MENU

Trek E-Caliber 2021 - Nova elétrica tem motor removível e foco no XC

Bike chega com geometria de cross-country, baixo peso e pode ser pedalada sem bateria e motor

A Trek E-Caliber chega com uma proposta inovadora no mercado de bikes assistidas: ter uma bike leve, voltada para o cross-country e com uma bateria removível.

A primeira vista, a bike tem a mesma estrutura e da já consagrada, e inovadora, Trek Supercaliber, mas com alguns detalhes interessantes.

Trek E-Caliber 2021
Trek E-Caliber 2021

De sua irmã não motorizada a E-Caliber traz o pedigree de resultados na Copa do Mundo de XC, quadro de carbono e o mesmo amortecedor traseiro inovador Fox Racing IsoTrut com 60mm.

Claro que se tratando de uma bike elétrica, mudanças são necessárias, assim o quadro foi totalmente desenhado para manter o desempenho e a eficiência do amortecedor traseiro, mas aliando a uma melhor distribuição de peso por conta do motor.

A bike também ganhou 120mm de curso na dianteira (contra 100mm na sua irmã analógica) e 1.5 grau a menos do ângulo de direção, conferindo ainda mais desenvoltura na hora de descer, sem perder nada da agilidade e precisão de uma bike de XC.

Trek E-Caliber 2021
Trek E-Caliber 2021

Claro que em um race bike o peso é algo muito importante, sendo assim a E-Caliber chega a pesar meros 15,77 kgs na versão XX1 AXS topo da gama no Brasil. O preço acompanha o baixo peso, estando anunciada a R$ 99.490.

Se ela nasceu para competir e andar rápido, ela é mais forte ? Pela lógica seria, mas não é bem esse o caso. Como ela buscar ser um E-Bike leve, seu motor Fazua Evation, com 250Wh e limitado a 32km/h, traz um equilíbrio entre peso x potência x controle que fazem essa bike brilhar na hora de buscar mais tração e superar aquela subida mais complexa. Isso sem o excesso de torque e sem o peso extra de outros conjuntos de 540Wh disponíveis no mercado.

Trek E-Caliber 2021
Trek E-Caliber 2021

Controlar esse motor é bastante simples com o Software Fazua Pepper, a autonomia da bateria está totalmente alinhada com o que a bike se propõem: andar rápidos nas pistas e percursos de XC. Diferentes de outras light e-bikes do mercado, como a Levo SL, a E-Caliber não será a sua parceira para longas jornadas na Serra da Canastra ou para fazer o Caminho da Fé, mas será sua frequente companheira para uma escapada no horário de almoço para uma hora de muito suor no Parque Cemucan ou na Vista Chinesa.

Componentes

São 5 versões da E-Caliber, saindo de configurações mais básicas com Shimano Deore até Joiás como a E-Caliber 9.9 XX1 AXS equipada com o que é de melhor da Sram e Trek. Para o Brasil a Trek já liberou em seu site duas versões, a Joia equipada com XX1 AXS e uma versão mais mundana, mas igualmente eficiente com GX Eagle.

Suspensões

Trek E-Caliber 2021
Trek E-Caliber 2021

As suspensões sempre seguem o mesmo padrão, garfos com 120mm Rock show Sid com off set reduzido, com o excelente Charger Dumper e eixos Boost de 15mm, para transmissões, ambas as bikes usam Sram Eagle de 12 marchas casados com cassetes 10-52 e freios de 4 pistões (para segurar o pesinho extra).

Na traseira, o inovador Fox Racing Shox Isotrust montado praticamente dentro do quadro confere o que é necessário para essa categoria: 60mm de curso apenas para anular a parte mais forte dos impactos, mantendo um sensibilidade de leitura da pista como uma softtail.

Versatilidade - Motor removível

Para nós, uma geometria de XC, pouco curso e baixo peso deixa a E-Caliber como uma bicicleta bem diferente das outras elétricas atuais. Porém, o o principal diferencial é ter um motor removível.

Ainda não existem tantos detalhes e fotos internas do mecanismo, mas pelo vídeo oficial, parece ser um processo simples. Isso torna a E-Caliber uma bike única,resolvendo uma das principais limitações atuais - levar uma bike elétrica em avião. Obviamente, nesse caso seria bateria, mas ao menos seria a mesma bike!

Trek E-Caliber 2021
Trek E-Caliber 2021

No lugar do motor e bateria, uma tampa transforma o espaço em um compartimento de armazenamento, além de tirar 2.9 kg da bike.

Peso

Peso sempre é vital para uma bike como a Trek E-Caliber, não apenas por ser uma E-Bike e ter o estigma que deve pesar 20 kg, mas por ser também pensada em corridas, assim o peso com motor anunciado fica entre 16,99kgs para a E-Caliber GX e incríveis 15,77 kgs para a E-Caliber XX1 AXS.

O motor e bateria são os mesmos para ambos os modelos e pesam 2,9 kg, ainda não sabemos quanto pesa a tampa para armazenamento.

Vídeo Oficial



A bike já se encontra listada no site da Trek Brasil:https://www.trekbikes.com/


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.