MENU

Tour de France 2018 #17 - Quintana vence, Thomas amplia vantagem e Froome perde tempo

Etapa de apenas 65km e muitas subidas ainda viu Dumoulin assumir segundo posto na geral

A etapa 17 do Tour de France foi um pouco diferente da maioria. Com apenas 65km, três subidas categorizadas, chegada ao alto de uma HC e largada com grid, o dia contou com bastante movimentação do inicio ao fim. No fim, Nairo Quintana (Movistar) foi o vencedor, enquanto Geraint Thomas (Sky) deu um importante passo rumo a camisa amarela em Paris.

Foto 68905
    ASO / Alex Broadway

A preparação para o ataque vencedor de Quintana começou logo na largada, com seu companheiro de Movistar Alejandro Valverde integrando a fuga que partiu no começo da etapa. Na metade da última subida do dia, o duríssimo Saint-Lary-Soulan com 16km e inclinação média de quase 9%, Quintana aproveitou-se do passo imposto por seu companheiro Marc Soler para atacar junto com Dan Martin (UAE Team Emirates).

No momento do ataque de Quintana, Tanel Kangert (Astana) liderava na estrada, mas o colombiano estava inspirado hoje, fazendo Martin rapidamente sobrar de roda para depois chegar em Valverde. Depois que o espanhol fez o seu trabalho, Quintana partiu em busca do líder para conquistar sua primeira etapa de Tour de France em cinco anos.

Foto 68906
    ASO / Alex Broadway

Martin mais uma vez deu show e cruzou em segundo, apesar de ter pedalado sozinho durante boa parte da subida, ele resistiu a aceleração do grupo da camisa amarela para cruzar a meta com apenas 28 segundos de atraso para Nairo.

Thomas mas líder do que nunca, Dumoulin em segundo

Com Thomas na amarela em Froome em segundo lugar em condições físicas aparentemente semelhantes, a situação da liderança da Sky seguiu totalmente indefinida até perto da linha de chegada - até que um ataque de Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) colocou o tetracampeão do Tour em dificuldades.

Com Roglic sendo capturado por Egan Bernal (Sky) e Froome perdendo contato, Dumoulin sentiu que era uma boa oportunidade e atacou a menos de 2km da meta, sendo seguido apenas por Thomas, Roglic e Steven Kruijswijk (LottoNL-Jumbo). Bernal foi forçado a recuar para rebocar Froome.

Foto 68907
    ASO / Alex Broadway

Perto da chegada o britânico na amarela atacou novamente para cruzar a linha em terceiro lugar, devendo 47 segundos para o vencedor. Roglic, Dumoulin e Kruijswijk passaram cinco segundos depois de Thomas. Já Froome cedeu 01:35 para Quintana na chegada.

O resultado amplia a liderança de Thomas na amarela, que agora tem 01:59 de vantagem sobre Dumoulin. Froome cai para terceiro devendo agora 02:31 para o líder na geral e com apenas 16 segundos de vantagem para Roglic.

A situação tende a seguir inalterada amanha, já que a etapa é bastante plana com um perfil para os velocistas sobreviventes. A etapa 19 é repleta de montanhas, mas sua chegada acontece em descida - limitando as chances de ataque. Com isso, a única grande oportunidade para mudanças na geral é o contra-relógio da etapa 20.

Com menos de 3 minutos separando os quatro primeiros colocados e atletas com condições semelhantes, realmente este Tour de France tem tudo para ser definido "nos pênaltis". Porém, seguindo como está, Thomas tem boas chances de levar a amarela até Paris.

Resumo da etapa



Resultados - Etapa 17

1 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 2:21:27
2 Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates 0:00:28
3 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 0:00:47
4 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo 0:00:52
5 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
6 Steven Kruijswijk (Ned) LottoNL-Jumbo 0:01:05
7 Egan Bernal (Col) Team Sky 0:01:33
8 Chris Froome (GBr) Team Sky 0:01:35
9 Mikel Landa (Spa) Movistar Team
10 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin 0:02:01

Classificação Geral - Etapa 17

1 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 70:34:11
2 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb 0:01:59
3 Chris Froome (GBr) Team Sky 0:02:31
4 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo 0:02:47
5 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:03:30
6 Steven Kruijswijk (Ned) LottoNL-Jumbo 0:04:19
7 Mikel Landa (Spa) Movistar Team 0:04:34
8 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 0:05:13
9 Daniel Martin (Irl) UAE Team Emirates 0:06:33
10 Jakob Fuglsang (Den) Astana Pro Team 0:09:31


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.