MENU

Tour de France 2020 #8 - Peters vence, Yates defende amarela e Pogacar recupera tempo

Dia super movimentado ainda contou com Alaphilippe e Pinot dizendo adeus à classificação geral

A oitava etapa do Tour de France 2020 foi um daqueles dias em que desgrudar os olhos da corrida por alguns minutos significava perder algum lance da prova. Em um dia bastante movimentado, vimos a incrível vitória de Nans Peters (AG2R La Mondiale) e muitas movimentações importantes na disputa pela camisa amarela.

Foto 76246
    ASO / Pauline Ballet

A vitória do francês, que fazia parte de uma fuga com 13 atletas, aconteceu depois que ele partiu solo na descida do Port de Balès, a penúltima do dia. Para vencer, ele dispensou Ilnur Zakarin (CCC Team) ladeira abaixo. O russo terminou apenas em quarto, sendo distanciado por Toms Skujins (Trek-Segafredo) e Carlos Verona Quintanilla (Movistar Team) na descida que antecedeu a linha de chegada - Zakarin é conhecido por sua falta de habilidade com a bike.

"Isso é maluco, absolutamente maluco. Sonhei com uma vitória de etapa no Tour de France e agora conquistei isso", afirmou Nans Peters, que tem 26 anos, festejando a vitória mais importante de sua carreira até então.

Melhores momentos



Classificação geral

A disputa pela liderança do Tour de France realmente promete ser intensa. Isso porque, diferente da dominância costumeira da Ineos (outrora Sky), nesta etapa ficou claro que, de fato, a Jumbo - Visma é o time mais forte, mas nem por isso ela exerce controle absoluto sobre o pelotão.

Foto 76247
    ASO / Pauline Ballet

Tanto é que, na última escalada do dia, vimos Primož Roglic sem nenhum gregário. Com isso, o esloveno teve que controlar algumas acelerações sozinho.

Além de ficar sem ajudantes para Roglic, a Jumbo ainda viu seu plano B, Tom Dumoulin, tendo que realmente se sacrificar para ajudar seu líder. O holandês acabou perdendo mais de dois minutos no fim do dia.

Quem soube aproveitar-se da situação foi Tadej Pogacar (UAE Team Emirates). O também esloveno atacou repetidas vezes o grupo dos favoritos, até finalmente conseguir distanciar-se para recupera recuperar 38 dos 80 segundos que ele perdeu ontem - com isso, ele recobra o embalo na luta pela geral.

Mesma sorte não tiveram Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) e Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep). O primeiro, certamente sofrendo com as dificuldades de recuperar o corpo depois de uma quena na primeira etapa, acabou sobrando do bloco ainda no começo do estágio. No fim, ele cruzou a linha com 25 minutos de atrasou, dizendo adeus à qualquer chance de vencer o Tour.

Já Alaphilippe ainda tentou fazer uma graça na última subida do dia. Porém, logo depois de atacar o pelotão dos favoritos, o francês quebrou de forma espetacular. Ele precisou de 19 minutos a mais do que o vencedor para terminar o estágio.

O britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott) fez o que pode para defender sua amarela. Durante as várias acelerações na subida final, ele acabou sendo distanciado. Mas, em todas as ocasiões conseguiu manter a calma e recuperar o contato. No fim, ele conseguiu cruzar a meta junto com os outros favoritos para a vitória final.

Primož Roglic (Jumbo-Visma) certamente pareceu ser o homem mais forte hoje. Apesar de não ter atacado, ele foi um dos maiores responsáveis por trazer de volta todos os que tentaram a sorte montanha acima.

Próxima Etapa

A etapa de amanhã, o segundo dia nos Pirineus, está coalhada de subidas bastante inclinadas. Trata-se de uma cenário favorável para escaladores puros e também para a vitória da fuga. A etapa 9 ainda vai exigir uma boa dose de habilidade dos ciclistas nas descidas - muitas delas prometem fortes emoções.

Foto 76248

A organização da prova colocou segundos de bonificação no topo da última escalada do dia. Por conta disso, se a fuga cruzar primeiros, isso pode significar uma pequena trégua no pelotão dos favoritos. Porém, assim como vimos acontecer hoje, isso não necessariamente é verdade. Com uma etapa tão dura e aberta, é de se esperar que a camisa amarela mude de mãos.

Resultados da etapa

1 Nans Peters (Fra) AG2R la Mondiale 04:02:12
2 Toms Skujins (Lat) Trek-Segafredo 00:00:47
3 Carlos Verona Quintanilla (Spa) Movistar Team 00:00:47
4 Ilnur Zakarin (Rus) CCC Team 00:01:09
5 Neilson Powless (USA) EF Pro Cycling 00:01:41
6 Ben Hermans (Bel) Israel Start-Up Nation 00:03:42
7 Quentin Pacher (Fra) B&B Hotels-Vital Concept 00:03:42
8 Søren Kragh Andersen (Den) Team Sunweb 00:04:04
9 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 00:06:00
10 Romain Bardet (Fra) AG2R la Mondiale 00:06:38

Classificação geral

1 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 34:44:52
2 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 00:00:03
3 Guillaume Martin (Fra) Cofidis 00:00:09
4 Romain Bardet (Fra) AG2R la Mondiale 00:00:11
5 Egan Arley Bernal Gomez (Col) Ineos Grenadiers 00:00:13
6 Nairo Quintana (Col) Team Arkea-Samsic 00:00:13
7 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team 00:00:13
8 Rigoberto Uran (Col) EF Pro Cycling 00:00:13
9 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 00:00:48
10 Enric Mas Nicolau (Spa) Movistar Team 00:01:00


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.