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Teste - Sense Impact Pro 29 2017


20 JUN, 2017     Gustavo Figuereido     42    



Fabricada pela brasileira Sense Bike, a Impact Pro é uma bicicleta de mountain biking, com quadro fabricado no Brasil em alumínio 6061 T4 / T6, com tubos butted hidroformados e geometria exclusiva - batizada de SL Race Geometry pela marca.

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Sense Impact Pro 2016

Ficha Técnica

Quadro: Alumínio 6061 - tratamento térmico T4/T6 - tubos hidro formados SL. Race geometry.
Suspensão: Suntour XCR-32 RL-R 29” 100MM com trava no Guidão e ajustes preload/rebound.
Freios: Shimano Alívio M4050 hidráulico.
Alavancas de cambio: Shimano Alívio ST-M4050.
Câmbios: Shimano Alívio M4000
Pedivela: Shimano Alívio FC-M4050, 40-30-22D.
Aros: Vzan Extreme
Cubos: Shimano Alívio M4050
Pneus: Vittoria Saguaro 29x2.2
Mesa: Sense SL 90mm
Guidão: Sense SL alumínio, 31.8mm - 700mm.
Selim: Sense SL
Canote Sense SL, alumínio, 31.6mm - 400mm

Impressões Iniciais

A primeira vista, a Impact Pro se destaca pelo visual limpo, lembrando bastante uma bike de categoria mais elevada. A pintura é bem finalizada assim como as soldas, que são alisadas e aparentam um bom acabamento.

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A bike em detalhes

O cabeamento não é interno e, no freio traseiro, o último suporte da mangueira foi posicionado muito perto da pinça, o que resultou em um vinco na mangueira hidráulica. Para contornar o problema, prendemos a mangueira com uma cinta plástica em um ponto um pouco mais afastado.

O quadro possui 5 anos de garantia e aparenta ser robusto. No mais, a bike chama a atenção pela montagem inteligente, que aposta em uma boa harmonia de componentes para criar um visual de bom gosto.

Componentes

A Impact Pro é equipada com mesa, guidão, canote, manopla e selim da linha Sense SL. O destaque fica pelo confortável selim que aposta na espuma fina e de boa densidade para oferecer um bom suporte para os ísquios.

A suspensão é uma Suntour XCR-32, que possui hastes de 32mm, regulagem de pré-carga da mola, controle de retorno na parte inferior direnta, 100mm de curso e trava remota.

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O guidão reto tem 700 mm, uma largura que permite um bom controle sem sem largo demais para espaços apertados. De qualquer maneira, preferíamos um guidon de 720 mm como algumas outras bikes.

As manoplas feitas de espuma são relativamente duras e oferecem uma boa pegada - embora elas não possuam trava, não chegaram a girar nem na chuva.

Pesos

Realizamos uma desmontagem completa e pesagem dos principais componentes na H.Bike, oficina localizada na zona sul de São Paulo, dentro do Brooklin Bike Café.

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As peças da bike

Total Divulgado: Não Divulgado
Total Aferido: 13.52 Kg
Suspensão Dianteira: 2.540 g com trava
Quadro 2.035 g

Rodas

Pneus (unidade): 690 g
Roda Traseira: 1.275 g
Roda Dianteira: 1.050 g
Par de rodas e pneus com blocagens e discos: 5.010 g

Canote com selim: 680 g
Pedivela: 1 kg

Geometria

Um dos pontos de maior destaque da Impact Pro é sua geometria - uma área em que o fabricante não teve medo de ousar. Isso porque, diferente de muitas bikes nessa faixa de preço, a Impact Pro aposta em um desenho que coloca o piloto em uma posição mais agressiva, muito próximo do que encontramos em bikes modernas de competição.

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Tabela de Geometria Sense Impact Pro

Na nossa bike tamanho 17", o tubo superior efetivo tem pouco mais de 600 mm o que, combinado com a mesa de 90 mm deixa a frente longa, colocando o piloto bem deitado sobre a bicicleta. Além disso, a caixa de direção com 69,3 graus acalma a frente em situações mais técnicas. O chainstay tem 445 mm.

O Teste

Testamos a bike durante três meses em trilhas de estradão, singles e terrenos bastante agressivos, com muitos buracos, erosão e terra solta. A lama também esteve presente em muitos momentos.

No geral, a bike se destaca pela excelente dirigibilidade e por uma ótima posição para quem busca uma pilotagem mais agressiva.

Subindo

Com a frente longa, traseira relativamente curta e bons pneus, a Impact Pro sobe muito bem para uma bike com o seu peso. Nos momentos de maior explosão, a boa rigidez do quadro combinada a ótima tração dos pneus permite atacar subidas mais técnicas e inclinadas sem dificuldades.

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Impact Pro subindo

Ainda no terreno técnico e inclinado, a bicicleta não exige grandes mudanças de posicionamento para tracionar ou evitar empinadas, um traço positivo que permite manter o foco na força que você está fazendo e na linha que você escolheu para escalar.

