MENU

Colunistas Shimano - Fabius Palaro

Fabius Palaro é especialista em produto Shimano. Antes de fazer parte da equipe de profissionais da marca japonesa, já era um entusiasta da bike competindo em MTB, andando em Estrada e fazendo Downhill.

imagem

Fabitus Racing, como é conhecido, é um ciclista competitivo mas ao mesmo tempo solidário sobrepondo o divertimento e a amizade acima de qualquer rixa. Descobriu que a bicicleta podia lhe fazer conhecer o mundo logo aos 6 anos de idade, quando, com sua Monaretinha, pedalou por 2 kilômetros longe de casa, onde nasceu e cresceu, em Vinhedo-SP.Sua infância ainda foi regada à sua BMX Pantera, onde logo criança, pulando umas rampinhas de terra na rua de casa, já perdeu um pedacinho da batata da perna, quando o excesso do eixo traseiro da bmx fez um corte grande em formato de V, deixando uma cicatriz marcante, mas que não tirou nenhum movimento físico, ainda bem. Também pedalou muito pelas ruas da cidade com a tradicional Caloi 10, e se lembra muito bem da alavanca de cambio presa no quadro e aquele protetor de cassete de metal gigante que levava pelas ruas da cidade. Evoluindo junto com a bicicleta, teve uma Monark Ranger, onde, no final dos anos 80 viu surgir as mountains bikes, mas na falta de uma bike nova, já fazias as trilhas na Represa 2 de Vinhedo mesmo com o guidãozão cruiser e apenas com 5 marchas. Pegando gosto pelo mountain bike, provou o invento dos americanos com um Monark Peaks de 18 velocidades, mesmo sem o amortecedor, se aventurava pelas trilhas com aquele garfo rígido amarelo fluorescente, até que teve sua MTB Konnor, cuja bicicleta lançou-se no cicloturismo, partindo de Joanópolis-SP, percorrendo ~ 560 kilometros, visitando a Pedra do Bau, indo até Minas Gerais acampar no morro da cidade de Pedralva, pois a cidade de Maria da Fé que era o destino planejado, não acolheu os ciclistas para açampar na cidade. Como sua cidade natal era um ótimo local para a prática de trilhas e para reduzir uma crise de namoro, em 1984, ganhou de sua mãe uma das primeiras mountain bikes importadas da KHS de CR-Mo True Temper, com o recém lançado na época XT de 24 velocidades, suspensão rock shox mag 21, freios v-brake diacompe, bike que usou tanto, caiu, entortou o top tube com seu quadril em um tombo, e andou até rachar a solda do stay esquerdo. Participou de sua primeira competição e ainda por sinal internacional a segunda CACTUS CUP Brasil, com um grande detalhe: largou 3 minutos atrasados e ficou muito, muito furioso, viu que a competição não parecia ser o melhor para si.

