home

Velo-city 2018 - Rio de Janeiro recebe um dos maiores eventos de mobilidade do mundo


30 NOV, 2017     Gustavo Figuereido    



Um dos maiores eventos de mobilidade urbana e bicicleta do planeta vai circular pelas ruas do Rio em 2018. O Velo-city acontece no Píer Mauá de 12 a 15 de junho de 2018 com o intuito de estimular o uso da bicicleta no dia a dia da cidade. A conferência conta com extensa programação e participação de prefeitos de cidades que já sediaram o evento entre elas: Paris, Copenhague, Amsterdã, Bruxelas e Dublin - cidade que receberá a Velo-city em 2019.

Foto 66066

Organizado pela Federação Européia de Ciclismo (ECF – European Cycling Federation) e a Prefeitura do Rio, a Velo-city é uma conferência global (Global Cycling Summit) sobre mobilidade e uma referência mundial na discussão e formulação de políticas de ciclismo urbano. A edição de 2018 acontecerá de 12 a 15 de junho.

"Depois de realizar a Velo-city na Europa, América do Norte, Austrália e Ásia, o Conselho da ECF tomou uma decisão unânime de promover uma edição sul-americana da Velo-city: e o Rio foi a escolha mais evidente", afirma o presidente da ECF, Manfred Neun.

Uma das responsáveis pelas negociações para trazer o evento para a cidade foi a Associação Transporte Ativo, uma Organização da Sociedade Civil preocupada com a melhoria de qualidade de vida através da utilização de meios de transporte à propulsão humana nos sistemas de trânsito.

“Em 2007 quando fomos pela primeira vez em uma Velo-City, pensamos: temos que levar esse evento com todas essas informações pro Brasil, América Latina. E desde então iniciamos dialogo com a ECF organizadora do evento e a prefeitura do Rio de Janeiro. Lançamos a ideia na edição de 2010 em Copenhagem, num encontro entre Transporte Ativo (TA), a Prefeitura do Rio e Ministério das Cidades e ambos adoraram. Desde então se iniciaram os procedimentos para a realização. Persistimos e em 2018 finalmente teremos a edição carioca”, conta Zé Lobo, diretor da TA.

A conferência se tornou global a partir de 2010 e passou a ser anual, anos impares na Europa e anos pares em outros continentes, sempre em cidades que promovem o uso da bicicleta como meio de transporte e recreação. São cerca de 4 dias em que técnicos e políticos da administração, empresários e membros da sociedade civil vindos do mundo todo se reúnem para discutir temas como: infraestrutura para bicicleta, negócios, logística, segurança, lazer, saúde, cultura e inclusão.

Mais informações no site do Velo-city Rio de Janeiro 2018.


Comentários



Relacionados