home

Tharsis XC - Shimano PRO anuncia novo grupo para MTB


27 AGO, 2014     Péricles    
     


A PRO, empresa da Shimano, lança oficialmente nesta semana um novo grupo de componentes para o Mountain Bike Cross Country (XC), que consegue integrar perfeitamente o XTR Di2 (eletrônico). Tharsis XC é a nova aposta da marca japonesa na linha PRO.

imagem

O grupo foi criado para a transmissão mecânica ou eletrônica (Di2) para MTB e desenvolvido em uma estreita cooperação entre Shimano e PRO, possibilitando a integração total da fiação e da bateria do novo XTR Di2 ao cockpit. Com o novo conceito criado pela PRO para a caixa de direção, é possível passar todos os fios internamente, colocando a bateria do Di2 dentro da espiga do garfo.

Segundo a Shimano, o guidão é desenvolvido pensando em leveza, rigidez e eficiência, construído com uma liga de carbono T700 e T800. Todos os guidões têm o mesmo recuo de 9º e podem ser cortados sem perigo em até 4cm de cada lado, de acordo com a preferência dos ciclistas.

Há uma versão específica para o Di2, baseada no modelo "Flat Top". Essa versão vem com roteamento interno específico para o XTR Di2. Existem entradas específicas e guias para passar os fios internamente, de forma que estejam protegidos debaixo das manoplas e das abraçadeiras. Assim pode-se manter a fiação do Di2 segura e manter o cockpit com melhor aparência. A mesa do Tharsis XC conta com o sistema já comprovado de "headlock", garantindo que a tampa e o corpo da mesa fiquem perfeitamente alinhadas, permitindo uma montagem correta com maior facilidade.

imagem

Outra novidade é o ajustador de caixa de direção integrado. Com esse sistema, não há necessidade da tampa da caixa de direção com estrela. Isso não só alivia peso, como também abre espaço para colocar a bateria do Di2 na espiga do garfo. A mesa do Tharsis XC é um exemplo de integração e está disponível em dois ângulos e diferentes comprimentos, servindo para qualquer bike de XC, independentemente do tamanho das rodas.

O novo canote do Tharsis XC usa abraçadeira com parafuso único lateral. Já comprovada, essa abraçadeira foi usada também nas versões anteriores do Tharsis, do FRS e do Atherton. Sendo tanto leve (Tharsis) quanto forte (Atherton). Para o grupo Tharsis XC, a PRO oferece versões de 0mm e 20mm de offset, disponíveis nos três diâmetros mais comuns.

A PRO ainda adicionou um suporte de bateria do Di2 interno. Isso oferece uma opção adicional para colocar a bateria internamente na bicicleta, além de dentro da espiga do garfo. O canote já virá com abraçadeiras de 7x7 e 7x9mm. Abraçadeiras para selins com trilho de carbono oversize de 10,3mm estarão disponíveis como peça de reposição.


Fotos (5)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados