MENU

Copa ALE Inconfidentes 2009 - Especial da última etapa

Copa Premo Tripp de Amadores elogiada por muitos

A Copa Inconfidentes é a evolução da Copa Assitur que surgiu de uma proposta do seu organizador, Daniel Sardinha em 2002, que foi prontamente aceita pela Assitur (Associação Itabiritense do Turismo Rural) e pela Prefeitura de Itabirito. Graças ao empenho de todos os envolvidos, a Copa ganhou em 2008 o status de campeonato válido pelo ranking brasileiro, classe F1 e mineiro de mountain bike. E para completar, é o segundo campeonato mais importante do estado de Minas Gerais.

imagem

:: O palco da grande final

O local escolhido da última etapa foi o distrito de Cachoeira do Campo, Ouro Preto-MG, mais precisamente no Retiro da Rosas. Um belíssimo lugar que oferece tudo para um biker: hotel, alimentação, banheiros, estacionamento e área de lazer para os familiares que não queiram pedalar; com piscinas, quadras, salões de jogos, etc.

Retiro das Rosas faz parte do grupo das Salesianas. A direção do hotel é comandada pelas freiras, que com a simpatia e simplicidade receberam todos os atletas. O que impressionou muitos – que estiveram ali pela primeira vez – foi à forma do processo de alimentação. O restaurante é abastecido pelo próprio cultivo que cerca a cadeia de montanhas. Frutas, verduras e grãos são plantados e colhidos por eles mesmos. Enfim, um exemplo de vida invejável nos dias atuais.

imagem

:: O circuito

Quem quer competir mountain biking, não pode escolher algo fácil. Quem quer o verdadeiro cross country, escolhe os circuitos da Copa ALE Inconfidentes. Esse é o lema que muitos atletas devem seguir. Uma vez em que as provas - várias pelo país - estão sendo muito criticadas pelos atletas.

Logo depois da largada, aproximadamente uns 300 metros, os pilotos enfrentavam um single-track no gramado com terreno batido e turbulento para qualquer suspensão. Nessa primeira parte, eles já enfrentavam uma constância de subida forte e técnica. Após o subidão, um tremendo downhill altamente técnico que no final mantinha um curto trecho plano e novamente concluía em outro subidão. Isso concluía 1/3 da prova.

Na metade da prova os atletas circulavam em trilhas numa vegetação bonita com flores e pedras para dar um brilho ao espetáculo. E nos quilômetros finais – dos 6.5km – um belo downhill com curvas variadas, com direto a pedras e pequenos drops; finalizando num gramadão plano que circulava a belíssima lagoa da fazenda.

:: A competição

Pontualmente, a primeira largada foi realizada às 08:00hs. Nas disputas das categorias, destaque para a meninada, que foi escoltada por Dudu, que acompanhou até o último atleta cruzar a linha de chegada. Mostrando responsabilidade por cada um presente.

Dentre inúmeros bikers, diversos lojistas. E um deles foi o campeão na categoria SUB-40, Rufus. O atleta precisava de um segundo lugar na prova para ser campeão na categoria, mas ele não aliviou o pedal, vencendo de ponta a ponta: “Foi muito bom. A pista estava bem pesada e técnica. Larguei forte e fui em busca da vitória. Já na largada pulei na frente e dali não sai mais até a bandeirada final. Estou muito feliz com o resultado, pois dos 60 pontos disputados, consegui 67”. Relatou o atleta.

imagem

Na elite masculina, grande expectativa para o duelo saudável de Rubens Donizette e Edivando de Souza Cruz. Os dois melhores atletas do país na modalidade: Vando, o atual campeão brasileiro; e Rubinho, vindo de uma progressão constante e atual campeão do Shimano Short Track 2009.

Já na largada, Edivando assumiu a ponta e não largou mais. Rubens Donizette e Daniel Carneiro perseguiram-lhe durante por quatro voltas, mas Vando começou a se distanciar e abriu uma boa vantagem até cruzar a linha de chegada. Rubinho e Daniel chegaram juntos, segundo e terceiro consequentemente.

