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Teste - TSW All Quest 2021

A TSW All Quest é a primeira bike de Enduro / All Mountain da TSW, que chegou ainda em Agosto de 2021 como divulgamos aqui.

A marca nacional veio com diversas novidades esse ano, trazendo também as opções para cross-country TSW Full Quest TR Fast e TSW Full Quest Starter, ambas com uma geometria mais moderna que a maioria das bikes nacionais.

TSW All Quest 2022
TSW All Quest 2022    Pedro Cury


TSW All Quest - Ficha Técnica

Quadro: 29" TSW ALL Quest, Full Suspension Carbon Toray (acabamento UD), Monocoque e triângulo traseiro carbono, Direção Tapered, Disc brake post mount, Chain guide ISCG-05, Central BSA, Boost 148x12mm THRU AXLE, Curso traseiro 150mm
Suspensão Diant.: Rock Shox 35 SILVER TK 150MM | 29” | Coil | Dual Position Coil | Solo Air | 51mm offset | 15x110mm | haste 35mm
Amortecedor tras.: Rock Shox Deluxe Select + | 205 x 65mm | Rebound Tune M | Compression tune L1 | 2-position compression
Aros: WTB Kom Trail i 35 | 35mm interno | Tubeless ready | 32 Furos
Cubos: Traseiro: Shimano Boost MT-410 | 12 Velocidades / Dianteiro: Shimano Boost MT-400B
Pneus: 29 x2.4" | Vittoria Mazza Graphene 2.0 Trail / Câmara de Ar: Arisun | Válvula Presta 48 mm
Freios: Shimano XT MT8120 4 pistões diant. / Shimano XT MT8100 2 pistões tras.
Rotores de Freios: Shimano RT-MT800 | Center lock | Ice Tech | Dianteiro 203 mm / Traseiro 180 mm
Passadores: Shimano SLX
Câmbio traseiro: Shimano Deore XT
Pedivela: Shimano MT-510 | Single | Braço 170 mm | Coroa 34 Dentes
Movimento central: Shimano MT 500
Cassete: Shimano Deore M6100 | 10-51
Corrente: Shimano Deore | 12 velocidades
Selim: TSW MTB | Vazado
Canote: Quest | Retrátil | 31.6 x 385 mm | 100 mm curso | Acionamento (Mecânico) Remoto
Guidão: Quest | Alumínio | 35 x 800 mm | Upsweep 5° | Backsweep 7° | Rise 15 mm
Manoplas: TSW Light | Preto
Mesa: Quest | 35 x 45 mm/0° | Alumínio
Tamanhos: 15.5", 17.5", 19" e 21"
Peso divulgado:16.36 kg (17.5")
Peso aferido: 16.68 Kg (17.5")
Preço Sugerido: R$ 31.999,00
Garantia:

Impressões Iniciais

É bem difícil não achar a All Quest uma bike linda! Ela tem o quadro quase todo prateado, com partes em cinza e preto. Como detalhes estéticos ela tem um design com desenhos de curva de nível e também a frase "Made For Trails" nos seat-stay.



O sistema de suspensão traseiro é a segunda característica que mais chama atenção. Apesar da TSW ainda não ter especificado um nome, o sistema possui um link a mais, abaixo do shock, formando um pivô virtual, tecnologia bastante usada em outras marcas de renome.
TSW All Quest - Sistema de suspensão traseiro
TSW All Quest - Sistema de suspensão traseiro    Pedro Cury


Pra completar, um detalhe bem bonito é que atrás do seat tube existe uma tabela com algumas especificações do quadro.
TSW All Quest 2022 - Detalhe quadro
TSW All Quest 2022 - Detalhe quadro    Pedro Cury


Um detalhe muito interessante também é que ela é oferecida em 4 tamanhos e não apenas em três ou mesmo dois como fazem outras marcas. Dessa forma a maioria das pessoas poderá se encaixar perfeitamente na geometria da bike, que falamos mais abaixo.

No cockpit, o avanço de 45mm e o guidão de 800mm são também uma escolha certeira e tem companhia de selim da própria marca, assim como um canote dropper - uma componente fundamental nesse tipo de bike. As manoplas são de silicone, o que nos desagradou por não serem confiáveis para uso no enduro.


As rodas também foram bem acertadas: aros WTB de generosos 35mm de largura interna montados em pneus Vittoria Mazza 2.4".
Teste - TSW All Quest 2022
Teste - TSW All Quest 2022    Pedro Cury


Geometria

Geometria da All Quest é atual e esse foi um ponto que nos agradou bastante. A All Quest realmente tem uma geometria mais voltada para o enduro, considerando seus 150 mm de curso.

TSW All Quest 2022 - Geometria
TSW All Quest 2022 - Geometria    Pedro Cury


Para as condições brasileiras é um setup muito interessante, tendo 66.5 graus de ângulo de direção e as medidas de reach e stack atuais. É uma bike mais longa, que promete uma grande estabilidade em velocidades maiores, ou seja, uma bike para tirar tempo e ganhar corridas! Para completar, ser oferecida em 4 tamanhos dá a chance de mais gente se encaixar perfeitamente na All Quest.

