Na última semana, uma ação social uniu o mundo do futebol com o da bike. Depois de passar alguns anos jogando em Minas Gerais, o jogador Fred Guedes resolveu fazer seu retorno para o Rio de Janeiro pedalando, até chegar no seu novo clube - o Fluminense.
A ação batizada de Tour do Fred percorreu uma distância de cerca de 600km, arrecadando doações pela internet, patrocinadores e também do próprio jogador - ele doou uma cesta básica a cada quilômetro percorrido ao longo dos três dias de pedal.
Para o desafio, a Sense, uma das apoiadoras da ação, disponibilizou duas bikes para o atleta. Uma Sense Exalt Evo com quadro de fibra de carbono e uma Sense Impuse E-Trail com sistema elétrico da Shimano. Ambas tem suspensão na frente e atrás, algo que diminui a fadiga em uma pedalada tão longa.
O uso de uma bike elétrica gerou muitas críticas em rede sociais. Veja nossa opinião sobre o usa de uma bike elétrica no Tour do Fred.
Bicicleta elétrica Sense Impulse E-Trail 2020
A E-Trail é uma mountain bike com suspensão integral e sistema de pedalada assistida Shimano E8000, o mais avançado da marca japonesa. A bike tem uma suspensão a ar e controle hidráulico de amortecimento, contando com 140mm de curso na frente e atrás - normalmente, isso indica uma bike para um uso mais radical.
Com quadro de alumínio, o modelo pesa cerca de 22kg, o que é bem mais do que uma bike sem motor e bateria. Em 2018, nós testamos uma Sense Impulse E-Trail na Suíça. Vale lembrar que a bicicleta elétrica não anda sozinha e nem tem acelerador. Para manter o movimento, é preciso pedalar, e fazer isso por dezenas de horas em dias consecutivos é extremamente cansativo.
Esta bike tem um controle elétrico com três níveis de intensidade. Quanto mais forte for o auxilio, maior será o consumo da bateria. Por isso, nem sempre é possível receber uma ajuda muito grande da bike. Além disso, o motor "corta" em 25km/h e acima disso, você está com uma bike "normal", só que bem mais pesada e difícil de pedalar. Você pode entender como funciona uma mountain bike elétrica nesse artigo.
O modelo atual tem câmbio apenas na traseira, com 12 marchas. Pode parecer pouco, mas esse é o novo padrão das bicicletas de trilha mais modernas do mercado. Sem o câmbio dianteiro, as trocas de marcha ficam muito mais fáceis. Para compensar a ausência das coroas na frente, os pinhões atrás podem ter até 51 dentes - um número grande que pode deixar as marchas bem leves.
Mais informações na página da Sense Impulse E-Trail.
Sense Exalt Evo 2020
A Sense Exalt Evo é uma mountain bike com quadro de fibra de carbono projetada para o Enduro, que é uma modalidade mais extrema do MTB. Nesta modalidade, o objetivo é descer trilhas desafiadoras no menor tempo possível. As subidas também devem ser feitas sem ajuda, mas elas não são cronometradas. Por isso, uma bike de enduro não precisa ser super leve, mas também não pode pesar demais - a Evo pesa 12.9 kg.
Um ponto positivo deste tipo de bicicleta, principalmente para quem busca controle em descidas agressivas ou uma dose adicional de conforto, é o curso da suspensão, que fica em 140mm na frente e 135mm atrás - isso permite que os buracos do caminho sejam absorvidos com mais facilidade.
Todo o amortecimento é feito com uma suspensão dianteira Fox e por um amortecedor traseiro da mesma marca. Além disso, é possível travar a suspensão com uma alavanquinha que fica no guidão. Isso é muito útil nas subidas, para economizar a energia do ciclista.
Para trocar as marchas, a bike utiliza um sistema de 12 velocidades SRAM GX Eagle. A SRAM é uma marca norte-americana, que compete com a Shimano e foi pioneira no desenvolvimento dos grupos de 12 marchas. Os pneus são da marca alemã Schwalbe e tem 2.35 de largura, que é uma medida que oferece mais controle e segurança nas descidas, mas pode prejudicar o rendimento nas subidas e nos trechos planos.
Mais informações na página da Sense Exalt Evo 2020.
Em breve, mais detalhes sobre o Tour do Fred.
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