Mesmo com os resultados, a dupla foi campeã e vice da Copa, fazendo uma bela dobradinha. Rubens Donizette teve os pontos da vitória na 1a. etapa e um terceiro lugar na 2a. etapa, lhe deram o título com 52 pontos. Vice-campeão da Copa ALE foi Daniel Zóia (43 pontos).

imagem

Já no feminino, acreditem; tinham mais atletas na elite feminina do que na elite masculina. O que deve-se ao sucesso da Copa em relação ao respeito da premiação igual para ambas partes. Que continuem assim.

A mineira Érika Gramiscelli largou forte e assumiu a ponta, seguida por outra mineira, Roberta Stopa. As duas fizeram boa parte da prova juntas. Mas faltando duas voltas para o final, a brasiliense Julyana Machado mostrou reação e encostou em Stopa, e logo em seguida fez a ultrapassagem. July ainda mostrou uma reação, mas já não dava mais, ficando na segunda colocação na etapa.

No final, Érika venceu as três etapas e levou mais um título para casa. Mesmo chegando em terceiro, Roberta ficou com o vice Copa (49 pontos). July ficou com a terceira colocação com 43 pontos.

Na categoria Júnior a vitória da etapa foi de Miguel Wutkowsky, Miguel foi também outro destaque desta etapa, além da vitória na categoria, foi o quinto lugar na geral. Mas o título de campeão da Copa ALE Inconfidentes foi de Douglas José Neto (57 pontos), e o vice campeonato ficou para o Miguel Wutkowsky com 52 pontos.

Na Sub-23, Jorge Augusto Fraleon (49 pontos) venceu a etapa e confirmou o título da Copa, o vice campeão foi Leandro do Carmo (45 pontos).

Estas principais categorias que marcam pontos para o Ranking nacional da CBC, largaram às 10h30, as demais da Copa ALE Inconfidentes largaram às 08:00hs e o campeonato terminou com a seguinte classificação:

:: Sub 13
Campeão: Vitor Vale Dourado (60 pontos);
Vice campeão: Lucas Miranda (47 pontos);

:: Sub 15
Campeão: Túlio Brochini (49 pontos);
Vice campeão: Thalison de Oliveira (46 pontos);

:: Sub 17
Campeão: Michael Pereira da Silva (57 pontos);
Vice campeão: Pedro Henrique Gontijo (50 pontos);

:: Sub 30
Campeão: Sidney do Carmo (53 pontos);
Vice campeão: Gustavo Duarte (41 pontos);

:: Sub 35
Campeão: Wilian Correa (55 pontos);
Vice campeão: Wagno da Silva (49 pontos);

:: Sub 40
Campeão: Rufus da Mota (57 pontos);
Vice campeão: Márcio Gouveia (47 pontos);

:: Sub 45
Campeão: Rogério Rego (53 pontos);
Vice campeão: Fábio Carvalho (51 pontos);

:: Sub 50
Campeão: José Roberto Camargo (51 pontos);
Vice campeão: José Mauro Caputo (48 pontos);

:: Sub 55
Campeão: Leonardo Bernardes de Castro (60 pontos);
Vice campeão: Carlos Luiz da Silva (17 pontos);

:: Over 55
Campeão: William Moreira (60 pontos);
Vice campeão: Magnus Batista (34 pontos).

imagem

:: Copa Premo Tripp de Amadores

Ás 13 horas, foi dada a largada da Copa PREMO TRIPP de Amadores com suas categorias. Dos iniciantes, poucos mostraram dificuldades, comprovando que o nível técnico foi crescente ao longo da Copa. Nem o calor atrapalhou as belas disputas.

No final são estes os grandes campeões:

:: Cadete
Campeão: Júlio César Francisco (48 pontos);
Vice Campeão: Ernani Santos Faria (39 pontos);

:: Expert
Campeão: Sávio Ribeiro (57 pontos);
Vice campeão: Rafael de Oliveira (52 pontos);

:: Feminina
Campeã: Liege da Silva Walter (50 pontos);
Vice campeã: Letícia Maria do Carmo (47 pontos);

:: Veterano
Campeão: Guilherme Figueira (52 pontos);
Vice campeão: Gilmar Lopes (49 pontos).

Fotos (145)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.