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Trek Top Fuel 2020 ganha mais curso de suspensão e geometria mais agressiva

Modelo voltado ao XC ganha nova versão indicada para desafios mais técnicos


23 MAI, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


A cada ano que passa, as bicicletas de cross-country, seguindo a tendência das outras categorias, ganham desenhos de geometria mais agressivas, com ângulos de caixa mais relaxados, frentes mais longas e centrais mais baixos - o famoso "long, low e slack". Com a chegada da nova versão da Top Fuel, bike que nós tivemos o prazer de conhecer durante um evento realizado hoje (23) em São Paulo no Lanterne Rouge Cafe, a Trek da mais um passo nessa direção.

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   Pedro Cury

O que mudou na Trek Top Fuel 2020 ?

Para permitir encarar terrenos agressivos e técnicos com mais facilidade, a Trek abriu o ângulo de caixa, que foi de 70 / 70.9 graus (dependendo da posição escolhida) para 67.5 / 68 graus. Além disso, o alcance no tamanho médio cresceu dos 427mm / 436mm para 440mm / 445 mm - números que à colocam no mesmo patamar de algumas bikes de trail ou para XC mais agressivo.

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   Pedro Cury

Porém, além de mudar o desenho da bike, o fabricante norte-americano investiu em mais outra alteração: o aumento do curso tanto na suspensão dianteira quanto na traseira. Até então, as bikes dessa linha contavam com 100 mm em ambas as extremidades. No novo modelo, a bike ganha garfos de 120 mm e traseira com 115 mm.

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   Pedro Cury

Seguindo a mesma tendência, o guidão ficou mais largo e a mesa mais curta, com o novo padrão de 35 mm de diâmetro e com 13 graus de inclinação - segundo a marca, ele pode ser invertido para corridas e usado para cima quando objetivo por mais diversão. Além disso, o canote retrátil também se faz presente. Nas bikes pequenas ficam com 100 mm de extensão, com as médias e grandes usando canotes de 150 mm e o tamanhos maiores com canotes de 170 mm.

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   Pedro Cury
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   Pedro Cury

Reforçando seu potencial para pilotagem mais agressiva, o fabricante adotou tecnologias de proteção que vieram diretamente da linha de bikes de trilha da marca, como o tubo inferior Straight Shot para rigidez extra sem peso adicional e defesa de quadro Knock Block, que evita que o guidon gire ao ponto de bater no quadro.

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   Pedro Cury
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   Pedro Cury

A bike continua utilizando o sistema de pivô concêntrico com o eixo traseiro chamado de Active Braking Pivot. A tecnologia permite que a pinça rotacione em conjunto com a suspensão traseira, mantendo o sistema ativo mesmo sub fortes frenagens. Para manter a eficiência de pedalada, a marca aposta no sistema de trava dupla TwistLoc. Para completar, a geometria do quadro pode ser alterada pelo sistema Mino Link.

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   Pedro Cury
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   Pedro Cury

A Top Fuel está disponível em quatro modelos completos com várias opções de transmissão. Ela também está disponível como um conjunto de quadros em Alumínio Alpha Platinum ou OCLV Mountain Carbon.

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   Pedro Cury
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   Pedro Cury

Os três modelos de carbono (Top Fuel 9.9, Top Fuel 9.8 e Top Fuel 9.7) e os quadros vendidos em avulso são full-carbon, ou seja, tanto os triângulos dianteiros, quanto os traseiros são feitos com o OCLV Mountain Carbon.

Vídeo



Modelos disponíveis

Top Fuel 8

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Destaques
- SRAM NX Eagle 12 velocidades
- Canote retrátil
- TwistLoc remoto
- Rodas Bontrager Kovee Comp
- Bontrager XR3 Team Issue, preparado para pneu sem câmara

Top Fuel 9.7

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Destaques
- Quadro de carbono completo
- SRAM NX Eagle 12 velocidades
- Canote retrátil
- Garfo RockShox reba RL

Top Fuel 9.8

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Destaques
- Quadro de carbono completo
- Rodas de carbono maiores de 30 mm Bontrager Kovee Elite
- SRAM GX Eagle 12 velocidades
- Linha Bontrager Elite Dropper
- Garfo FOX Performance 34 Step-Cast

Top Fuel 9.9

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Destaques
- Quadro de carbono completo
- Rodas de carbono Bontrager Kovee Pro
- SRAM XX1 Eagle 12 velocidades
- Linha Bontrager Elite Dropper
- Garfo FOX Factory 34 Step- Cast
- Freios SRAM Level Ultimate

Top Fuel 9.9 AXS

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Destaques
- Rodas de carbono Bontrager Kovee Pro
- SRAM XX1 Eagle AXS sem fio
- Canote retrátil RockShox
Reverb AXS sem fio
- Garfo RockShox Pike Ultimate
- Freios SRAM Level Ultimate

A maioria dos modelos está com chegada prevista para o final de Junho deste ano e os modelos de gama mais alta em agosto.

Mais informações no site da Trek Brasil.