home

Vazam dados médicos sigilosos de Cancellara, Schurter e outros

Grupo de hackers que vazou dados de Froome e Wiggins agora expões medicamentas usados por vários outras ciclistas


23 SET, 2016     Gustavo Figueiredo    
     


Depois de causar um verdadeiro alvoroço ao vazar dados médicos sigilosos de Chris Froome e Bradley Wigggins, o grupo de hackers russos chamado Fancy Bears liberou hoje o nome de mais alguns atletas que fizeram uso de TUEs (therapeutic use exemption), autorizações especiais para uso médico de substâncias normalmente proibidas.

imagem

Dentre os nomes, temos Fabian Cancellara Nino Schurter, Jakob Fuglsang, Catharine Pendrel e Stephen Cummings. Em sua maioria, os medicamentos são indicados para asma e outros problemas respiratórios, com exceção de Pendrel, que tomou remédios para dor depois de uma cirurgia.

Fabian Cancellara

Spartacus, o grande passista suíço, possui duas TUEs, uma de agosto de 2011, pouco antes da Vuelta, e outra em maio e 2013, antes do Tour da Bélgica. Em ambos os casos, o ciclista foi medicado depois de pesadas reações alérgicas decorrentes de picadas de abelha.

imagem

Para comprovar a história, a Trek-Segafredo, equipe de Cancellara, apresentou algumas fotas que foram acompanhadas de um nota para a imprensa, afirmando que o atleta sequer foi medicado pelos médicos da equipe e sim por equipes médicas de emergência.

Jakob Fuglsang

Segundo o vazamento, Fuglsang teria tomado Triamcinalona, um medicamente super potente também consumido por Wiggins em diversas ocasiões. O formulário é o mais antigo e não traz quase nenhuma informação - nem ao menos a data foi informada. Porém, o próprio ciclista confirmou ter feito um tratamento com o medicamento em 2008, quando ainda corria de MTB.

Stephen Cummings


Em 2008, o atleta consumiu Salbutamol, um medicamento indicado para o tratamento da asma.

Catharine Pendrel

Em abril deste ano, a atleta consumiu Remifentanil, um analgésico opiáceo depois de realizar uma cirurgia no dedão.

Nino Schurter

Ao todo, o atleta tem três TUEs, A primeira data de junho de 2009 e autorizava o uso de budesonida e formoterol, ambos indicados para evitar ataques de asma. Pouco depois, no dia 24 de julho do mesmo ano, Nino consumiu novamente o formoterol, Em maio de 2014, o atual campeão mundial fez um tratamento contra asma com ciclesonida.


Comentários



Relacionados