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UCI considera eliminar limite de peso de 6,8kg

No ano 2000, preocupada com a velocidade que bicicletas e componentes ficavam mais e mais leves com a introdução da fibra de carbono, a UCI impôs um limite de peso de 6,8kg para as bicicletas que participam de suas provas. Porém, mais de 15 anos depois, esta regra perdeu completamente o sentido, já que o aprimoramento da tecnologia permitiu que essa marca tenha sido superada por muitos fabricantes com uma boa margem de segurança.

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Trek Emonda SLR 10 com seus parcos 4.65kg


Hoje, vivemos um época em que as equipes tem que adicionar peso deliberadamente eu suas bikes para que elas atinjam o peso mínimo, e que ciclistas amadores podem ter uma bike mais leve do que a do vencedor do Tour de France. Por isso, a UCI finalmente admite que pensa em revisar a regra. "O limite de peso está em nossa mira", diz Mark Barfield, gerente técnico da UCI.

"Nós sabemos que ela representa o passado e é nosso desejo muda-la, primeiro por ser uma relíquia do antiga e segundo que ela não faz nenhum sentido perante seu objetivo inicial. Hoje em dia, 6.8kg não fazem uma bicicleta segura, 10kg não faz uma bike segura e nem 5kg fazem uma insegura" continuou Barfield..

Ao lado da indústria

Barfield afirma que, assim como foi o caso dos freios a disco, ele está trabalhando ao lado da indústria do ciclismo. Segundo ele, não só os fabricantes estão interessados na mudança, mas também as equipes e os próprios atletas e organizadores.

"Para alguns fabricantes é positivo. Eles acreditam que podem construir bikes aero, com grupos eletrônicos ou seja lá o que for e ainda assim manter abaixo de 6.8kg. A mudança vai acontecer, mas não da noite para o dia e não sem levar a indústria junto".

Todavia, Mark Barfield afirma que a segurança do ciclista está ainda em primeiro lugar. Segundo ele, qualquer acidente causado por um quadro ou componente que apresentou defeito devido a redução exagerada de peso será um grande tiro no pé de qualquer fabricante.


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