home

TransRockies Challenge 2010 - Brasil Soul é campeã na 80+

Confira o resumo da equipe brasileira nas sete etapas


15 AGO, 2010     Guiné    



A dupla brasileira Brasil Soul chegou na cidade de Fernie – Canadá, dias antes do TransRockies Challenge, uma ultramaratona de MTB com 400km e 12.000 metros de ascensão. Para eles, adaptação local é uma das principais estratégias para conseguir bons resultados entre os mais de 450 atletas.

E deu certo, Adriana Nascimento e Mário Roma foram os campeões na categoria 80+ Mista. Durante os dias 08 até 14 de agosto, os competidores enfrentaram sete etapas, com uma variação de trilhas e altitude incríveis, que fazem desta prova uma das mais difíceis do planeta.

imagem

:: História da competição

A primeira TransRockies Challenge foi realizada em 2002 e estabeleceu-se rapidamente como uma aventura épica para mountain bikers. Pilotos do mundo inteiro lutam contra o terreno, clima e as trilhas das famosas montanhas rochosas Rocky Mountains em um evento descrito pela revista Mountain Bike Magazine como “a Prova mais dura de MTB na América do Norte”.

:: Maratona dos brasileiros

Dia 08 às 10 horas a equipe largou num contra relógio com 31 km e 1300m de ascensão para garantir uma vaga na frente do grid na primeira etapa.

"Este ano nosso calendário tinha 3 ultramaratonas, Transandes Challenge no Chile, Cape Epic e a Transrockies com seus 76% de single tracks e muitos ursos, chegou o momento, agora é torcer para que tudo corra bem e com muita segurança" comentou a dupla.

Antes disto, a Equipe fez um treino pelas montanhas de Fernie guiados por locais e sentiu o grau técnico desta prova. A previsão de tempo era boa para a semana de prova.

"Chamar isso de contra-relógio ? Já mostra o que nos espera pela frente com 1300 m de subida em 31 km. Não é propriamente um circuito padrão de tomada de tempo, vamos ter calma e observar, afinal são 7 dias de prova pela frente" comentou a dupla.

Um prólogo não, o certo seria ultraprologo. A dupla largou com chuva e concluiu a prova cobertos de lama após 31 km com 90% de Single Track extremamente técnico nas subidas e descidas.

Esse foi o aperitivo do que Mário Roma e Adriana Nascimento iriam enfrentar nos próximos 6 dias através das montanhas rochosas do Canadá, mas todo esforço tem sua compensação, a Brasil Soul concluía em segundo lugar, com uma diferença mínima dos líderes.

Resultados do Prólogo:

1 Blues Clueless (Clint Ball/Karen Tremaine) 02:59:35
2 Brasil Soul MTB Team (Mario Roma/Adriana Nascimento) +00:03:39

"Ficamos super felizes por estar a 3 minutos e 38 segundos do primeiro lugar, logo depois de subirmos no pódio minhas filhas me ligaram desejando feliz dias dos pais, foram duas surpresas de uma vez, esse pódio é para todos os Pais." comentou Mário Roma.

A etapa seguinte seriam 71 km e 1900m de ascensão de Fernie a Sparwood. E nada disso tirou o ânimo da dupla brasileira.

E não demorou para dupla Brasil Soul tirar a diferença dos líderes, vencendo a segunda etapa e, dessa forma, vestindo a camiseta de líder da categoria Mista 80+ na Transrockies Challenge.

A responsabilidade da dupla agora ficou maior por defender a posição de líderes na terceira etapa, com 60km e 1800 metros de ascensão. Esta etapa era a mais remota das Rockie Mountains, cruzando a passagem intercontinental com 2200 metros de altitude.

"Hoje foi um dia que não tem como descrever, subir no pódio e vestir a camiseta de líder é indescritível, mas tem mais 4 dias de prova ainda." comentou a dupla

:: Resultados da segunda etapa

1 Brasil Soul MTB Team (Mario Roma/Adriana Nascimento) 05:17:03
2 Blues' Clueless (Clint Ball/Karen Tremaine) + 00:10:37

imagem

No quarto estágio, mais uma vez a dupla brasileira chegava na frente, após pedalarem 05:25:50, com uma vantagem de 13 segundos para dupla seguinte.

Administrando o tempo e o preparo físico, Adriana Nascimento e Mário Roma completaram a sexta etapa na segunda posição, com uma diferença de 04:46s em relação aos primeiros colocados.

Na última etapa, a Brasil Soul foi com tudo. Numa prova espetacular, eles concluíam a etapa na primeira colocação, após 3:33:24 de prova, acrescentando uma diferença de 04:37s na segunda dupla.

Um título mais do que merecido, com cinco pódios. Parabéns!

Histórico da dupla brasileira na competição em sua categoria 80 + Mista:

1 etapa (Prólogo) - Fernie 31 km: 3:03:14 – segundo lugar
2 etapa - Fernie / Elkford 71 km: 4:34:10 – primeiro lugar
3 etapa - Elkford / Etherington Creek Campground 65 km: 5:17:03 – primeiro lugar
4 etapa - Etherington Creek Campground / Anchor D Ranch 60 km: 5:25:50 – primeiro lugar
5 etapa - Anchor D Ranch / Little Elbow Campground 54 km: 5:25:03 – primeiro lugar
6 etapa - Little Elbow Campground / Rafter Six Ranch 72 km: 7:56:31 – segundo lugar
7 etapa - Rafter Six Ranch / Canmore 46 km: 3:33:24 – primeiro lugar

Total de pedaladas: 35h:15m:15s

Em 2011 tem mais, com o décimo aniversário do TransRockies Challenge.


Fotos (4)

foto 0 - Mário Roma e Adriana Nascimento foto 1 - Mário Roma e Adriana Nascimento foto 2 - Mário Roma e Adriana Nascimento Mais Fotos

Comentários



Relacionados