home

Tour de France 2019 #16 - Ewan vence, Thomas, Quintana e Fuglsang sofrem acidentes

Etapa plana teve chegada em sprint e alguns favoritos para a classificação geral sofrendo acidentes de diferentes gravidades


23 JUL, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


A etapa 16 do Tour de France 2019 foi projetada para ser um dia tranquilo, com chegada voltada aos velocistas. A ideia da organização era permitir que as pernas dos atletas voltassem a funcionar corretamente depois do segundo dia de descanso da grande volta francesa. Apesar disso, diversos atletas acabaram envolvendo-se em tombos em momentos diferentes e com resultados variados.

Foto 72806
   Pauline Ballet / ASO

A vitória do dia ficou com o australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), que soube aproveitar-se do trem de embalo da Deceuninck-QuickStep e da aceleração hesitante de Elia Viviani para superar o velocista do time belga, conquistando assim seu segundo lugar mais alto do pódio neste Tour. A camisa amarela segue com Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep).

Com o vento soprando levemente de lado nos últimos 100km, o medo da formação de echelons e dos cortes no bloco que resultam do fenômeno, o nervosismo no pelotão rapidamente começou a aumentar. A 26km da meta, Jakob Fuglsang (Astana Pro Team) envolveu-se em uma queda com outros atletas e acabou abandonando. Antes dele, ainda a 135km da chegada, o britânico Geraint Thomas (Ineos) também caiu - o custo foram alguns ralados e nada mais grave aparentemente.

Outro que veio ao solo foi Nario Quintana, que ficou retido em um pequeno engavetamento que aconteceu a apenas 11km da meta. Apesar de não ter se machucado, ele perdeu mais um minuto na classificação geral - apesar disso, Nairo oficialmente já está trabalhando para seu companheiro Mikel Landa.

Amanhã, a grande volta deve retornar para ass montanhas em uma etapa de 200km, duas subidas categorizadas e chegada em descida - um dia planejado para uma vitória da fuga. Apesar disso, Alaphilippe vai precisar de atenção para não se perder do grupo dos favoritos na subida final: uma rampa de 5,2km e inclinação média de 5%.

Resumo da etapa



Resultados - Etapa 16

1 Caleb Ewan (Aus) Lotto Soudal 3:57:08
2 Elia Viviani (Ita) Deceuninck-QuickStep
3 Dylan Groenewegen (Ned) Team Jumbo-Visma
4 Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe
5 Niccolò Bonifazio (Ita) Total Direct Energie
6 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb
7 Matteo Trentin (Ita) Mitchelton-Scott
8 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo
9 Alexander Kristoff (Nor) UAE Team Emirates
10 Andrea Pasqualon (Ita) Wanty-Gobert

Classificação geral - Etapa 16

1 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep 64:57:30
2 Geraint Thomas (GBr) Team Ineos 0:01:35
3 Steven Kruijswijk (Ned) Team Jumbo-Visma 0:01:47
4 Thibaut Pinot (Fra) Groupama-FDJ 0:01:50
5 Egan Bernal (Col) Team Ineos 0:02:02
6 Emanuel Buchmann (Ger) Bora-Hansgrohe 0:02:14
7 Mikel Landa (Spa) Movistar Team 0:04:54
8 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:05:00
9 Rigoberto Uran (Col) EF Education First 0:05:33
10 Richie Porte (Aus) Trek-Segafredo 0:06:30


Comentários



Relacionados