MENU

Tour do Rio 2015 #5 - Gustavo Veloso é o grande campeão

A imagem de um grande guerreiro cruzando a linha de chegada a pé com a bicicleta no ombro e o lado esquerdo do corpo todo machucado certamente ficará marcada na memória de quem esteve na manhã deste domingo, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, para acompanhar a grande decisão da sexta edição do Tour do Rio. E foi desta forma que o espanhol, Gustavo Veloso completou, depois de 18h41m45s, os 797 km do percurso, que começou na última quarta-feira garantindo o troféu de grande campeão da maior competição ciclística da América Latina.

imagem
Foto: Fernando Maia

“Hoje as feridas estão doendo, mas amanhã já estarei recuperado. Certamente estaria mais feliz se não tivesse me machucado mas vencer o Tour do Rio é maravilhoso”, festejou o atleta da W52/Quinta da Lixa, de Portugal, que também garantiu o título geral de melhor equipe.

A vitória de Gustavo Veloso na edição 2015 começou a se desenhar nas primeiras etapas. Na estreia, ele ficou em segundo na etapa entre o Rio de Janeiro e Angra dos Reis e, no dia seguinte, entre Angra e Valença, garantiu o título com quase dois minutos de diferença para o segundo colocado, abrindo uma larga vantagem, que foi administrada nas outras etapas. Gustavo vinha no pelotão principal neste domingo, mas a menos de 300 metros para a linha de chegada, já na entrada da Quinta da Boa Vista, um ciclista da equipe UFF que estava imediatamente a sua frente caiu. Veloso não teve como reagir e também acabou se envolvendo na queda.

“Eu estava me preparando para “sprintar” e sinceramente não sei o que aconteceu com o atleta a minha frente, só sei que não tive tempo de reação. Estávamos muito velozes. Com a queda, minha bicicleta quebrou e não tinha mais como trocar a roda. A única alternativa era passar com ela no ombro. Pelo menos eu ter cruzado a linha de chegada andando deu tempo para os fotógrafos fazerem uma bela foto”, brincou.

Dois brasileiros ficaram com a segunda e terceira colocação respectivamente na classificação geral. Kleber Ramos e Alex Diniz, ambos da Carrefour/Funvic, completaram o pódio.

imagem

“Fizemos uma bela estratégia de equipe e por isso ficamos com essas duas colocações. O saldo deste tour foi muito positivo e posso dizer que foi uma das competições de nível técnico mais alto que participei nos últimos tempos”, disse Kleber Ramos.

Equipe italiana vence quinta etapa do Tour do Rio

A equipe italiana Southeast conquistou as três primeiras colocações da quinta etapa, que percorreu os 143km entre Teresópolis e o Rio de Janeiro. O campeão foi Andrea Dal Col em 3h0543, seguido por Liam Bertazzo e pelo brasileiro Rafael Andriato.

“Sabíamos que levaríamos vantagem na prova de hoje por ser um tipo de percurso em que somos especialistas: descidas e alta velocidade. Fizemos um belo trabalho de equipe e uma chegada fantástica”, comemorou Andriato , que estará na equipe brasileira que representará o Brasil nos Jogos Mundiais Militares, em outubro, na Coreia do Sul.

O jovem Andrea Dal Col, de apenas 23 anos, era só alegria ao cruzar o pórtico de chegada, afinal conquistou sua primeira vitória como profissional.

“Estava precisando disso para quebrar o gelo. Dedico esta vitória a minha equipe que trabalhou muito para que eu vencesse esta prova. Estou muito feliz com o resultado e principalmente com o calor desta torcida. Os brasileiros são muito acolhedores. Espero estar aqui novamente no ano que vem”, disse Andrea, que já havia corrido o Tour em 2010 e 2011.

Confira as classificações finais

Geral Individual

1 Gustavo Veloso/W52 Quinta da Lixa – 18h41m45s
2 Kleber Ramos ( Carrefour/Funvic) – a 2m35s
3 Alex Diniz ( Carrefour/Funvic) – 3m04s

Geral por equipes

1 W52/Quinta da Lixa – 56h11m44s
2 EPM/UNE – a 12m42s
3 Funvic/Carrefour – a 20m10s

Individual Geral por Pontos

1 Weimar Roldan – 20 pontos
2 Gustavo Veloso - 20 pontos
3 Kleber Ramos – 17 pontos

Vencedor Geral de Montanha

João Marcelo Gaspar/Carrefour Funvic
Vencedor Geral Sub23
Fernando Finkler/(Avaí/FME Florianólis APGF)

Individual na 5ª etapa

1 Andrea Dal Col (Southeast Pro Cycling Team) – 3h05m43s
2 Kleber Ramos (Southeast Pro Cycling Team) – ""
3 Rafael Andriato (Southeast Pro Cycling Team) – ""


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.