MENU

Tour da Suíça 2019 #9 - Bernal conquista título mais importante de sua carreira

Colombiano controla Rohan Dennis nas montanhas e garante camisa amarela

O colombiano Egan Bernal (Ineos) conquistou hoje a vitória na classificação geral do Tour da Suíça, a vitória mais importante de sua carreira. O resultado veio depois de uma bela apresentação, onde ele mostrou ser o mais forte do pelotão nas montanhas e um bom desempenho também no contra-relógio. O vencedor da nona etapa da prova foi Hugh Carthy (EF Education First) em uma impressionante pedalada solitária.

Foto 72443
    Tour da Suíça / Divulgação

Carthy estava entre os atletas que atacaram na primeira das três montanhas do dia e viu-se sozinho na estrada quando ainda faltavam mais de 90km para a meta. O britânico seguiu acelerando sozinho por mais duas montanhas e chegou a abir 4 minutos de vantagem sobre o pelotão. Para vencer, ele precisou manter o passo acelerado o tempo inteiro, inclusive arriscando durante a descida que antecedeu a chegada.

Mais atrás, a Bahrain-Merida peneirou o pelotão até que poucos atletas ainda acompanhavam Denis e Bernal na última escalada da prova. Apesar da desvantagem, o australiano mostrou bastante coragem ao atacar seu adversário na subida e, no momento de sua aceleração, apenas Bernal teve pernas para acompanhar.

A dupla seguiu junta na descida e no plano, com o australiano andando de forma agressiva para tentar, em vão, colocar Bernal em dificuldades. No fim, a dupla cruzou em segundo e terceiro com 1m03s de atraso para o vencedor da etapa.

Com o resultado, Bernal superou Dennis por 19 segundos na disputa pela amarela, com Patrick Konrad (Bora-Hansgrohe) fechando em terceiro com 3m04s de atraso para o colombiano. De longe a conquista mais importante da carreira do jovem colombiano, esta vitória coloca Bernal em uma excelente posição na reta final para o Tour de France.

A grande volta francesa começa em apenas duas semanas e, ao menos em teoria, Bernal trabalhará para tentar assegurar a defesa da camisa amarela de Geraint Thomas, líder absoluto da equipe depois do grave acidente sofrido por Chris Froome no Critérium du Dauphiné. Porém, Thomas também levou um tombo no Tour da Suíça e abandonou a competição.

Mesmo sem sofrer nenhuma lesão grave, perder uma prova de preparação importante antes do Tour pode cobrar um preço na forma física de Thomas. Resta saber se a Ineos trocará de líder caso o britânico esteja andando abaixo do esperado.

Resultados - etapa 9

1 Hugh John Carthy (GBr) EF Education First 3:01:49
2 Rohan Dennis (Aus) Bahrain-Merida 0:01:02
3 Egan Bernal (Col) Team Ineos
4 Mathias Frank (Swi) AG2R La Mondiale 0:01:52
5 Simon Spilak (Slo) Katusha-Alpecin
6 Carlos Betancur (Col) Movistar Team 0:02:15
7 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal
8 Domenico Pozzovivo (Ita) Bahrain-Merida
9 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe
10 Jan Hirt (Cze) Astana Pro Team

Classificação geral final

1 Egan Bernal (Col) Team Ineos 27:43:10
2 Rohan Dennis (Aus) Bahrain-Merida 0:00:19
3 Patrick Konrad (Aut) Bora-Hansgrohe 0:03:04
4 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal 0:03:12
5 Jan Hirt (Cze) Astana Pro Team 0:03:13
6 Simon Spilak (Slo) Katusha-Alpecin 0:03:48
7 Domenico Pozzovivo (Ita) Bahrain-Merida 0:04:14
8 Carlos Betancur (Col) Movistar Team 0:04:35
9 Enric Mas (Spa) Deceuninck-QuickStep 0:04:53
10 Nicolas Roche (Irl) Team Sunweb 0:05:27


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.