home

Tour De France 2019 #8 - De Gendt vence da fuga, Alaphilippe recupera amarela

Etapa ainda contou com tombo na equipe Ineos e Pinot ganhando tempo na classificação geral


13 JUL, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


Amanha, os torcedores franceses do ciclismo terão dois motivos adicionais para comemorarem o dia da Bastilha. Isso porque, ao final do oitavo estágio do Tour de France 2018, não só Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) recuperou sua camisa amarela, como Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) ganhou moral ao colocar alguns segundos em seus adversários na classificação geral. O estágio ainda contou com uma vitória espetacular de Thomas De Gendt (Lotto Soudal).

Foto 72713
   ASO / Alex Broadway

Especialista em fugas, o belga foi o último remanescente do movimento de 4 atletas que começou logo no começo da etapa de 200km e 3800 metros de ganho vertical. Para vencer, ele dispensou Alessandro De Marchi (CCC Team) na escalada final do Côte de la Jaillère e segurou as pontas quando Pinot e Alaphilippe atacaram do pelotão principal em busca da vitória - o que não aconteceu por apenas 6 segundos.

O movimento trouxe de volta a camisa amarela para Alaphilippe, que havia sido perdida para Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) na etapa 6 com chegada no La Planche des Belles Filles. Além dos segundos de bonificação no topo da última subida do dia, a dupla ainda conseguiu manter a vantagem na descida que antecedia a meta, cruzando com cerca de 20 segundos de vantagem para os outros favoritos na classificação geral.

Outro fato importante desta etapa foi o tombo sofrido pela Ineos a 15km da meta, em um momento chave do estágio. O acidente aconteceu quando Michael Woods (EF Education) caiu, levando consigo Michal Kwiatkowski, Gianni Moscon e Geraint Thomas. O atual campeão do Tour não se machucou e rapidamente remontou em sua bicicleta, imprimindo um ritmo fortíssimo para reconectar-se com o grupo de favoritos - o tombo, porém, impediu que ele acompanhasse Alaphilippe e Pinot em sua aceleração.

Amanha, o pelotão vai encarar mais uma etapa em terreno misto com subidas que favorecem especialistas em clássicas com boas habilidades nas subidas. De cara, Alaphilippe seria um dos favoritos, mas vestindo a camisa amarela ele terá muito trabalho para conseguir escapar do pelotão.

Resultados - Etapa 8

1 Thomas De Gendt (Bel) Lotto Soudal 5:00:17
2 Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ 0:00:06
3 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep
4 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb 0:00:26
5 Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe
6 Matteo Trentin (Ita) Mitchelton-Scott
7 Xandro Meurisse (Bel) Wanty-Gobert
8 Greg Van Avermaet (Bel) CCC Team
9 Egan Bernal (Col) Team Ineos
10 Geraint Thomas (GBr) Team Ineos

Classificação geral - etapa 8

1 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep 34:17:59
2 Giulio Ciccone (Ita) Trek-Segafredo 0:00:23
3 Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ 0:00:53
4 George Bennett (NZl) Team Jumbo-Visma 0:01:10
5 Geraint Thomas (GBr) Team Ineos 0:01:12
6 Egan Bernal (Col) Team Ineos 0:01:16
7 Steven Kruijswijk (Ned) Team Jumbo-Visma 0:01:27
8 Rigoberto Uran (Col) EF Education First 0:01:38
9 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team 0:01:42
10 Emanuel Buchmann (Ger) Bora-Hansgrohe 0:01:45


Comentários



Relacionados