home

UCI pode investigar Cancellara por doping mecânico


10 NOV, 2017     Gustavo Figuereido     6    



Uma acusação feita pelo ex-ciclista profissional Phil Gaimon em sua nova autobiografia reascenderam as acusações de uso de doping motorizado por Fabian Cancelarra. No livro batizado de Draft Animals, o ciclista norte americano que pendurou as chuteiras em 2016 acusa o suíço de realizar "acelerações pouco naturais" e "Pedalara tentando acompanhar os pedais".

Foto 65809

"Alguns ex-colegas de equipe afirmaram que em algumas provas Cancellara tinha seu próprio mecânico e sua bicicleta era mantida separada de todas as outras - e ele ganhou de vários dopados convictos. O desgraçado devia ter um motor", afirmou.

Depois das acusações, a UCI confirmou que, com novas informações, é possível que Cancellara, que se aposentou no fim de 2016, seja investigado por doping motorizado. "Não podemos descartar uma investigação se novos elementos chegarem até nós", afirmou David Lappartient, novo presidente da UCI.

As acusaões contra Cancellara ganharam força em 2010, quando o ciclista acelerou de forma espetacular no Muur van Geraardsbergen para despachar Tom Boonen e vencer o Tour de Flanders. Uma semana depois, o suíço também levou a Paris-Roubaix..

"Precisamos saber exatamente o que está por trás disso. Eu ouvi os rumores como todo mundo e só quero saber exatamente o que aconteceu. Então vamos investigar, este é nosso trabalho. Espero que isso nunca tenha acontecido no ciclismo. Se aconteceu, seria um desastre para a imagem do esporte", finalizou o francês Lappartient.


.



Comentários

  • avatar

    newhouse    Embu - SP

    newhouse    Embu - SP

    Bom, primeiro que o estilo do Cancelara sempre foi esse, o cara atava sentado igual um trator, mesmo nas provas onde ele quebrava a cara, sempre dava pra ver ele puxando forte numa pedalada bruta. Se vc analisar, tudo no esporte é possível, talvez ele tenha usado um motor mesmo, porem olhando o histórico do atleta, a polemica na época, acho polco provável que passasse batido dessa forma. O ciclismo é um esporte manchado, sim ele é, mas também é o esporte que mais testa seus atletas no doping, acredito que se outros esportes tivessem a mesma postura seria tão igual ou pior. Agora, num dá pra ficar levantando a bandeira toda vez que alguém chegar e dizer O desgraçado DEVERIA ter um motor, tá faltando seriedade ai.
    4 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    rogeriomz    Florianópolis - SC

    rogeriomz    Florianópolis - SC

    Pessoal, generalizar ou culpar o cara sem provas, isso não dá mais. O mundo já passou dessa fase. Embora algumas vitórias do Cancelara realmente tenham sido estranhas (assisti algumas e assisti também só os trechos polêmicos no Youtube). Que são estranhas aquelas aceleradas, isso são, mas não vai ter o que fazer se não houverem provas. Esse outro ciclista desconhecido escreveu isso para trazer uma polêmica antiga e vender mais livros. Pode ser verdade? Acredito que possa, mas sem provas é o mesmo que fofoca de comadre.
    5 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Tibério César   

    Tibério César   

    Se o Cancellara se dopa(va), realmente não sei, mas que a bike dele foi desmontada várias vezes depois de provas teve bom resultado ou venceu, isso foi. Fato é ele vencia, desmontavam a bike, escaneavam e não encontraram nada.
    5 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Fredmh    Belo Horizonte - MG

    Fredmh    Belo Horizonte - MG

    Um ciclista profissional sem expressão, escreve um livro, dá uma opinião sobre um fato e o presidente da UCI fala que vai investigar... quando os fatos ocorreram em 2010 não investigaram?o assunto foi muito polêmico na época! Em 2013 o Cancellara deixou todos para trás do mesmo jeito no Tour de Flanders...Sagan foi junto mas ficou p trás na próxima subida, semelhante ao Boonen em 2010, estava usando motor também?rs
    6 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    Fabio    São Paulo - SP

    Fabio    São Paulo - SP

    Nessa altura do acontecimento, só se tiverem provas testemunhais de quem instalou o motor.
    7 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    MudManDH   

    MudManDH   

    Ciclismo de estrada é lindo e deve ser emocionante pra quem gosta mas depois do caso do Lance Armstrong acho que perdeu totalmente a graça. Já ficou óbvio que só se vence com doping do atleta ou mecânico. Já ficou mais do que óbvio o mal caráter dos empresários e chefes de equipe obrigando atletas a se doparem é desenvolvendo novos tipo de doping indetectaveis. Tudo bem tem doping em vários esportes mas o ciclismo de estrada é o que tem o filme mais queimado pelo doping.
    7 dias atrás - Denunciar




  • Relacionados