home

Tour da Suíça 2019 #4 - Viviani vence, Thomas cai e abandona

Em dia de vitória de velocista italiano, Ineos perde seu segundo líder em poucos dias


18 JUN, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


O campeão nacional italiano Elia Viviani (Deceuninck-QuickStep) venceu hoje na quarta etapa do Tour da Suíça. Ele superou no sprint em grupo Michael Matthews (Team Sunweb) e Peter Sagan (Bora-Hansgrohe), segundo e terceiro colocados respectivamente. O dia ainda foi marcado pela queda e abandono de Geraint Thomas (Team Ineos), que caiu a 30km da chegada e teve que ser levado para o hospital.

Foto 72372

Apesar do perfil relativamente montanhoso, todos os principais velocistas conseguiram superar a subida de categoria 3 do percurso, com o pelotão chegando cheio nos trechos finais da prova. A fuga do dia foi largamente controlada pela Bora-Hansgrohe, que ficou praticamente sem homens no trecho final da competição: uma conturbada aproximação nas ruas de Arlesheim, com o sprint posicionado em uma avenida em linha reta.

Foto 72371

Perto da linha, a Deceuninck-QuickStep assumiu a ponta do bloco e armou a chegada com perfeição para Viviani. Sagan vinha bem posicionado na roda do italiano, mas simplesmente não teve forças para superar seu adversário, um velocista puro que tinha larga vantagem nesta situação. No fim, o eslovaco líder na classificação geral ainda foi superado por Michael Matthews ao calcular errado a "jogada" da bike para cruzar a linha.

Foto 72373

Na classificação geral, Sagan segue na liderança com 10 segundos de vantagem sobre Matthews e 16 sobre Asgreen. Amanha teremos uma etapa em percurso misto com uma grande subida a cerca de 30km da meta, o que torna o resultado bastante difícil de ser previsto.

Ainda não existem maiores informações sobre o estado de saúde de Thomas, que em teoria deveria liderar a Ineos no Tour de France depois do grave acidente sofrido por Chris Froome durante o reconhecimento de percurso do contra-relógio do Criterium du Dauphiné. Seja como for, a equipe já concentrou seus esforços neste Tour da Suíça em Egan Bernal.

Resultados - Etapa 4

1 Elia Viviani (Ita) Deceuninck-QuickStep 3:46:02
2 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb
3 Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe
4 Matteo Trentin (Ita) Mitchelton-Scott
5 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo
6 Sep Vanmarcke (Bel) EF Education First
7 Reinardt Janse Van Rensburg (RSA) Dimension Data
8 Ivan Garcia (Spa) Bahrain-Merida
9 Stan Dewulf (Bel) Lotto Soudal
10 Fabian Lienhard (Swi) Switzerland

Classificação geral - Etapa 4

Peter Sagan (Svk) Bora-Hansgrohe 11:37:28
2 Michael Matthews (Aus) Team Sunweb 0:00:10
3 Kasper Asgreen (Den) Deceuninck-QuickStep 0:00:15
4 Rohan Dennis (Aus) Bahrain-Merida 0:00:16
5 Lawson Craddock (USA) EF Education First 0:00:21
6 Stefan Küng (Swi) Groupama-FDJ 0:00:25
7 Matteo Trentin (Ita) Mitchelton-Scott 0:00:32
8 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe 0:00:33
9 Jonathan Castroviejo (Spa) Team Ineos 0:00:34
10 Luis León Sanchez (Spa) Astana Pro Team


Comentários



Relacionados