Pesos

A All Quest não é leve, mesmo para uma bike dessa categoria e com quadro de carbono. A suspensão dianteira e aros mais largos contribuem para esse aumento de peso. Subindo, fica a vontade de ter uma bike mais leve, mas descendo não impediu seu desempenho como falaremos abaixo.

Peso divulgado: 16.68 Kg (17.5")
Peso aferido: 16.36 Kg (17.5")

O Teste

Teste da TSW All Quest - Em vídeo



Ficamos muito empolgados com a oportunidade de ficar algumas semanas com a bike logo depois do seu lançamento oficial. Tivemos tempo de andar de muitas condições e fazer uma avaliação bem completa.
Montanha Azul Bike Park
Montanha Azul Bike Park    Pedro Cury


A primeira experiência, não poderia ser melhor! Demos 6 voltas em um loop no Rio que possui um single-track bem técnico com raízes. Mesmo sem estar acostumado com a bike, fizemos nosso melhor e segundo melhor tempo na descida - neste caso com o Pedro Cury como piloto de teste.

Andamos também no Montanha Azul Bike Park, na região serrana do Rio. O local possui diferentes pistas, com uma característica de ter muitas curvas, de todos os tipos. Colocamos o Ralf Funger, gestor do park e piloto de downhill para nos ajudar a testar.
Montanha Azul Bike Park foi um de nossos playgrounds
Montanha Azul Bike Park foi um de nossos playgrounds    Pedro Cury


Andamos também em outras trilhas bem difíceis do Rio, como o Downhill da Escola e Telégrafo, onde não faltam pedras! Nessa situação, mesmo sendo a primeira vez do nosso piloto de testes, a trilha foi "zerada" tranquilamente.

Para completar, andamos nas trilhas da região de Vargem Grande e Guaratiba, que são bem velozes, onde também conseguimos bater um de nossos melhores tempos.

Descendo

É em descidas que uma bike de enduro devem brilhar! Como esperado por sua geometria mais alongada, a All Quest é uma bike muito estável em velocidades maiores e quando a trilha inclina. É bem mais fácil manter o controle em trechos técnicos. Como dissemos antes, foi fácil zerar uma trilha muito técnica pela primeira vez e ainda conseguimos ótimos tempos em trilhas já conhecidas.

TSW All Quest atropelando tudo
TSW All Quest atropelando tudo    Pedro Cury


Curvas

Falando ainda da geometria alongada, a All Quest fica mais a vontade nas curvas mais inclinadas e e de maior raio. Em curvas bem fechadas é preciso posicionar o corpo um pouco mais pra frente. Aqui os pneus Vittoria Mazza foram excepcionais, mantendo uma boa aderência e previsibilidade.

Aderência excepcional dos pneus Vittoria Mazza
Aderência excepcional dos pneus Vittoria Mazza    Pedro Cury


Em situações mais críticas, como curvas em paredes, esburacadas ou com pedras / raízes, a bike se manteve estável como esperávamos. Pra melhorar, a possibilidade de usar pressões mais baixas no aro WTB mais largo foi muito bem vinda.
A bike fica bem a vontade em curvas inclinadas e de alta
A bike fica bem a vontade em curvas inclinadas e de alta     Pedro Cury


Suspensão Traseira

A suspensão traseira é um grande diferencial da bike. Apesar de não ter detalhes especificados pela TSW, já conhecemos designs parecidos, como o Maestro da Giant, DW-link da Ibis e o famoso VPP (Virtual Pivot Point) da Santa Cruz.

TSW All Quest 2022
TSW All Quest 2022    Pedro Cury


Apesar de ser popularmente conhecido como pivô virtual, tecnicamente o nome desse sistema é Twin-Link. Com esse sistema é possível ter uma flexibilidade para "tunar" o funcionamento da suspensão, especialmente o anti-squat e anti-rise, ao longo do curso da suspensão.

Apesar da TSW não ter ainda dado muitos detalhes do funcionamento, o que sentimos é que ela trabalha melhor com um SAG maior. Em pistas inclinadas e técnicas, gostamos de usar em torno de 35% de SAG para o melhor funcionamento.

O amortecedor traseiro é um RockShox Deluxe Select+. Conta com controle de retorno e alanca para trava diretamente nele. Um detalhe interessante é que este fica "escondido" no quadro. Para nós, esteticamente atrativo.

Suspensão Dianteira

A suspensão dianteira foi o ponto mais criticado no meio dos endureiros quando a bike foi anunciada. O motivo é que a RockShox 35 Silver TK é um modelo de entrada e pesado. Assim que soubemos que testaríamos a bike, esse foi o ponto que "de cara" já imaginamos como um dos pontos negativos da bike.

