MENU

Tour de France 2020 - Prova não terá podium girls a partir deste ano

Segundo organização, tradição não está alinhada com nova visão sobre o esporte

Seguindo a tendência de vários outros esportes, a organização do Tour de France não utilizará mais as podium girls em suas cerimônias de premiação. Pela tradição, o vencedor de cada uma das etapas da prova recebia o troféu de duas garotas, que depois davam beijos simultâneos nas bochechas do atleta.

Foto 76063

Porém, nos últimos anos, o imagem passou a ser considerada sexista por muitas pessoas. Inclusive, alguns abaixo-assinados foram organizados para que os procedimentos fossem alterados.

Segundo a ASO, que organiza o Tour, a Vuelta e muitas outras competições importantes como a Liège-Bastogne-Liège, a partir deste ano as coisas serão diferentes.

"Estamos acostumados a ver os atletas no pódio sendo auxiliados por duas anfitriãs. Mas, agora usaremos somente um representante do local e um patrocinador. Pela primeira vez, teremos um anfitrião e uma anfitriã", explicou Christian Prudhomme, diretor de prova do Tour.

Segundo ele, a antiga tradição não está mais em sintonia com o mundo atual, nem com a visão que os organizadores da prova tem para o futuro do esporte. A decisão foi comemorada por muitos atletas nas redes sociais.

"Esse é um grande primeiro passo. Mas, mal posso esperar pelo dia em que as mulheres terão a chance de ganhar seu espaço no pódio do Tour também", afirmou a mountain biker Kate Courtney.

Ainda em 2016, o Tour Down Under tomou decisão semelhante, trocado as podium girls por ciclistas da Junior. A discussão ao da tradição no Tour de France não é recente e, ainda em 2018, a Grande Volta Francesa já pensava em deixar de usar as podium girls.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.