MENU

Tour de France 2022 - 10ª etapa foi interrompida por manifestantes

Protesto climático parou prova a 38km da chegada a Megéve

A etapa 10 do Tour de France foi temporariamente interrompida após um protesto sobre as mudanças climáticas entre Morzine a Megève, respectivamente partida e chegada da décima etapa do torneio.

Manifestantes paralisaram torneio a 36km da linha de chegada - foto: reprodução/Instagram Dèniere Rénovation
Manifestantes paralisaram torneio a 36km da linha de chegada - foto: reprodução/Instagram Dèniere Rénovation


A interrupção ocorreu a cerca de 36 quilômetros da linha de chegada, enquanto os ciclistas atravessavam o vale em direção ao Montée de l'altiport de Megève. Imagens de TV mostraram um grupo de cerca de oito pessoas sentadas no meio da estrada e um sinalizador em chamas, cobrindo a via com fumaça vermelha.

Publicidade


Alberto Bettiol, da equipe EF Education-EasyPost, que havia disparado e estava sozinho mais a frente conseguiu ultrapassar o grupo. Apesar disso, ele foi instruído a parar, assim como o resto dos ciclistas, que estavam sendo acompanhados pela equipe dos Emirados Árabes Unidos no momento.

Veja o vídeo da retirada dos manifestantes do caminho pelas autoridades francesas:


O ex-vencedor do Tour de France Bradley Wiggins, que está transmitindo sua participação para o canal GCN, contou ter visto membros da organização arrastando os manifestantes para fora da pista.

Os pilotos foram parados por cerca de 15 minutos antes que a corrida fosse liberada para recomeçar, com Bettiol tendo uma vantagem de 27 segundos sobre o resto dos competidores. O pelotão teve um prejuízo maior, pois estava 7 minutos e meio atrás de Bettiol quando a corrida foi interrompida.

Não é a primeira vez que manifestantes climáticos franceses interrompem um grande evento esportivo na França. Uma ativista se agarrou à rede durante a semifinal de Roland-Garros entre Marin Cilic e Casper Ruud, interrompendo a partida por 15 minutos. No GP da Grã-Bretanha, há dez dias, sete pessoas também foram presas depois de invadirem a pista em manifestação contrária ao uso de combustíveis fósseis.

Etapa 10 do Tour de France

Magnus Nielsen, vencedor da 10ª etapa - A.S.O. / Pauline Ballet
Magnus Nielsen, vencedor da 10ª etapa - A.S.O. / Pauline Ballet

A foto de desempate foi necessária para determinar o vencedor da etapa 10 entre Magnus Cort e Megève. O dinamarquês Magnus Nielsen, que foi o mais combativo da primeira semana, finalmente conquistou a vitória que buscava desde o Grand Départ do Tour de France em seu país. O australiano Nicholas Schultz ficou em segundo, com Luis Leon Sanchez chegando em terceiro com diferença de sete segundos. Tadej Pogacar manteve a liderança geral pela pequena margem de 11 segundos sobre Lennard Kämna.

Fonte: VeloNews



Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.