MENU

UCI libera uso de freios a disco em competições de estrada

Depois de três anos de testes e algumas controvérsias, a UCI liberou o uso de bicicletas equipadas com freios a disco em competições de ciclismo de estrada. Durante o período de testes, algumas alterações como capas protetoras foram sugeridas mas descartadas. Já outras, como o arredondamento das bordas vieram para ficar.

Foto 68461

Segundo uma nota para a imprensa publicada pela entidade máxima do esporte, a liberação do equipamento veio depois de cuidadosas discussões e chega com a concordância de representantes de equipes, ciclistas, mecânicos, comissários e da indústria da bicicleta.

Em 2017, Marcel Kittel tornou-se o primeiro ciclista a vencer uma competição profissional de ciclismo com uma bicicleta equipada com freios a disco - fato que repetiu-se algumas vezes desde então.

Durante o período de testes, muitas questões foram levantadas sobre o uso dos discos, com alguns ciclistas acreditando que eles são capazes de causar cortes. Preocupações sobre as diferenças nas distâncias de frenagem também foram levantadas. Outras dificuldades da implementação seriam as trocas mais lentas em caso de furos e a ausência de equipamentos compatíveis nos veículos de suporte neutro.

Na sua opinião, os freios a disco pertencem ao pelotão profissional?


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.