MENU

Top Caps - Tampas de caixa de direção personalizadas feitas no Brasil

Para muitos ciclistas, uma bicicleta é muito mais do que uma máquina. Afinal, depois de passar tantos bons momentos sobre uma delas, a relação entre bike e pedalante passa a ser mais pessoal. Talvez por isso tantos ciclistas gostem de personalizar suas magrelas, dando para elas um toque especial.

imagem

Há cerca de um ano, o designer Caio Carlucci teve uma ideia para deixar sua bike diferente de todas as outras - um adesivo para colar na mesa com a frase "No Garmin, no Rules". Mesmo sem a intensão de vender, o adesivo rapidamente ganhou popularidade entre os amigos e logo ele começou a produzir outros modelos para distribuir.

Porém, quando um de seus amigos sugeriu personalizar tampas de caixa de direção, o designer rapidamente percebeu que poderia levar a brincadeira mais a sério. Todavia, antes de começar a vender, ele precisou descobrir como fazer para personalizar o componente. Afinal, adesivos ou pintura com tinta jamais funcionariam nesta área - ao menos não com um bom acabamento ou durabilidade.

Depois de uma pesquisa, Caio descobriu o processo de gravação a laser, que queima o alumínio anodizado e deixa a imagem impressa de forma quase definitiva - nascia assim a Top Caps.

imagem
O adesivo que dei início a tudo

"A vantagem é que as tampas são de fácil instalação, então você pode colocar uma de acordo com uma prova que você vai fazer", explicou Caio. "As vezes você só quer pegar a bike para desestressar e você pode colocar uma tampinha que remeta à isso.", continuou.

Superação Transcontinental

No ano passado, o ciclista Vinicius Martins participou da Transcontinental Race, uma prova de ultra-ciclismo que sai da Bélgica e chega na Turquia, cruzando todo o continente Europeu com distâncias que podem chegar a 4,200 km percorridos sem carros de apoio.

imagem

Além de muito treinamento e força de vontade, o ciclista instalou em sua bike uma tampinha com as palavras "Shut-up legs", lema de Jens Voigt, um dos ciclistas mais aguerridos e simpáticos que já passaram pelo pelotão do ProTour.

Depois de terminar a prova e já de volta no Brasil, o atleta comentou que muitas vezes, uma simples olhada para baixo durante as longas e duras subidas da prova era o suficiente para evitar uma desistência - como agradecimento, o atleta enviou uma foto tirada durante a prova para Caio.

Brincadeira levada a sério

Se a Top Caps nasceu de uma brincadeira, agora a coisa está realmente ficando mais séria. "A bike é uma brincadeira que a gente leva a sério. Por isso, se uma tampinha puder ajudar você em uma prova, em um desafio pessoal ou até para descontrair, se você der um sorriso, nós cumprimos nosso objetivo", afirmou Caio.

imagem

"As vezes você tem um equipamento caro mas uma tampinha de algumas dezenas de real faz toda a diferença", concluiu.

Atualmente, a Top Caps comercializa cerca de 100 tampinhas por mês, sendo que o "Shut up Legs" ainda é o de maior sucesso. Porém, a ideia de Caio é ampliar a linha de produtos, gravando imagens também em tampas de fibra de carbono, tampinhas retas e imagens coloridas.

Porém, mantendo a característica de um projeto que nasceu de uma brincadeira entre amigos, o objetivo final é manter a característica descontraída daqui para frente. Até porque, muitas das idéias de desenhos e frases ainda vem dos amigos e clientes.

"A ideia é continuar com a brincadeira, só que um pouco mais séria. Afinal, é bicicleta é justamente isso", finalizou o designer.

Mais informações no site oficial da Top Caps.


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.