MENU

TSW Racing Team apresenta os atletas para a temporada 2020

Novo time de MTB da TSW Bike chega forte para frequentar os pódios das principais competições

     

A TSW Bike, uma das principais marcas de bicicletas de montanha do Brasil, apresentou aos amantes do ciclismo a nova composição do TSW Racing Team para 2020. Com uma equipe que concilia o ímpeto da juventude com o equilíbrio dos mais experientes, essa temporada promete muitas emoções e conquistas. Confira as informações sobre nossos competidores e o calendário de provas:

Sobre o TSW Racing Team

A equipe de MTB da TSW Bike surgiu em 2012, quando o Grupo JPP, detentor da marca, decidiu agregar o seu crescimento no mercado à necessidade de valorização do ciclismo no Brasil. O supervisor de vendas do Grupo JPP João Pedro Van Der Maas fez parte da história desse time. Ele esteve na equipe quando ela dava suas primeiras pedaladas, e destaca que o esporte é um incentivo não só ao crescimento pessoal do atleta, mas também econômico para os lojistas.

Foto 74193
    TSW / Divulgação

“O Brasil, de certa forma, ainda é um país carente no incentivo ao esporte, principalmente no mountain bike. Os atletas escolhidos por nós não deixam de ser influenciadores em suas regiões. Cada atleta que a gente abraça, que a gente dá uma estrutura, um apoio, ele acaba incentivando vários outros ciclistas a ingressarem no esporte. É um incentivo ao mercado.”

De fato, todo esse apoio tornou-se mútuo e rendeu bons frutos no decorrer dos anos. Como explicou João Pedro, a dedicação ao desenvolvimento do ciclismo por meio de produtos de qualidade e a performance de bons atletas resultou em uma rápida evolução do MTB.

“De lá para cá a gente viu uma mudança no cenário. As equipes evoluíram muito no sentido de dar mais estrutura para os atletas e o esporte também evoluiu ao ponto de exigir esse tipo de estrutura. Os equipamentos mudaram muito. A gente viu bike que antes tinha 27 velocidades e hoje todos, basicamente, usam 12 velocidades com uma coroa só, por exemplo. Todos os produtos evoluem com uma velocidade muito grande.”

Em 2020, as promessas são de conquistas ainda maiores com a nova equipe apresentada em janeiro. Com as forças renovadas e muito entusiasmo, o time já se encontra em clima de competição. Eles conheceram os modelos hardtail e full que os acompanharão em seus desafios pelas principais competições do ciclismo brasileiro e ficaram muito satisfeitos. Este ano promete!

Então vamos à apresentação do nosso bonde para você que ainda não conhece!
Continua com a gente o atleta Wolfgang Olsen e, agora, o TSW Racing Team vai contar com o potencial de dois novos integrantes: Cristian Lazzari e Hercília Najara.

Cristian Lazzari

O jovem de 20 anos é natural de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Apaixonado pela bike desde criança, Cristian sempre se reunia com os amigos depois da escola para pedalar e gostava dos locais que tinham algum tipo obstáculo (escadas, relevos e outros desafios). Desde então descobriu seu amor pela aventura e, na medida em que foi crescendo, buscou evoluir como ciclista e se superar a cada distância percorrida com o passar dos anos.

Foto 74194
    TSW / Divulgação

Nos treinos, Cristian tem preferência pelas trilhas no entorno da cidade onde mora. Hoje ele é tricampeão gaúcho de mountain bike e possui duas medalhas de bronze do Campeonato Brasileiro – uma na categoria Junior e a outra na sub-23. Atualmente, o atleta dedica-se somente ao pedal e ao preparo físico para as competições.

Como todo jovem que tem garra, Cristian sonha grande: quer ser campeão brasileiro e chegar à conquista de um campeonato mundial. Mas seus sonhos não se restringem ao ciclismo: o atleta valoriza muito os laços de afeto e deseja formar uma família. A bike, para ele, é bem mais que um esporte. “Acredito muito [no ciclismo] pelas amizades que você constrói, pelos lugares que você conhece. Esses pontos são os mais importantes. E a realização de a gente estar fazendo o que ama, que é viver da bike, do esporte. Isso não tem preço”.

Hercília Najara

Hercília Najara Ferreira de Souza tem 31 anos e nasceu em Campos Sales, no Ceará, mas mudou-se para Belo Horizonte com a família aos 7 anos. O ciclismo entrou em sua vida em 2012, a princípio, apenas como lazer. Em 2013, a bike passou a ser o meio de transporte para a universidade onde estudava. E foi nesse mesmo ano que ela decidiu aventurar-se e conhecer novos lugares pedalando.
Hercília pratica circuitos XCO e curte treinar nas proximidades da Lagoa da Pampulha e na região metropolitana de BH, em roteiros como Sabará, Nova Lima (Retiro das Pedras e Alphaville), Confins e Itabirito.

