MENU

Trek Procaliber 2021 - Hardtail de XC com IsoSpeed ganha geometria mais agressiva

Modelo chega com melhorias e nova geometria

Mesmo com a constante evolução das bikes com suspensão integral e até mesmo com a criação de conceitos mistos como a Trek Supercaliber com seu sistema de amortecimento com traseira flexível, a boa e não tão velha hardtail segue sendo uma ótima opção para muitas situações, principalmente no mundo do cross-country.

Trek Procaliber 2021
Trek Procaliber 2021

Por conta disso, a Trek segue evoluindo sua Procaliber, hardtail de alto desempenho para XCO e XCM.
Ainda em 2017, testamos a Procaliber 6 2018, que já contava com a tecnologia IsoSpeed, mas com outra geometria e detalhes de construção. Para quem não conhece, o IsoSpeed aposta no desacoplamento entre o tubo superior e o do selim, permitindo que o quadro flexione para absorver as irregularidades do terreno.

Trek Procaliber 2021
Trek Procaliber 2021

Segundo a Trek, uma das maiores vantagens no sistema é permitir a flexão no tubo do selim em até 8mm, sem que os seat-stays flexionem. Com isso, a traseira pode ser super rígida e eficiente, com o amortecimento funcionando quando o ciclista está sentando. Além disso, o sistema pode ser calibrado para ciclistas de diferentes gamas de peso.

Diferenças da nova Procaliber 2021

A maior mudança na nova Procaliber certamente fica por conta de sua geometria. Seguindo o padrão atual, a bike ganhou uma caixa mais relaxada, que agora tem 68.75º (ou 0.75º mais deitada). Além disso, a traseira perdeu 3mm e agora esta na casa dos 432mm. Para melhorar a posição de ataque nas subidas, o tubo do selim ficou mais em pé em 1.65º, ficando agora com 72.75º.

Um detalhe que chamou a atenção dos mais atentos foi a redução do off-set do garfo, que caiu de 51mm para 46mm. Com isso, espera-se que a bike ganha uma dose adicional de controle em altas velocidades e trechos técnicos.

Outra diferença estrutural importante é que o novo quadro de carbono possui um maior espaço para o pneu traseiro, que agora pode ter até 2.4'' de largura.

Curiosamente, a nova bike possui números bem parecidos com sua irmã com amortecedor traseiro e quadro flexível, a Supercaliber. Em análise, a Procaliber certamente ganhou um pouco em capacidade de encarar terrenos mais desafiadores, mas seus números estão longe de serem super progressivos. Parece ser um bom meio termo para o cross-country.

Trek Procaliber 2021
Trek Procaliber 2021

Outro detalhe interessante é que, diferente do que acontecia nos modelos anteriores, agora todas as Procaliberes serão equipadas com rodas 29, mesmo os tamanhos menores. Ao todo, a bike estará disponível em seis medidas, indo do small ao XXl.

Cabeamento e knock block

Para a alegria dos mecânicos, a Trek afirma que o cabeamento da nova Procaliber ficou ainda mais simples. Agora, os conduítes inteiriços do câmbio e do canote retrátil passam de ponta a ponta por dentro do quadro, assim como a mangueira hidráulica do freio traseiro.

Trek Procaliber 2021
Trek Procaliber 2021

O Knot Block, sistema que impede que o guidão gire demais, fazendo os controles colidirem contra o quadro, teve sua amplitude aumentada e agora pode girar até 62º, contra 58 na versão anterior. O sistema permite esterçar bastante em curvas super apertadas, mas evita danos no tubo superior ou que os cabos sejam puxados com força em caso de quedas.

Trek Procaliber 2021
Trek Procaliber 2021

Fechando o pacote, um detalhe muitíssimo importante: todas as bikes da linha serão equipadas com pneus tubeless, com todos os itens necessários para montagem - fita, selante, válvula e rodas com pneus específicos.

Bikes disponíveis no Brasil



Mais informações no site da Trek Brasil.


Conteúdo Relacionado

Comentários

Que são top de linha,são. O preço é quê não cai ser. Quem sabe hoje eu num belisque na mega sena ou lotofacil????????????

Valor?

Qual vai ser o valor da bike

É como olhar para uma Ferrari: muita tecnologia para um grupo seleto. Bora andar com a minha MTB de alumínio e grupo básico. Tá muito bom!



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.