home

UCI pode desclassificar Lopez do Giro por agressão contra torcedor

Atleta deu socos e chutes em espectador depois de ser derrubado em momento decisivo do Giro


6 JUN, 2019     Gustavo Figueiredo     8    
     


Segundo o jornal italiano Corriere dello Sport, o caso envolvendo Miguel Ángel López (Astana) e um torcedor ainda pode gerar uma pena de suspensão ou multa para o atleta aplicada pela UCI. Segundo a entidade máxima do ciclismo, o fato da organização da prova não ter punido Lopez de nenhuma maneira pode acabar abrindo precedentes para casos futuros.

Segundo o regulamento da UCI, a pena por agredir um torcedor varia entre 500 a 2000 Francos Suíços, dedução entre 10 e 100 pontos no ranking e a eliminação ou desclassificação da corrida.

Foto 72309
   Eurosport / Reprodução

O incidente aconteceu na 20ª etapa do Giro d'Itália, justamente quando Lopez lutava por mais pontos na camisa branca e talvez pela vitória da etapa. Apesar do vídeo não mostrar exatamente o que aconteceu, sabe-se que o torcedor derrubou o ciclista ao trombar com outro espectador enquanto corria ao lado do atleta. Na ocasião, a organização da prova preferiu não punir Lopez, afirmando que sua reação teria sido "Humana".

"Os torcedores têm de ter mais respeito. Peço desculpa pelo que aconteceu, é pura adrenalina, especialmente na etapa de subida, algo que é difícil de controlar. Lamento imenso pela má segurança da prova e é uma pena ter perdido as minhas chances por causa desta situação", disse Angel Lopez




Giuseppe Martinelli, diretor da Astana, chegou a afirmar que seu atleta deveria ter "punido" ainda mais o torcedor, afirmando que Lopez errou em sua agressão, mas só porque isso fez com que ele perdesse mais tempo do que o necessário.

"Ele deveria ter pulado na bike, já que ele ainda poderia ter vencido a etapa. Ficou discutindo com o cara e perdeu 30 segundos. O erro foi esse! Está claro que algo precisa ser feito para proteger os ciclistas. O que? Eu não sei. Mas algo precisa ser feito", finalizou.


Comentários

  • avatar

    Marcos   

    Marcos   

    O complicado é que esse tipo de problema vem se repetindo, as pessoas não entendem que ele tem de correr ao lado dos atletas, não na frente deles. A organização precisar incentivar as pessoas a respeitar o atleta, são 21 dias de trabalho jogados fora por conta de 1 único torcedor, qualquer um perde a cabeça.
    5 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Wanderley   

    Wanderley   

    Torcedor ta errado tinha de levar umas porradas mesmo, apanhou pouco, era um lugar tranquilo se fosse no pico das montanhas onde a concentraçào de torcedores é grande ainda ia

    5 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Fábio Hering   

    Fábio Hering   

    É curioso como o ciclismo tem sido tomado por uma cultura ostensiva e violenta. Tenho visto vários comentários infelizes sobre esse episódio! Um atleta que preza por sua imagem pública não pode agredir alguém na beira da estrada, independentemente da situação em que isso ocorreu. Ponto. O atleta errou: é a primeira coisa a ser reconhecida. Depois podemos discutir o resto!
    5 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Paulo   

    Paulo   

    Que raiva... porque tinha um idiota na pista...
    5 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Rogerio   

    Rogerio   

    Lembra daquela olimpíada que um maluco agarrou o brasileiro que liderava a maratona? Tem doido pra tudo
    5 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Marcus Vinícius Fragoso   

    Marcus Vinícius Fragoso   

    Não é apenas no Brasil, que está na moda o poste mijar no cachorro. Aquele torcedor imbecil apanhou foi pouco!! Merecia muito mais! O atleta se prepara duranto o ano inteiro...tem chances até de vencer a etapa...daí, vem um bunda-mole qualquer, um crianção bobão...e o derruba! Estava certo, o ciclista!
    5 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Xico Aniceto   

    Xico Aniceto   

    Punir o espectador isso sim, o ciclista devia era dar-lhe mais...

    5 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Kamikaze_Zero    São Paulo - SP

    Kamikaze_Zero    São Paulo - SP

    Palhaçada, o cara derruba, tira as chances de vitória e ainda expulsam o atleta. Parece que não é só no Brasil que o poste tá mijando no cachorro
    5 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados