MENU

Tour de France 2015 #17 - Simon Geschke vence em Pra-Loup

Van Garderen fica doente depois do dia de descanso e abandona a prova

Hoje, com a chegada das etapas nos Alpes, o Tour de France entrou oficialmente em sua reta final. Foi um dia marcado por muitas emoções e uma vitória bastante suada do alemão Simon Geschke, da Giant-Alpecin. Durante o dia, os atletas cruzaram um trajeto montanhoso de 161 km em meio aos Alpes Franceses. Dentre os desafios, existia a descida do Col d'Allos, uma montanha de categoria 1 com o asfalto bastante ruim, cheio de remendos e pedriscos soltos que fez algumas vítimas importantes para a etapa e também para a classificação geral.

Logo no início, Tejey Van Garderen, atleta da BMC que estava em terceiro lugar na geral, perdeu contato com o pelotão quando Nairo Quintana (Movistar), lançou um ataque para testar as pernas de seus oponentes na primeira subida.

Com cerca de 100 km para a chegada, um grande grupo com 28 atletas se destacou do pelotão. Enquanto isso, Van Garderen ia perdendo cada vez mais terreno, mesmo sendo escoltado por seus companheiros de equipe. No grupo principal, a Sky mantinha o passo elevado para proteger Froome. Porém, a 75 km da chegada, o bloco desacelerou e o americano da BMC conseguiu voltar para o pelotão do camisa amarela.

Logo em seguida, Alberto Contador acelerou e conseguiu abrir uma pequena vantagem. Protegendo seu líder Nairo Quintana, a Movistar foi para a frente e conseguiu trazer Contador de volta. Depois disso, a Sky voltou a liderar o grupo, evitando novos ataques dos concorrentes de Froome. Enquanto isso, a fuga continuava abrindo vantagem - neste momento, eles tinham quase quatro minutos de liderança.

imagem

Chegava então a antepenúltima subida do dia, o Col de la Colle Saint-Michel. Logo no início da montaha, Tejay Van Garderen começou a perder terreno novamente. Enquanto seus companheiros de equipe seguiam em frente, o atleta americano finalmente jogava a toalha, abandonando o Tour de France por motivos de doença.

Durante a subida, a Sky controlou diversos ataques e a fuga começou a perder terreno com o aumento de velocidade do grupo principal. Com 66 km para a chegada, a vantagem dos escapados era de apenas 2'48. Porém, na descida do Col de la Colle Saint-Michel, com 57 km restantes de prova, a fuga voltou a abrir vantagem rumo a penúltima subida do percurso, o Col d'Allos, onde Simon Geschke faria seu ataque vencedor.

Aproveitando-se da falta de organização da fuga, o alemão acelerou subida acima e imediatamente abriu vantagem. Ao cruzar a marca de 37 km para a meta, ele estava com uma liderança de 50 segundos. Na metade da montanha, o grupo perseguidor havia se desmontado e somente Thibaut Pinot (FDJ) e Andrew Talansky seguiram na captura do alemão. Pouco atrás, o colombiano Rigoberto Uran também tentava chegar ao líder.

No topo, Pinot subia sozinho com cerca de um minuto de desvantagem para Geschke. Por ser um escalador melhor, ele tinha tudo para alcançar o alemão na última subida do dia. Porém, durante a descida do Col d'Allos, um tombo acabou com suas pretensões de vitória. Embora não tenha se machucado, a confiança de Pinot foi abalada e ele acabou sendo alcançado por Talansky, Uran e Mathias Frank (IAM Cycling).

Na última subida da etapa, o alemão conseguiu segurar-se na ponta. Mesmo se esforçando muito, Andrew Talansky acabou cruzando a meta com 32 segundos de desvantagem, enquanto Uran passou em terceiro, um minuto depois do vencedor.

Na luta pela classificação geral, Alberto Contador acabou perdendo mais de dois minutos para Froome graças a um tombo na descida do Col d'Allos. Nairo Quintana e Vincenzo Nibali até que tentaram, porém o camisa amarela conseguiu defender-se dos ataques de seus concorrentes diretos pelo título de campeão do Tour de France.

Resultado da etapa

1 Simon Geschke (Ger) Team Giant-Alpecin 4:12:17
2 Andrew Talansky (USA) Cannondale-Garmin Pro Cycling Team 0:00:32
3 Rigoberto Uran (Col) Etixx - Quick-Step 0:01:01
4 Thibaut Pinot (Fra) FDJ.fr 0:01:36
5 Mathias Frank (Swi) IAM Cycling 0:01:40
6 Steven Kruijswijk (Ned) Team LottoNL-Jumbo 0:02:27
7 Nicolas Roche (Irl) Team Sky 0:03:02
8 Jonathan Castroviejo (Spa) Movistar Team 0:03:04
9 Serge Pauwels (Bel) MTN - Qhubeka 0:03:05
10 Adam Yates (GBr) Orica GreenEdge

Classificação geral

1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 69:06:49
2 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:03:10
3 Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:04:09
4 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 0:06:34
5 Alberto Contador (Spa) Tinkoff-Saxo 0:06:40
6 Robert Gesink (Ned) Team LottoNL-Jumbo 0:07:39
7 Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 0:08:04
8 Mathias Frank (Swi) IAM Cycling 0:08:47
9 Bauke Mollema (Ned) Trek Factory Racing 0:11:47
10 Warren Barguil (Fra) Team Giant-Alpecin


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.