Mesmo com a constante evolução das bikes com suspensão integral e até mesmo com a criação de conceitos mistos como a Trek Supercaliber com seu sistema de amortecimento com traseira flexível, a boa e não tão velha hardtail segue sendo uma ótima opção para muitas situações, principalmente no mundo do cross-country.
Por conta disso, a Trek segue evoluindo sua Procaliber, hardtail de alto desempenho para XCO e XCM.
Ainda em 2017, testamos a Procaliber 6 2018, que já contava com a tecnologia IsoSpeed, mas com outra geometria e detalhes de construção. Para quem não conhece, o IsoSpeed aposta no desacoplamento entre o tubo superior e o do selim, permitindo que o quadro flexione para absorver as irregularidades do terreno.
Segundo a Trek, uma das maiores vantagens no sistema é permitir a flexão no tubo do selim em até 8mm, sem que os seat-stays flexionem. Com isso, a traseira pode ser super rígida e eficiente, com o amortecimento funcionando quando o ciclista está sentando. Além disso, o sistema pode ser calibrado para ciclistas de diferentes gamas de peso.
Diferenças da nova Procaliber 2021
A maior mudança na nova Procaliber certamente fica por conta de sua geometria. Seguindo o padrão atual, a bike ganhou uma caixa mais relaxada, que agora tem 68.75º (ou 0.75º mais deitada). Além disso, a traseira perdeu 3mm e agora esta na casa dos 432mm. Para melhorar a posição de ataque nas subidas, o tubo do selim ficou mais em pé em 1.65º, ficando agora com 72.75º.
Um detalhe que chamou a atenção dos mais atentos foi a redução do off-set do garfo, que caiu de 51mm para 46mm. Com isso, espera-se que a bike ganha uma dose adicional de controle em altas velocidades e trechos técnicos.
Outra diferença estrutural importante é que o novo quadro de carbono possui um maior espaço para o pneu traseiro, que agora pode ter até 2.4'' de largura.
Curiosamente, a nova bike possui números bem parecidos com sua irmã com amortecedor traseiro e quadro flexível, a Supercaliber. Em análise, a Procaliber certamente ganhou um pouco em capacidade de encarar terrenos mais desafiadores, mas seus números estão longe de serem super progressivos. Parece ser um bom meio termo para o cross-country.
Outro detalhe interessante é que, diferente do que acontecia nos modelos anteriores, agora todas as Procaliberes serão equipadas com rodas 29, mesmo os tamanhos menores. Ao todo, a bike estará disponível em seis medidas, indo do small ao XXl.
Cabeamento e knock block
Para a alegria dos mecânicos, a Trek afirma que o cabeamento da nova Procaliber ficou ainda mais simples. Agora, os conduítes inteiriços do câmbio e do canote retrátil passam de ponta a ponta por dentro do quadro, assim como a mangueira hidráulica do freio traseiro.
O Knot Block, sistema que impede que o guidão gire demais, fazendo os controles colidirem contra o quadro, teve sua amplitude aumentada e agora pode girar até 62º, contra 58 na versão anterior. O sistema permite esterçar bastante em curvas super apertadas, mas evita danos no tubo superior ou que os cabos sejam puxados com força em caso de quedas.
Fechando o pacote, um detalhe muitíssimo importante: todas as bikes da linha serão equipadas com pneus tubeless, com todos os itens necessários para montagem - fita, selante, válvula e rodas com pneus específicos.
Bikes disponíveis no Brasil
Mais informações no site da Trek Brasil.
Relacionados
Que são top de linha,são. O preço é quê não cai ser. Quem sabe hoje eu num belisque na mega sena ou lotofacil????????????