly promete medir potência no bico da câmara do pneu

Com o diâmetro de 2cm e pesando apenas 10g, o Arofly é um gadget que promete fazer algo que parecem impossível: medir potência, velocidade e cadência simplesmente ficando preso ao bico da câmara de ar do pneu da sua bicicleta.

imagem

Segundo o fabricante, o aparelho custa apenas US$129,00 e conecta-se com Smartphones via Bluetooth. Na tala do aparelho, um aplicativo próprio trata de mostrar as informações sobre a pedalada.

Obviamente, a pergunta que não quer calara é "como isso funciona"? E a resposta é bem simples: não temos a menor ideia! Segundo uma nota da TBS Group Corporation, fabricante taiwanês, o aparelho utiliza um tubo de pitot - equipamento que mede velocidade de aviões - para medir a pressão e o fluxo do ar dentro do pneu, estimando assim os dados acima citados.

imagem

Certamente, trata-se de uma informação bem rarefeita e a única forma de ter certeza se o equipamento funciona é aguardar os testes começarem a aparecer. Se o Arofly realmente funcionar, será o medidor de potência mais barato do mercado, já que os modelos com medição direta mais em conta atualmente custam cerca de US$500,00.

.


Conteúdo Relacionado

Comentários

Ele provavelmente faz uma medida inferencial. Quando pedalamos uma força é aplicada para baixo e ocorre uma deformação na câmara e consequentemente um deslocamento de ar dentro dela, nesse deslocamento aumenta a pressão nas extremidades da câmara incluindo o bico dela, com essa diferença de pressão é possível calcular a potência da pedalada.