MENU

Tour de France 2020 #15 - Pogacar vence, Roglic mantém controle da amarela

Com chegada ao alto da HC Grand Colombier, etapa ainda foi marcada por quebra espetacular de Egan Berna e Nario Quintana

Um bom dia para o torcedor de ciclismo Esloveno e um não tão bom assim para os colombianos. Isso porque, no topo do Grand Colombier, em uma chegada em uma montanha fora de categoria duríssima, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) foi o mais rápido a cruzar a linha. Logo atrás dele, mantendo um controle absoluto sobre a camisa amarela, passou Primoz Roglic (Team Jumbo-Visma).

Foto 76296
    UAE Team Emirates / Divulgação

A vitória de Pogacar veio depois que Richie Porte (Trek-Segafredo) acelerou a 350 metros da chegada para despedaçar de vez o grupo dos ponteiro. Na aceleração, apenas Pogacar e Roglic foram capazes de seguir. Porém, a 100 metros da chegada, foi a vez do camisa branca acelerar com enorme disposição para cruzar a meta em primeiro.

Infelizmente para a Ineos e Egan Bernal, o colombiano certamente disse adeus a defesa de sua camisa amarela do ano passado. A 12km da chegada, pouco depois do início do Grand Colombier, o jovem atleta, ainda guarnecido de dois gregários, acabou sobrando do grupo dos favoritos e começou a perder tempo de forma acelerada. No fim do estágio, seu deficit de tempo era maior do que sete minutos.

Além dele, Nairo Quintana (Arkea-Samsic) e Guillaume Martin (Cofidis) também perdendo bastante tempo e acabaram cruzando a meta com quase 4 minutos de atraso para o vencedor.

Jumbo no controle

O dia foi marcado pelo ritmo insano imposto pela Jumbo-Visma nos trechos montanhosos da competição. Tanto é que a fuga, que nunca chegou a abrir uma larga vantagem, acabou neutralizada bem longe da chegada, ainda dentro da penúltima subida do estágio.

"Achamos que hoje seria um dia que iria para a fuca, mas a Jumbo colocou um ritmo muito forte o dia todo e dificultou as coisas. No fim, estava esperando o sprint. Estou muito feliz em voltar a vencer", afirmou Pogacar.

Durante a derradeira escalada do dia, a Jumbo elevou seu nível e exerceu um controle absoluto do pelotão. Destaques para o incrível trabalho de Wout van Aert, que não tem o menor perfil de escalador mas chegou no mesmo grupo que Bernal.

Além dele, Tom Dumoulin mostrou estar com as pernas em dia ao puxar Roglic por boa parde da subida e, depois de colocar de lado para encerrar sua tarefa, ainda teve forças para cruzar a meta com apenas 34 segundos de atraso para o vencedor.

Sprint Final



Classificação geral e próxima etapa

Como era de se esperar, enormes mudanças na disputa pela camisa amarela, a começar pela queda para décimo terceiro de Egan Bernal. Agora, a competição tem Primoz Roglic na liderança com 40 segundos de vantagem sobra Pogacar. Uran está em terceiro devendo 01:34 para o líder - apesar disso, o colombiano também não cruzou a linha de chegada entre os melhores do dia - ele perdeu 16 segundos para a ponta.

Foto 76298
    ASO

Amanhã o Tour de France terá seu segundo dia de descanso e, na terça-feira, teremos mais montanhas que prometem separar o joio do trigo. A etapa terá cinco subidas categorizadas e chegada ao alto do Villard-de-Lans - Côte. A montanha final será precedida de um trecho de descidas roladas com cerca de 20km de extensão, com uma rampa de 2.3km posicionada antes da meta.

Foto 76297
    ASO

Resultados da etapa

1 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 4:34:13
2 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma
3 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo 0:00:05
4 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team 0:00:08
5 Enric Mas Nicolau (Spa) Movistar Team 0:00:15
6 Sepp Kuss (USA) Team Jumbo-Visma 0:00:15
7 Mikel Landa Meana (Spa) Bahrain McLaren 0:00:15
8 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 0:00:15
9 Rigoberto Uran (Col) EF Pro Cycling 0:00:18
10 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:00:24

Classificação geral

1 Primoz Roglic (Slo) Team Jumbo-Visma 65:37:07
2 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 00:00:40
3 Rigoberto Uran (Col) EF Pro Cycling 00:01:34
4 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Astana Pro Team 00:01:45
5 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 00:02:03
6 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo 00:02:13
7 Mikel Landa Meana (Spa) Bahrain McLaren 00:02:16
8 Enric Mas Nicolau (Spa) Movistar Team 00:03:15
9 Nairo Quintana (Col) Team Arkea-Samsic 00:05:08
10 Tom Dumoulin (Ned) Team Jumbo-Visma 00:05:12


Conteúdo Relacionado

Comentários