home

Tour de France 2019 #10 - van Aert vence e favoritos perdem tempo com quebras no pelotão

Décimo estágio do Tour deveria ter sido tranquilo, mas fortes ventos colocam diversos favoritos para a geral em dificuldades


15 JUL, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


Wout van Aert (Jumbo-Visma) conquistou hoje sua primeira vitória individual em etapas do Tour de France. O resultado do atleta só foi possível porque Dylan Groenewegen, velocista principal da Jumbo-Visma, acabou sendo cortado do grupo dos ponteiros graças ao vento cruzado que despedaçou o pelotão, trazendo grandes prejuízos para diversos favoritos na classificação geral.

Foto 72718
   ASO / Pauline Ballet

As fraturas no bloco começaram a acontecer a cerca de 30km da chegada, quando a Ineos e mais algumas equipes forçaram a velocidade na frente. O esforço foi bem sucedido, com Thibaut Pinot (Groupama FDJ), Richie Porte (Trek-Segafredo), Rigoberto Uran (EF Education First) e Jakob Fuglsang (Astana) cedendo 1m40s na linha de chegada para o grupo contendo Nairo Quintana, Julian Alaphilippe, Geraint Thomas e Egan Bernal - o resultado é especialmente triste para Pinot, que havia atacado corajosamente na etapa 8 da prova para roubar alguns segundos.

Com o segundo posto ficando para Elia Viviani (Deceuninck-QuickStep) e o terceiro para Caleb Ewan (Lotto Soudal), van Aert teve muitos motivos para comemorar. "Não acredito que superei esses caras no sprint. Me desculpem, eu ainda não consigo acreditar. Está acima de todas as coisas. Senti nos últimos 10 dias o tamanho dessa prova e vencer na minha primeira participação....UAU", disse o vencedor.

Amanhã, o pelotão terá seu primeiro dia de descanso deste Tour e, na quarta-feira, a organização preferiu uma etapa mais plana, talvez para evitar que algum dos favoritos sofra com a "maldição do dia de descanso", que frequentemente prejudica atletas que sofrem com a falta de ritmo depois de um dia sem pedalar.

Resumo da etapa



Resultados - Etapa 10

1 Wout Van Aert (Bel) Team Jumbo-Visma 4:49:39
2 Elia Viviani (Ita) Deceuninck-QuickStep
3 Caleb Ewan (Aus) Lotto Soudal
4 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb
5 Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe
6 Jasper Philipsen (Bel) UAE Team Emirates
7 Sonny Colbrelli (Ita) Bahrain-Merida
8 Matteo Trentin (Ita) Mitchelton-Scott
9 Oliver Naesen (Bel) AG2R La Mondiale
10 Greg Van Avermaet (Bel) CCC Team

Classificação geral - etapa 10

1 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep 43:27:15
2 Geraint Thomas (GBr) Team Ineos 0:01:12
3 Egan Bernal (Col) Team Ineos 0:01:16
4 Steven Kruijswijk (Ned) Team Jumbo-Visma 0:01:27
5 Emanuel Buchmann (Ger) Bora-Hansgrohe 0:01:45
6 Enric Mas (Spa) Deceuninck-QuickStep 0:01:46
7 Adam Yates (GBr) Mitchelton-Scott 0:01:47
8 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:02:04
9 Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates 0:02:09
10 Giulio Ciccone (Ita) Trek-Segafredo 0:02:32


Comentários



Relacionados