Ela também possui trava remota pelo guidão, que é mais um detalhe que não gostamos e poderia ser substituída pelo botão diretamente na suspensão, livrando assim espaço no guidão, evitando mais um conduite e mais uma peça que poderia dar problema em uma queda.

Na prática, ela se saiu muito bem na maioria das situações, como era esperado pra uma RockShox de Enduro. Sem torção, sem surpresas e atropelando tudo pela frente. No fim das contas, apesar de básica, ela não tirou o brilho da All Quest.

Sendo assim, interpretamos que a escolha dessa suspensão foi uma decisão consciente da TSW para diminuir o preço da bike nesse cenário complicado atual. Assim como o uso de componentes mais simples da Shimano na transmissão. Portanto, não colocamos esse como um ponto negativo.

Saltando

Sua geometria mais longa também a deixa mais previsível na hora de saltar. Uma vez ajustadas corretamente as suspensões, não "tomamos sustos", com a bike querendo embicar ou qualquer outro comportamento estranho.



Freios

Uma escolha curiosa da TSW foi optar por ter os freios Shimano XT na frente com 4 pistões e atrás com apenas 2 pistões. A decisão, na nossa interpretação, seria para ter um menor custo. Já que o freio da frente é a que mais diminui a velocidade da bike, essa seria uma boa decisão. Não nos faltou freio em menhuma situação.

TSW All Quest freando  com eficiência
TSW All Quest freando com eficiência    Pedro Cury


Um destaque aqui são os rotores Shimano RT-MT800 Ice Tech, que além de lindos, possuem a construção otimizada para dissipar calor.

Transmissão

A bike tem cassete, corrente e pedivela Shimano Deore, câmbio traseiro Shimano XT e passador SLX. O quandro é compatível com guias de corrente padrão ISCG-05, mas que não vem com a bike. Teríamos sentido falta, porém a corrente não caiu durante o teste.

A decisão de um grupo mais simples é bem vista por nós, já que ajuda a diminuir o preço da bike e não é o essencial em uma bike de enduro. Tudo funcionou perfeitamente e para nós, poderia inclusive ser totalmente Shimano Deore.

Rodas e Pneus

As rodas chamam atenção pelo seu tamanho. Os aros WTB, com 35mm de largura interna são muito largos, deixando o pneu um pouco mais aberto e permitindo usar pressões mais baixas sem problemas, mesmo rodando com câmara de ar. Os pneus Vittoria Mazza foram excepcionais em todas as situações que passamos.

Por serem mais largos, deixam as rodas mais pesadas, o que é bem perceptível nas subidas. Mas em descidas contribuem ainda mais pro comportamento de "atropelar tudo", desejado nas situações mais técnicas.

Canote dropper

Um detalhe que incomodou em trilhas bem inclinadas, foi o canote ajustável de apenas 100mm. Em situação mais críticas, o banco chegou a nos atrapalhar. Pela quantidade de área fixa para fora do quadro e nossa dificuldade de remontar na bike, mesmo com ele todo retraído, ficou claro que o canote deveria ter mais curso. Esse entra como um ponto negativo da bike.

Subindo

Bikes de enduro precisam ser capazes de subir... afinal, nas provas haverá o deslocamento e quem não vai competir precisa também chegar ao topo da montanha. Como dissemos antes, a All Quest não é uma bike leve e isso se sente nas subidas.

De qualquer maneira, com cassete 10-51, qualquer um que estiver minimamente treinado, conseguirá subir como esperado para uma bike robusta de enduro, mas não será como uma bike trail leve. Para alguns, substituir a coroa de 34 dentes por uma menor, poderá ser uma boa escolha.

Pros

- Geometria moderna
- Sistema de suspensão traseiro
- 4 opções de tamanho

Contras

- Canote de apenas 100mm
- Manoplas de silicone

Conclusão

A TSW All Quest é uma bike agressiva, projetada para encarar os terrenos mais técnicos e uma excelente escolha para bater tempos e competir no enduro.

A geometria moderna e opções de tamanho são um diferencial, que fazem a bike se encaixar com qualquer piloto e ser uma ótima plataforma para upgrades.

Quem busca uma bike para um uso mais voltado ao Trail, sem trilhas tão técnicas e com mais subidas, ficará mais a vontade com a nova TSW Full Quest TR Fast .

Pilotos

Pedro Cury - Perfil no Strava
Ralf Funger - Perfil no Strava

Vestuário

Vestuário - Vortek / Lazer / Shimano / Giro
Vestuário - Vortek / Lazer / Shimano / Giro    Pedro Cury


Camisa Vortek MTB Racing
Luvas Vortek MTB Flow
Capacete Lazer Jackal (Esquerda)
Capacete Giro Source (Direita)
Óculos Absolute After
Sapatilha Shimano XC3

Mais sobre a TSW All Quest
Para saber mais, acesse o site oficial da TSW.


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