imagem

Morando em uma cidade propicia ao All Mountain e amante da natureza, em 1997, teve a sua primeira Full Suspension, uma Specialized FSR Enduro, onde viu que as rodas foras do chão promovem uma sensação inigualável ao transpor objetivos e dar uns saltos, mesmo que sem compromisso. O freio a disco hidráulico naquela época era uma novidade e super raro, e em 2001 adquiriu um adaptador de quadro para instalar em sua FSR um dos poucos freios a disco hidráulico Shimano XT, série M755, aquele com a mangueira de malha de metal, freio que guarda até hoje em sua coleção de peças. Trocou esta full por uma nova, o modelo FSR PRO 2002, agora com amortecedor a ar e trava, bem como utilizando na frente uma Rock Shox Psylo com trava e curso ajustável, proporcionando há mais de uma década, as modernidades que ainda hoje são novidades ainda para muitos. Mesmo não tendo uma bicicleta totalmente adequada, iniciou-se nas corridas de Down Hill, estreando na etapa em Itu, e participando de etapas em pistas como o Gomeral, em Guaratinguetá, e em Bragança Paulista, na pista de Guaripocaba, pistas verdadeiramente emocionantes. EM 2004, no começo da temporada da pista de São Roque, uma queda e a quebra de clavícula direita, o desencorajaram de continuar nesta modalidade, seu negócio mesmo é ser for fun, fazendo procurar pelo Enduro Avalanche, organizado pelo Milton, em Piquete, com mais de 2.000 metros de descensão e 17 kilometros de extensão na primeira versão e 14 kilomentros na segunda versão, tornando-se campeão da Categoria Master e 6º na geral, com o devido respeito, e até hoje possui a sua bigorna Luck 7 da KHS com uma suspa single crown Marzocchi 66 de 180mm! Em 2007 voltou sua paixão pelas bicicletas de estrada, com uma Diamond Back Master de Cr-Mo original, com o grupo Shimano RX200 e até participou de uma etapas na Média Paulista e dos Jogos Regionais. Com a entrada na Shimano em 2008, começou a sua atual coleção de bicicletas e mais uma vez pioneiro no estilo das bikes 29er, onde adquiriu um kit da KHS Alite, com quadro, garfo e rodas completas, já tomando os primeiros capotes nas trilhas da Serra do Japi (da Antena e da Placa), desacostumado com a nova geometria que a bikona proporcionava nas trilhas. No universo do carbono das bikes 26, onde hoje tem ainda sua Astro Centurion Carbon, uma Giant Composite e a mais recente Kuota KOR, todas muito bem equipadas com grupo, freios e rodas tubeless XTR, prontinhas para competir! Da mesma maneira, possui outras bikes de estrada como a Sportix em carbono UD, uma máquina de aceleração e pilotagem que dá prazer, além da Kuota Carbon e outras como Cannondale Caad 5 3000 Si e a uma soft stay de carbono da Kinesis. Pioneiro novamente, está rodando com uma Scott Sub 10 Alfine Di2 de 11 velocidades, uma bicicleta Cross Hibrida, com garfo duro e pneus largos, provando trilhas em estradas de terras e desfrutando deste novo equipamento que é simplesmente sensacional: prático, fácil e gostoso! É claro que já foi inúmeras vezes trabalhar de bicicleta, até mesmo possui 2 modelos de bicicleta dobrável com 7 velocidades, muito práticas para pedalar na Av. Paulista e locomover-se poucos kilometros. Apesar de não possuir, já provou diversas bicicletas elétricas, até mesmo 100 km em 1 único sábado no Rio de Janeiro com uma Sense, além de provar um bicicleta inglesa que possui comando da potencia do motor através do Iphone, a GoCycle G2, procure para conhecer! E claro, não vê a hora de ter sua ROAD DISC, hydraulic, é claro, um ST-R785 lançado pela Shimano na Cycle FAir em 2013 é o maior sonho de consumo.

imagem

Profissionalmente falando, acumula uma vasta experiência de trabalho na Shimano, nos anos de 2008 e 2009 esteve atuando junto aos distribuidores da Shimano na América Latina e promovendo treinamentos e reuniões na Argentina, em 2010 esteve numa convenção dos representantes da Pearl Izumi na Suiça e Alemanha, onde teve a chance de participar da Black Forest Marathon, uma maratona que atravessa a Floresta Negra por 117 kilometros de muita, muita, subida de até 2,5 horas e muita, muita festa, atravessando umas 6 cidades e terminando na confraternização da Pearl Izumi juntamente com uma grande ídolo: Sabine Spitz. De lá para cá, como Especialista em Produtos, promoveu diversas apresentações e treinamentos para clientes e para imprensa, onde apresentou o novo Dura-ACe 900 que seria utilizado nas Olimpiadas de Londres, bem como o Di2 com a bateria embutida dentro do canote do selin! O Luizão, como chamado na Shimano, participou das 4 edições do Brasil Ride, pois também tem um considerado conhecimento de mecânica, e nos 4 anos na Chapada Diamantina, foi o responsável pelo suporte avançado, ou seja, a tenda de mecânica no meio do circuito das etapas, onde teve o imenso prazer de fazer uma troca de pneus e ajustes de cambio e freio da bicicleta de Christoph Sauser, além de poder acompanhar de perto o desempenho de outra grande ídolo, Rebecca Rush.

Nos últimos anos, está a frente do time do OEM, onde é responsável pelo atendimento aos fabricantes de bicicletas, visitando as plantas da Caloi, Soul Cycles, Mormaii, Houston e já pré agendado a nova marca nacional Groove e Tito, entre outros fabricantes como Mayva, Fisher e Silver Bikes pelo Brasil afora. Terá uma grande oportunidade em visitar a Taipei Cycle Show em 2014, bem como conhecer a sede da Shimano em Osaka no Japão, onde espera poder trazer lembrançinhas do outro lado do mundo para seu recém chegado filhinho, o Rafitus!, que já nasceu com a bicicleta em seu DNA e tem o seu enxoval decorado com bicicleta.

Fotos (9)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.