Foto 74195
    TSW / Divulgação

“Pedalar me inseriu em um contexto social amplo: descobri um hobby; fiz novos amigos; descobri a natureza em sua essência; fiz da bicicleta um estilo de vida, utilizei-a nos deslocamentos urbanos; visitei cidades; explorei cachoeiras; me desafiei, me superei; 'venci' e perdi (no sentido literal e figurado); enfim, me apaixonei”.

A disposição da atleta não se dá só nos pedais. Além do tempo destinado aos treinos e às competições, Hercília é enfermeira e professora em duas instituições de ensino superior da capital mineira, e ainda encontra fôlego para fazer um doutorado em enfermagem – que está em fase de conclusão.

Hercília colecionou títulos na categoria sub-30, nas temporadas 2016/2017, e, desde 2018, decidiu aventurar-se na elite feminina. E essa ousadia tem dado muito certo. Ela tem obtido excelentes resultados no cenário nacional, tendo como destaques a 3ª posição no ranking nacional e a 5ª no brasileiro de XCO em 2019. Ela conta que seu sonho é poder ver-se sempre evoluindo como atleta e pessoa, pois considera os títulos uma consequência dessa evolução.

“Ser atleta é viver uma eterna renúncia. Controlar alimentação; saber dosar os excessos; ter tempo para treinar e descansar; respeitar os limites do corpo; saber cuidar do corpo físico e mental; adaptar-se à dor. Esses são aspectos que fazem parte do dia a dia de todo atleta. Mas tudo tem um propósito, um valor. No meu caso, viver uma vida que, para muitos, é extremamente regrada para mim é uma oportunidade de evolução. Simplesmente uma experiência recompensadora”.


Wolfgang Soares Olsen

Veterano na equipe, Wolf, como é chamado entre os integrantes do time, segue para dar ainda mais confiança ao TSW Racing Team em 2020. Ele tem 27 anos e é natural de Petrópolis, na região serrana do Rio. Apaixonado bela bike desde os dois anos de idade, sempre foi um aventureiro. O atleta ama praticar seus treinos nas trilhas de sua cidade natal e conta que se orgulha muito em dizer que sua vida foi construída dentro do esporte. Além do ciclismo, ele dedica-se à faculdade de educação física, é casado e também pai. Wolfgang conquistou a medalha de bronze na categoria elite de uma disputa nacional e venceu duas vezes a categoria America Man da Ultramaratona Brasil Ride.

Foto 74199
    TSW / Divulgação

Dentre os principais sonhos do atleta está o de ser campeão nacional e contribuir sempre para o crescimento do esporte, além de ter seu nome lembrado na história do ciclismo. Wolf faz questão de salientar que as conquistas muitas vezes exigem renúncia. Ele conta que precisou abrir mão de muitos aspectos da vida de um jovem comum para treinar e dedicar-se às competições. Desde a alimentação bem regrada até a venda de bens que eram muito preciosos para ele, a busca por recursos para viajar e participar das competições foi uma verdadeira jornada de sacrifícios. Mas o atleta garante não se arrepender de nenhuma de suas renúncias.

“Tudo feito com total comprometimento e entrega, sem olhar para trás. Pela adrenalina que o mountain bike proporciona, pela superação de ir a locais distantes e pouco acessíveis, pela superação em fazer um percurso cada vez mais rápido, pela liberdade de ir onde quero e aonde gosto e pelas pessoas e lugares que conheci pedalando!”.

O TSW Racing Team conta com um suporte valioso

Além dos competidores de peso, o TSW Racing Team conta com uma equipe ímpar, que garante a segurança e a eficiência no preparo dos atletas e no cuidado com as bikes para as competições. Saiba quem são as pessoas fundamentais para essa equipe girar em alta performance:

Foto 74198
    TSW / Divulgação

Renato Marinho | Manager

Renato começou a aventurar-se nas trilhas em meados do ano 2000, e o surgimento da paixão pela bike foi inevitável. Em 2003 ele decidiu que iria dedicar sua vida ao esporte e ingressou na faculdade de educação física com o intuito de voltar sua formação profissional a uma área que o mantivesse dentro deste universo. Ele está envolvido com o TSW Racing Team desde o começo de toda a trajetória do time. Em 2019 assumiu a posição de manager da equipe.

No decorrer de toda sua vida acadêmica, Renato buscou levar o assunto ciclismo para o ambiente universitário por meio de estudos, apresentando, em suas pesquisas, temas sempre relacionados ao esporte e suas possibilidades de aprimoramento, dando destaque aos amantes dos pedais.

