MENU

Tour de France 2020 #5 - Van Aert vence, Alaphilippe sofre penalização e perde a amarela

Quinta etapa do Tour de France prometia calma na disputa pela amarela, mas penalização de líder muda tudo

Um estágio sem fuga, com chegada no plano e apenas algumas montanhas não muito duras ao longo da etapa. No papel, o que parecia ser um dia de tranquilidade no controle da camisa amarela para Julian Alaphilippe e a Deceuninck-QuickStep terminou com uma penalização por tempo e a perda da camisa amarela.

Jumbo-Visma / Divulgação
Jumbo-Visma / Divulgação

Conforme previsto, a etapa terminou no sprint, com a Jumbo - Visma levando mais uma com a jovem revelação belga Wout van Aert. O segundo posto ficou com Cees Bol (Team Sunweb) e o terceiro com Sam Bennett (Deceuninck-Quickstep). Alaphilippe cruzou em décimo sexto, com o mesmo tempo do vencedor, mas sofreu uma penalização que custou 20 segundos.

O atleta tomou um gancho por pegar uma garrafinha de água de um membro de sua equipe quando faltavam 17km para a chegada. Existe uma regra que diz que, nos últimos 20km, o atleta não pode receber alimentos do time. A pena prevista é uma multa de 200 francos suíços e 20 segundos a mais no tempo total do atleta.

"Sabia que era uma etapa boa para mim e me sinto feliz pela equipe ter me dado a oportunidade de tentar. Se você só tem uma oportunidade de vencer e consegue, é melhor ainda", afirmou o vencedor.

Quilômetro final



Classificação geral e próxima etapa


Com a penalização, Julian Alaphilippe cai para a décima sexta colocação na classificação geral, devendo 16 segundos para o atual líder: o britânico Adam Yates da Mitchelton-Scott. Por conta de sua característica de atleta para vencer etapas, muito provavelmente não veremos mais o francês de amarela nessa edição do Tour - porém, esta grande volta já mostrou que não teremos dias muito previsíveis daqui pra frente.

Jumbo-Visma / Divulgação
Jumbo-Visma / Divulgação

Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vencedor da etapa de ontem com chegada ao alto e um dos maiores cotados para a vitória na classificação geral, está em segundo lugar com uma atraso de 3 segundos. O terceiro posto pertence à Tadej Pogacar (UAE Team Emirates).

Esta classificação, porém, tem tudo para mudar amanhã, já que na sexta etapa teremos mais uma chegada ao alto - desta vez no topo do Mont Aigoual, subida que nunca figurou com chegada no Tour, mas tem 8km de extensão com inclinação média de 4%.

Não será um dia para escaladores puros e muito provavelmente veremos um atleta que sobe bem e tem explosividade sendo o primeiro a cruzar a meta.

Resultados da etapa

1 Wout van Aert (Bel) Team Jumbo-Visma 04:21:22
2 Cees Bol (Ned) Team Sunweb
3 Sam Bennett (Irl) Deceuninck-Quickstep
4 Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe
5 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo
6 Luka Mezgec (Slo) Mitchelton-Scott
7 Bryan Coquard (Fra) B&B Hotels-Vital Concept
8 Caleb Ewan (Aus) Lotto Soudal
9 Clement Venturini (Fra) AG2R la Mondiale
10 Hugo Hofstetter (Fra) Israel Start-Up Nation

Classificação geral

1 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 22:28:30
2 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 00:00:03
3 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 00:00:07
4 Guillaume Martin (Fra) Cofidis 00:00:09
5 Egan Arley Bernal Gomez (Col) Ineos Grenadiers 00:00:13
6 Tom Dumoulin (Ned) Team Jumbo-Visma 00:00:13
7 Nairo Quintana (Col) Team Arkea-Samsic 00:00:13
8 Esteban Chaves (Col) Mitchelton-Scott 00:00:13
9 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team 00:00:13
10 Romain Bardet (Fra) AG2R la Mondiale 00:00:13


Conteúdo Relacionado

Comentários