home

Teste - Suporte Kiussi Sanremo e rack Belluno


11 OUT, 2013     Pedro Cury    



A Kiussi chega no Brasil com diversas opções para o transporte da bike no carro. Como já falamos em outra matéria, a marca italiana tem como objetivo oferecer produtos com qualidade satisfatória, mas preço mais acessível para o mercado brasileiro.



Testamos o Suporte Sanremo montado em cima do rack Kiussi Belluno. O objetivo desse suporte é prender a bike no teto do carro, sem precisar desmontar as rodas.

Especificações

Sistema Antifurto - Para evitar o roubo da bike enquanto presa no suporte, existem dois mecanismos de segurança. Primeiro, a parte do suporte que abraça o quadro tem uma chave para deixá-lo sempre trancado. Não é possível encaixar a bike sem trancá-la com a chave.

Outro mecanismo está relacionado a montagem do suporte no rack. São usados porcas especiais que só podem ser abertas por um chave que vem com o produto. Ao invés de sextavados, essas porcas tem um design diferente.

imagem
Chave e porcas específicas dificultar o roubo do suporte

O rack Kiussi em que foi montado o suporte, também conta com chave, para evitar que seja desmontado e retirado junto com o suporte.

Compatibilidade - Uma grande vantagem do suporte é que não é preciso montá-lo com o rack da marca. É possível fazer a instação em qualquer travessa que tenha menos de 90mm. Junto com o produto são incluídos 2 placas de montagem com tamanhos diferentes para permitir essa compatibilidade

Fixação das rodas - O modelo Sanremo conta com dois suportes e presilhas em elastôremo para prender as rodas. O objetivo é tornar mais fácil, rápido e seguro o processo de prender a bike. Existe uma alavanca que abre ou trava o movimento desses suportes para que se adeque a diferentes distâncias do entre-eixo das bikes.

imagem
Suporte da roda tem uma alavanca para bloquear o movimento na distância correta das rodas

"Led-lembrete" - Outro pequeno acessório interessante que vem com o suporte é um led vermelho com presilhas em silicone. A ideia é prendê-lo em alguma parte visível do carro, como no volante, e acioná-lo para que sirva de um lembrete que a bike está no rack. Possui três modos - desligado, aceso continuamente e piscante.

imagem
Led vermelho pode ser preso em algum lugar visível e acionado para lembrar o motorista que a bike está em cima do carro

Primeiras Impressões

Ao tirar da caixa podemos notar que tanto o rack, quanto o suporte, são bem leves. Os parafusos e ferramentas específicas vem embalados em plasticos separados para não causar muita confusão.

Sentimos falta de um manual de instruções em maior resolução para enxergar melhor os números e alguns pequenos detalhes da montagem. Mas isso não impediu a instalação e nem ficaram faltando informações essenciais.

O Teste

Testamos o suporte com uma bike aro 27,5" e outra 26". Bikes de all mountain, com peso aproximado de 13kg.

O encaixe das bikes é bem fácil e possível de ser feito por apenas uma pessoa. Basta encaixar levemente o suporte que abraça o quadro, ajustar os suportes das rodas, prendê-las com as tiras e depois girar a alavanca da abraçadeira do quadro até que fique firme para finalmente fechá-la.

Essa abraçadeira do quadro funciona de forma bem parecido com um "quick-release" do eixo da roda, ou seja, você aperta até um certo ponto e depois que fecha a alavanca é dado um aperto final mais forte. Só é possível fechar o suporte trancando-o com a chave, para evitar qualquer esquecimento.

imagem


Ainda na abraçadeira, uma característica muito interessante, é que a parte que abraça o quadro é revesitda de borracha com algumas partes vazadas. Isso permite que haja um aperto forte, mas sem ser excessivo ao ponto de amassar quadros de carbono, como acontece em outros suportes.

imagem
Abraçadeira é toda de borracha e seu design permite um aperto forte, mas sem deformar quadros de carbono

Um detalhe que não gostamos foi com a tira das rodas nos pneus grandes. Os pneus 27.5 x 2.2, ficaram com um pouco da borda pra fora e a presilha ficou há 2 clicks da abertura. Um grande problema ? Não acreditamos que traria algum problema, mas traz uma sensação de insegurança.

imagem
Suporte de roda fica pequeno para pneus muito largos, deixando uma pequena parte pra fora. Porém, é possível apertar a tira. Segundo o fabricante, isso não compromete a segurança no transporte.

Para testar efetivamente, fizemos uma viagem de quase 100km com a bike no suporte, passando por uma serra muito sinuosa e depois trechos onde chegamos a mais de 120km/h. O vídeo abaixo mostra a bike totalmente estável do lado de fora do carro.

Vale notar que as partes ruins da estrada fazem a filmagem tremer, mas é porque o carro e o suporte da câmera estão tremendo e não apenas o suporte. Mesmo assim, não houve qualquer problema. Verificamos a estrutura do rack e os apertos dos parafusos e não houve qualquer problema.

Conclusão

O suporte Kiussi Sanremo, montado no rack Kiussi Belluno, cumpriu o papel de transportar a bike com facilidade e segurança. O único contra-tempo foi com o uso de pneus mais largos de mountain bike, mas mesmo assim não comprometeu a segurança.

Pros

- Abraça sem deformar quadro
- Compatibilidade com diferentes racks
- Custo x Benefício

Contras

- Pneus largos cabem mal
- Manual podia ser mais detalhado.

Preço e Garantia

O rack Kiussi Belluno fica em média R$ 350,00 e o Suporte Sanremo sai a R$ 380,00. São oferecidos em prata ou preto e possuem 1 ano de garantia. O site oficial da marca é http://www.kiussi.com.


Fotos (13)

foto 0 - foto 1 - foto 2 - foto 3 - foto 4 - Mais Fotos

Comentários





Relacionados