Na última semana, a equipe do Pedal teve o privilégio de participar da apresentação da nova linha de bicicletas da TSW Bike para 2024. Em um evento chamado “TSW na Trilha”, realizado no Hotel Fazenda da Chácara, que dentre outras atrações conta com o incrível Chácara Bike Park, o fabricante de Governador Valadares, Minas Gerais, reuniu diversos veículos da mídia da bicicleta, além de representantes de vendas, atletas, convidados e fornecedores, para dois dias de pedal, novidades, risadas e muita diversão em duas rodas.
Antes de qualquer coisa, quem trabalha e vive do munda da bike gosta de (pasmem), andar e falar sobre bicicletas. Por isso, ter o privilégio de participar de lançamentos, conhecer novas tecnologias e apresentar tudo isso para você, nosso leitor, é a parte mais satisfatória do trabalho, e eventos assim estavam fazendo bastante falta nos últimos anos.
Em um mercado que anda meio cambaleante por conta das dificuldades do pós-pandemia, ver fabricantes readequando suas linhas para atender a nova realidade, com disposição para apresentar seus produtos para o público da melhor forma possível, é um ótimo sinal.
“Para nós, como marca, a diferença entre fazer um evento como este ou uma live é que, como se trata de um lançamento impactante, e que marca nossa mudança de posicionamento no mercado, trazer todos os produtos, para que todos pudessem usar e sentir essa experiencia do uso da bike, sentir a proposta de cada uma delas, conta muito mais do que apenas uma pessoa da empresa falando”, afirmou Débora Coelho Pinto, Diretora da TSW Bike.
“Com o evento, os representantes da mídia, alguns consumidores e também representantes de vendas, puderam andar com as bikes e tirar suas próprias conclusões que, pelo que vimos, foram bem positivas. Então, a importância do evento, para nós, foi criar essa experiência”, complementou.
O encontro, que começou oficialmente na terça-feira, dia 7 de novembro, com uma live de apresentação com a participação de várias pessoas do mercado, se estendeu até o fim da quarta-feira, dia no qual todos tiverem a oportunidade de pedalar com as novas bikes da marca nas incríveis pistas do Chácara Bike Park.
Além de disponibilizar toda a estrutura para um bom test-ride, incluindo especialistas da Shimano e da SRAM, que estavam lá para ajustar as bikes aos ciclistas e também para apresentar suas principais tecnologias, a TSW ainda montou uma estrutura com fotógrafos e videomakers, para facilitar o trabalho do criador de conteúdo.
Falando sobre as bikes, apenas observando o acabamento bem mais refinado, as tecnologias e as especificações técnicas das novas bicicletas, fica claro a grande evolução pela qual o fabricante passou nos últimos anos.
Vale lembrar que a história da JPP, grupo que conta com marcas como TSW, Rava e Arisun, já foi contada aqui no Pedal em 2019. De lá para cá, dá para notar que os processos produtivos e de desenvolvimento da marca, que já eram bons, certamente subiram mais alguns degraus na escala evolutiva.
Virada de chave
Com bikes como as elétricas e-Quest, Full Suspension de carbono com pedal assistido, a e-Level, hardtail de alumínio elétrica, e também com a nova geração da Full Quest, linha de bikes com suspensão integral para XC e Trail, ou mesmo com as linhas mais básicas de alumínio, que entre outros detalhes receberem previsão para cabeamento interno para canotes retráteis, a TSW pretende se reposicionar no mercado como uma marca voltada para produtos mais avançados, indicados para brigar de igual para igual com grandes fabricantes internacionais.
O novo posicionamento chamou a atenção de todos os presentes, inclusive de Alfredo Fialho Januário, representante da marca que estava presente na ocasião:
“A apresentação da linha 2024 da TSW foi surreal e impactante. Hoje, todos tiveram a oportunidade de conhecer a virada de chave da TSW no mercado. Então, todos estão saindo daqui com outros olhos para nossa linha”, comentou o representante.