“Eu venho do esporte como praticante, e hoje estar trabalhando à frente da equipe é top demais! É como se nem fosse um trabalho, é muito gratificante. Todo esse investimento em tempo, estudo, faculdade... É muito bacana ver como isso tudo está surtindo efeito. No ano passado eu fiz dois cursos para me qualificar ainda mais como líder do grupo. Tudo o que eu posso fazer para poder potencializar o rendimento dos atletas, eu faço.”

Além da formação em educação física, o manager da equipe TSW Racing Team também formou-se em nutrição. Segundo afirma, o objetivo é sempre aperfeiçoar-se e oferecer a melhor orientação e o melhor condicionamento aos atletas que, salienta, ainda carecem de um atendimento específico focado, entre outros aspectos, na alimentação.

“Tentei aliar esses dois serviços prestados por mim: a parte da preparação física e a parte da alimentação voltada para a performance do ciclista. Quando eu falo em performance, não é só na competição, mas na prática da modalidade em si.”

César Lemos Ferreira | Mecânico
A bike só começou a fazer parte da vida do César a partir dos 14 anos, por incentivo do irmão. A prática com o pedal foi crescendo aos poucos, e na medida em que ele superava cada distância percorrida, ia desenvolvendo mais interesse em conhecer não só as estradas, mas o funcionamento das bikes em si.

Em 1999, com 22 anos e entrosado com a turma mais profissional do ciclismo de Petrópolis, também começou a participar de algumas provas. Em 2000 recebeu um convite para trabalhar numa loja da cidade e ali aproveitou para aprimorar ainda mais seu potencial como mecânico. Naturalmente, com o passar do tempo, o conhecimento acumulado transformou César no mecânico de seus amigos atletas. E hoje ele é um fera da nossa equipe!

“Em 2003, fui para outra loja mais conhecida no centro da cidade e fiquei até 2006. Quando saí dessa loja, fui convidado por outra maior, de um ex-campeão de mountain bike do Rio de Janeiro. Enquanto estive lá, procurei me especializar em tudo que podia na mecânica. Fiquei até 2012, quando resolvi montar minha própria loja, em sociedade com um grande amigo”.

Atualmente, César cuida das bicicletas da maioria dos competidores da Associação de Triathlon de Petrópolis, além de ser um mecânico conhecido e requisitado por muitos atletas de ciclismo da cidade.

Antônio Tiago Júnior | Psicólogo

A história do psicólogo Antônio Tiago Júnior com a bike começou com as famosas “croisinhas”. Mas, vindo de uma família bem humilde, ele só podia curtir uma quando um amigo emprestava. Toninho, como é conhecido, só conseguiu a sua primeira bicicleta quando jovem, depois de estar trabalhando. Talvez esse “desejo reprimido” da infância tenha alimentado a paixão que o profissional tem pelo ciclismo hoje.

A parceria com atletas do TSW Racing Team começou de forma experimental em 2018. Sua participação na equipe tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento físico e mental dos competidores, bem como manter a sinergia do time.

Acompanhe o calendário de provas do TSW Racing Team para 2020

11 e 12 de abril - Maratona Internacional da Estrada Real Ouro Branco/MG

23 a 26 de abril - Copa Internacional de Mountain Bike Araxá/MG

1º, 2 e 3 de maio - Suba 100 Milhas Santa Terezinha/BA

15 a 17 de maio - Copa Internacional de Mountain Bike Petrópolis/RJ

7 de junho - Copa Bigmais XCM Governador Valadares/MG

3 a 5 de julho - Copa Internacional de Mountain Bike Congonhas/MG

20 e 21 de julho - Campeonato Brasileiro XCO e XCM São Paulo/SP

25 e 26 de julho - Ultramaratona Sertão Diamante Diamantina/MG

28 a 30 de agosto - Copa Internacional de Mountain Bike Taubaté/SP

12 e 13 de setembro - Iron Biker Brasil Mariana/MG

19 e 20 de setembro - Maratona Internacional da Estrada Real Curvelo/MG

18 de outubro - Brasil Ride Arraial d´Ajuda/BA

O TSW Racing Racing Team é isto: uma equipe forte, sintonizada e comprometida com o incremento do ciclismo em todo lugar. Acompanhe a trajetória deste time e fique por dentro de tudo sobre bikes, novidades, competições e conquistas da TSW Bike em tswbike.com e nas redes sociais

     


Comentários

Parabéns e muito sucesso para a equipe.

Parabéns equipe e a marca por incentivar o esporte ??????????

Gostaria fazer parte da equipe de um patrocínio disputa mais competição.
Prático ciclismo MTB
Ano passado das competições que fui só duas não cheguei no pódio
As outras todas tava no podio

Show, simplesmente sou amante do ciclismo. de o meu tempo ajudasse acredito que pedalava todos os dias