MENU

Tour da Califórnia não acontecerá em 2020

Essa foi uma decisão muito difícil de ser tomada afirmam os organizadores

A corrida que se tornou a estreia da UCI na América do Norte, o Tour da Califórnia, foi suspensa em 2020 conforme anunciaram os organizadores nessa terça. A competição por etapas teve sua estréia em 2006 e, ao longo dos anos, tornou-se o principal destino de muitos atletas que não queriam correr o Giro d'Italia antes do Tour de France. Em seu hall de vencedores, figuram nomes como Levi Leipheimer, Chris Horner, Bradley Wiggins, Peter Sagan, Julian Alaphilippe e Egan Bernal.

"Foi uma decisão muito difícil de tomar, mas os princípios da Amgen Tour da Califórnia mudaram desde o lançamento da corrida, há 14 anos", comentou Kristin Klein, presidente da Amgen Tour da Califórnia e vice-presidente executiva da AEG Sports.

Cavendish na edição de 2016
Cavendish na edição de 2016     Divulgação

“Enquanto o ciclismo profissional continua crescendo globalmente e nos deixando muito orgulhosos do trabalho que fizemos para aumentar a relevância do ciclismo profissional, principalmente nos Estados Unidos, mas acabou se tornando cada vez mais desafiador montar a corrida. Essa nova realidade nos forçou a reavaliar nossas opções, e estamos avaliando ativamente todos os aspectos do nosso evento para determinar se existe um modelo de negócios que nos permita relançar com sucesso a corrida em 2021. ”

Apesar do envolvimento dos organizadores do Tour de France, a Amaury Sport Organization (ASO) a partir de 2009, o Tour da Califórnia aparentemente lutou com as dificuldades econômicas do ciclismo, a prova sempre ocorreu Fevereiro, mas depois de quatro anos a corrida mudou-se para Maio. Embora o evento tenha entrado em conflito com o Giro d'Italia, ele ainda conseguiu atrair a atenção de grandes nomes e equipes do ciclismo profissional, assumindo um papel de bastante importância no calendário da UCI.

Alexander Kristoff bate Sagan no sprint em 2016
Alexander Kristoff bate Sagan no sprint em 2016    Katusha

Bob Stapleton, presidente da USA Cycling, e que costumava dirigir uma equipe que competia na corrida, elogiou os organizadores do Tour da Califórnia por seus esforços e ofereceu seu apoio.

“Em nome da USA Cycling, gostaria de agradecer à AEG, Kristin e sua equipe por oferecerem uma excelente vitrine para o esporte na América e para nossos atletas americanos. Estamos prontos para ajudar a reunir apoio e recursos adicionais na esperança de retomar este evento em 2021".


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.