MENU

Tour de France 2017 - Etapas para ficar de olho

Com a largada do Tour de France 2017 marcada para o próximo sábado, dia primeiro de julho, em Dusseldorf, na Alemanha, todos os focos voltam-se para a grande volta francesa, onde os maiores nomes do esporte disputarão a camisa amarela.

Foto: ASO/A.Broadway

Confira a seguir as etapas que, no papel, possuem maior possibilidade de definir o resultado da classificação geral. Porém, como já estamos acostumados a ver, todas as etapas de uma competição de bicicleta podem ser decisivas.

Etapa 1- Düsseldorf - ITT de 14km

imagem

Embora não seja um momento extremamente importante, a primeira etapa definirá o primeiro camisa amarela, o que pode definir como será o jogo entre as equipes no início da competição.

Mesmo que nenhum dos favoritos vença, a etapa marcará quem sai com vantagem no início da competição.

Etapa 5 - La Planche des Belles Filles, 160.5km - Chegada ao alto

imagem

Com pouco mais de 160km, duas subidas categorizadas e chegada ao alto de uma escalada de categoria 1, a etapa provavelmente verá a camisa amarela mudando de mãos e, daqui pra frente, quem vestir a camisa fica na obrigação de defende-lá.

Além disso, com uma subida final com quase 6km e inclinação média de 8.5% e máxima de 20%, trata-se do primeiro desafio com montanhas mais longas e inclinadas - um dia que servirá como um excelente indicativo da forma geral dos competidores.

Etapa 9 - Nantua – Chambéry, 181.5km - Montanhas

imagem

Totalizando sete escalas, sendo três delas HC, provavelmente esta será a etapa mais dura do Tour de France deste ano. Além disso, como o dia já começa em subida, provavelmente veremos uma fuga se formando logo de cara.

Com cerca de 50km rodados, teremos a escalada do Col de la Biche, a primeira HC do dia, com 10km e média de 9%. Logo em seguida, o pelotão passará pelo lado mais duro do Grand Colombier, que tem trechos de até 20% de inclinação.

Depois da descida do Colombier, um trecho mais plano com cerca de 30km levará o bloco para o Mont du Chat, que eleva-se a mais de 1500m ao longo de quase 9km de escaladas com média de mais de 10%. Depois deste desafio, uma descida extremamente técnica levará o grupo até um trecho plano de cerca de 12km que antecederá a chegada.

Em um dia duro como este, qualquer problema técnico, fraqueza ou dificuldade de alimentação pode resultar em uma perda de tempo significativa.

Etapa 12 - Pau – Peyragudes, 214.5km - Chegada ao alto

imagem

Trata-se de uma etapa extremamente longo com seis subidas categorizadas e chegada ao alto. No papel, não devemos esperar muita agressividade dos ciclistas, principalmente por conta da etapa seguinte.

Porém, por ser um dia bastante duro e longo, não será uma surpresa se algum dos favoritos para a amarela apresentar fraquezas - um problema sério em um dia longo como este.

Etapa 13 - Saint-Girons – Foix, 101km - Etapa explosiva

imagem

Com apenas 101km e e três escaladas de categoria 1, trata-se de um dia que tem tudo para ser bastante emocionante. Afinal, como já vimos em outras ocasiões, quilometragens pequenas e montanhas são a combinação perfeita para estágios extremamente explosivos.

Trata-se de uma etapa de emboscadas, ondem qualquer ataque surprese, seja ele na subida ou na descida, pode resultar em grandes alterações na classificação geral.

A última escalada do dia será o Mur de Péguère, que até começa de forma suave mas tem seus últimos quilômetros sempre com mais de 10% de média, fechando com quase 20% de inclinação.

Depois da subida, serão quase 30km de descidas que vão perdendo inclinação na aproximação para a meta - um cenário que forçara os atacantes a trabalharem duro para não serem engolidos pelos perseguidores.

Etapa 18 - Briançon – Col d’Izoard, 178km - Chegada ao alto

imagem

Serão quase 180km, três subidas categorizadas e chegada no Col d’Izoard, uma montanha HC com nada menos do que 14km e 7,3% de inclinação média e uma altitude de 2360m - vale lembrar que, acima de 2000m, existe uma séria dificuldade de oxigenação dos atletas.

Com o Tour já na reta final e um contra-relógio marcado para a etapa 20, é de se esperar que os escaladores natos tentem de tudo para colocar tempo em ciclistas menos eficientes na subida e fortes no ITT - tudo para garantir a vitória ou uma melhor colocação na classificação geral.

Etapa 20 Marseille, 22.5km - ITT

imagem

Com pouco menos de 23km, a etapa 20 promete será a última oportunidade para definir a classificação geral do Tour. Porém, apesar de ser um contra-relógio, a presença de uma subida curta e inclinada no trecho final pode bagunçar o ritmo dos roladores puros.

Todavia, por ser uma etapa curta, não devemos esperar grandes diferenças de tempo entre os favoritos. De uma forma ou de outra, trata-se da última chance de virar o jogo ou reter a camisa amarela até o fim da competição, que acontece no dia seguinte em Paris.