“Nossa marca subiu vários degraus, para brigar na do mercado nacional. Saimos daqui com uma bagagem de conhecimento gigante em assuntos como tecnologias, projetos e geometrias”, complementou.
“A presença da mídia no evento foi fundamental para ajudar nessa divulgação. Eu estou aqui no evento, mas não estou conseguindo responder todas as mensagens, meu Instagram está cheio de pessoas me perguntando o que está acontecendo, já que todo mundo está falando dos produtos da TSW e sobre nossa nova linha, então foi realmente um lançamento muito impactante. O produto foi entregue para o Brasil inteiro ver, com veículos de midia de várias categorias, para atender todo mundo, então foi muito bacana”, finalizou.
Bikes surpreendentes e diversão garantida
Como dito no início do texto, andar e falar sobre bicicletas é a melhor parte de trabalhar no mundo da bike, e até mesmo quem não vive disso pode confirmar. Este foi o caso de João Junior, carioca de Duque de Caixas e seguidor do perfil da TSW no Instagram que foi convidado pela marca para participar do lançamento.
“Primeiramente, foi incrivel participar do lançamento de uma marca grande e bem conceituada, e viver essa experiência junto com vários influencers do mundo da bicicleta. Além disso, tive a oportunidade de andar com uma bicicleta elétrica super moderna, a TSW e-Quest, que é a primeira do Brasil a ter tecnologias como a suspensão totalmente eletrônica com Flight Attendant, então foi realmente incrível”, comentou.
Além disso, representantes da mídia também ficaram surpresos com as novidades:
“Deu para ver a marca produzindo bicicletas em cima de tendências, principalmente. Você vê que existiu pesquisa de referências em cima dos produtos. Vimos muitas referências de grandes marcas, grandes produtos e geometrias que deram certo, e que foram incorporados nas novas bikes da TSW”, comentou Breno Bizinoto, da revista Ciclo Sul.
“Vimos quadros muito bem projetados, e também acessórios e componentes, com os modelos top de linha pensados em ter o melhor, sem focar em preço ou custo-benefício, e sim em ter o melhor equipamento possível”, complementou.
“O mesmo carinho com os produtos foi passado para nós no evento e no marketing. Foi um evento feito com muito capricho, que mostra que todo mundo tem consciência que as bikes estão um nível acima”, finalizou.
Parcerias de peso
Como dito acima, fornecedores de grandes marcas como a SRAM e a Shimano estiveram presentes no evento. Mas, além deste momento, as equipes de duas das maiores empresas de bicicleta do mundo também participaram do processo de desenvolvimento das novas bicicletas da TSW, o que acabou se traduzindo em produtos equipados com as últimas novidades do mercado.
“O pessoal da Proparts, que representa a SRAM no Brasil, esteve presente no desenvolvimento da nova linha 2024 da TSW Bike. Durante esse trabalho, visitamos a fábrica e mostramos as maiores novidades do mercado”, comentou Rodrigo Rocha Braga, Gerente de Produto da Proparts.
“Essa proximidade trouxe, por exemplo, quadros com a tecnologia UDH, que já vai permitir que o ciclista faça uma evolução de transmissão mais para frente, inclusive com a nova T-Type se ele quiser. Além disso, eles foram os primeiros a terem o Flight Attendant, e nossa parceria mostrou muita organização da TSW”, complementou Rodrigo.
“Também acho interessante é que eles chamaram vocês, as mídias especializadas e pessoas que estão nas principais competições: Copa Internacional, Brasil Ride, Desafio dos Gigantes e Rally dos Sertões. Para todas essas provas, a TSW possui bikes para atender. Acho que eles foram muito cirúrgicos na escolha de cada componente, e isso vai abrir mais mercado para a TSW”, finalizou.
Se você ficou interessado nas novas bikes da TSW, confira mais detalhes no site do fabricante e fique ligado aqui no Pedal.
Relacionados