home

Tom Boonen vai usar freios a disco em ano de aposentadoria


23 JAN, 2017     Gustavo Figueiredo     1    
     


O belga Tom Boonen, um dos maiores especialistas em provas clássicas de todos os tempos, parece ter realmente gostado do desempenho dos freios de sua Specialized Venge ViAS Disc. Tanto é que, em seu ano de aposentadoria, o ciclista afirma que utilizará o modelo em suas competições.

imagem

Os testes com freios a disco haviam sido proibidos pela UCI no ano passado, depois que o ciclista Fran Ventoso, da Movistar, afirmou ter sofrido um sério corte na perna depois de colidir contra um disco em um engavetamento durante a Paris Roubaix.

Porém, no início desta temporada, a entidade máxima do ciclismo resolveu voltar com os testes, agora com discos com as bordas arredondadas. Durante a folga de fim de ano, muitos ciclistas tiveram a oportunidade de testar o equipamento mais a fundo. Um deles foi Boonen, que aparentemente apaixonou-se pelas vantagens.

"É a maior melhora que já vi em minha carreira com bicicletas, então seria idiota de não usar", disse o ciclista em entrevista ao Cyclingnews. "Usei a Tarmac com disco ano passado para treinar, ainda com a blocagem. Depois testei a nova Roubaix com eixo passante e em Dezembro andei pela primeira vez com a Venge - uma verdadeira bike de corrida - e decidi utilizá-la", explicou.

"Eles funcionam melhor, são mais fáceis de controlar e travam menos do que os freios normais. É claro que consigo controlar os freios normais, mas com disco o feeling é muito melhor. É a maior melhora que já vi em minha carreira, não temos que discutir sobre isso", completou.

Infelizmente para os amantes da tecnologia, Boonen afirmou que pretende se aposentar depois da Paris Roubaix 2017, que acontece no dia 11 de Abril. Porém, certamente é de se esperar que mais e mais ciclistas adotem os disco - principalmente depois do depoimento de atletas de destaque como Boonen e Sagan, que também já mostrou-se favorável à novidade.


Comentários

  • avatar

    Nolar lopes   

    Nolar lopes   

    Acho interessante q já existe a muito tempo e só agora ele resolveu achar bem melhor o freio a disco.
    2 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados