MENU

Tour de France #18 - Bardet vence etapa com ataque longo e velocidade na descida

Pierre Rolando passa em segundo fazendo uma dobradinha francesa

Hoje, os franceses tiveram motivos para comemorar. Depois de uma maré de azar que assolou os atletas do país, Romain Bardet (Ag2r) levou a etapa com um ataque corajoso na descida do Col Du Glandon, depois de fazer parte de uma grande fuga se destacou do pelotão logo nos primeiros quilômetros. Em segundo lugar, Pierre Rolland completou uma dobradinha de franceses no pódio.

Para garantir a manutenção de sua camisa de melhor escalador do Tour, Joaquin Rodriguez atacou na primeira montanha da etapa, criando uma fuga de quase 30 ciclistas que seguiria livre do pelotão até a linha de chegada.

Passando pela marca de 75 km para a meta, uma série de acelerações de Thomas De Gent desmontou o grupo dos escapados. Logo a frente, a 65 km do fim, começaria a o Col Du Glandon, uma montanha HC com quase 30 km de subida. No início dela, De Gent foi capturado e deixado para trás.

Conforme os atletas foram subindo a montanha, o grupo dos lideres foi ficando cada vez menor - somente 11 ainda resistem na ponta a 58 km da meta. Dentre eles, estavam Joaquim Rodriguez (Katusha), Romain Bardet (Ag2r), Pirre Rolland (Europcar), Winner Anaconda (Movistar) e Jakob Fuglsang (Astana)

No pelotão, a Sky mantinha um ritmo moderado. Enquanto isso, lá na frente, Fuglsang, apertou o passo, fazendo a vantagem dos escapados subir de 2’30 para 3’30 em apenas alguns quilômetros. Porém, ao se distrair olhando para trás, ele desviou para a esquerda e foi atingido por uma moto da organização.

Depois disso, Romain Bardet e Winner Anaconda aceleram na frente, mas Bardet conseguiu cruzar o topo da montanha sozinho. Iniciava-se então a jornada solitária do francês, que ainda enfrentaria uma longa descida, alguns quilômetros no plano, uma subida de 10 km e mais uma descida antes de atingir a linha de chegada.

Enquanto isso, no pelotão do camisa amarela, Alberto Contador atacou. Nairo Quintana pensou em responder, mas ao perceber que a Sky não se esforçaria, deixou o espanhol abrir uma pequena vantagem. Vincenzo Nibali também tentou, mas sua aceleração foi neutralizada do Alejandro Valverde, gregário de Quintana na Movistar.

Aproveitando-se de sua grande capacidade nas descidas, Bardet ampliou sua vantagem na descida do Col Du Glandon. Ao chegar ao pequeno trecho plano que antecedeu a última subida do dia, ele tinha 40 segundos de liderança e oito atletas em sua perseguição.

Na última montanha do dia, a 7,6 km da chegada, Pierre Rolland acelerou do grupo perseguidor para tentar alcançar Bardet. Porém, o atleta da Ag2R conseguiu levar a vitória com 33’ de vantagem. Rolland cruzou em segundo completando a dobradinha francesa. Winner Anaconda passou em terceiro fechando o pódio

No grupo principal, Contador acabou sendo pego pelo pelotão do camisa amarela na descida do Col Du Glandon. Auxiliado do Majka, ele ainda tentaria escapar na última montanha do dia, mas a Sky controlou sua aceleração. O mesmo destino teve Vincenzo Nibali, que atacou o grupo faltando 8 km para a meta, mas acabou sendo neutralizado mais uma vez por Valverde. No fim, todos cruzaram a chegada juntos e não tivemos nenhuma alteração significativa na luta pela classificação geral.