Em subidas menos inclinadas, no asfalto ou no estradão de terra, a posição de pedalada permite manter o tronco em um ângulo favorável para fazer força - outro ponto bem positivo.

Descendo

A bike enfrenta descidas de alta e de baixa velocidade com a mesma desenvoltura - mais um fruto da boa geometria e dos bons pneus. A ressalva fica por conta de uma pequena dificuldade em jogar o quadril para trás do selim em descidas extremamente inclinadas e drops - uma característica de bicicletas com a frente mais longa.

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Impact Pro descendo

Com isso, é preciso esticar bastante os braços para "livrar" o selim, algo que pode ser um pouco incomodo dependendo do seu estilo de pilotagem e de sua experiencia. De uma forma ou de outra, a situação pode ser facilmente contornada com uma mesa mais curta.

Além disso, a dianteira longa posiciona o eixo dianteiro bem para frente do centro de massa do piloto, reduzindo a tendência de capotamento para frente.

Em sequencias de curvas para direções opostas de alta e média velocidade, a bike troca muito bem de direção, "surfando" a linha da trilha com uma eficiência impressionante. Em curvas com parede ela se sai melhor ainda, encaixando e deitando sem dificuldade.

Em baixas velocidades, não sentimos dificuldade em contornar curvas fechadas e cotovelos no single.

Suspensão

Para ciclistas leves, a mola da XCR-32 parece ser um pouco dura em impactos pequenos e médios. Além disso, a própria calibragem hidráulica de compressão é um pouco "forte" para pessoas leves, ressaltando ainda mais esta característica.

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Suntour XCR-32

Embora isso prejudique o conforto e exija mais dos braços, a verdade é que esta característica amplia a eficiência da pedalada - algo que combina bem com a personalidade de "bike de desempenho" da Impact Pro.

Mesmo com a trava desativada, a XCR-32 movimenta-se pouco quando estamos fazendo força no pedal. Com isso, só sentimos a necessidade de travar a suspensão para pedalar em pé.

Em impactos maiores, a cinta plástica que instalamos na haste indicou o uso completo do curso, mesmo sem sentir impactos secos.

Porém, sentimos perda de eficiência em pedais molhados - indicando que os selamentos do garfo não são muito eficientes e permitem a entrada de impurezas na suspensão. Essa característica parece ser comum em suspensões Suntour XCR e também das linhas abaixo, já que tivemos a mesma dificuldade em outros testes.

Freios

O conjunto de freios Alivio M4050 hidráulicos combinados com manetes da mesma linha e discos de 160mm apresenta boa potência e modulação.

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Freios da Sense Impact Pro

Os manetes são longos e podem ser apertados com um ou dois dedos, possuindo apenas regulagem de alcance.

A ergonomia é boa e o manete tem uma sensação bem sólida, permitindo boa potência e modulação em frenagens e derrapagens. Em algumas situações, sentimos uma trepidação do conjunto dianteiro, principalmente em frenagens de baixa velocidade em descidas mais inclinadas.

Transmissão

A bike vem equipada com o o eficiente grupo Alivio M4000 com três coroas e 9 velocidades na traseira. O sistema funciona sem falhas mesmo sob pressão e em nenhum momento sentimos pulos ou trocas indesejadas.

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Drivetrain da Sense Impact Pro

Com coroas 22-30-40 e cassete 12-36, a Impact Pro possui uma excelente amplitude de marcha e, graças ao pinhão 36 dentes, é possível encarar quase qualquer subida com folga mesmo que você não seja muito forte.

Os trocadores 2-Way Release permitem descer os câmbios apertando ou empurrando as alavancas dianteiras. Embora o curso dos botões seja meio longo, não tivemos nenhum dificuldade em encontrar as marchas corretas e nem problemas de trocas indesejadas.

Além disso, o visual do conjunto integrado é bem suave por ter apenas duas abraçadeiras, uma de cada lado, dando um visual limpo e chamativo para o guidão.

Rodas e Pneus

Certamente um dos pontos de maior destaque da bike, o conjunto de rodas e pneus mostrou ser bem resistente a furos e impactos, criando um pacote bem confiável.

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Rodas e Pneus da Sense Impact Pro

O conjunto é montado com aros Vzan Extreme 29” de parede dupla, cubos Shimano Alívio M4050 e pneus Vittoria Saguaro 29x2.2 com talão de kevlar. Embora não sejam muito leves, os Saguaro destacaram pela tração e pelo grande volume de ar, permitindo uma rodagem suave e boa capacidade de absorver irregularidades.

Nas curvas mais agressivas, eles deitam muito bem e só perdem a tração depois de muito abuso. Além disso, por serem bi-direcionais, podem ser invertidos para aprimorar a tração ou a rolagem.

Depois de embalados eles rolam bem, enfrentando estradões sem grandes dificuldades de manutenção de passo. Embora utilize travas pequenas, a tração na lama foi aceitável.

Pros

- Geometria
- Pneus

Contras

- Peso elevado do quadro

Conclusão

A Sense Impact Pro difere de muitas bikes nesta faixa de preço por conta de sua geometria mais adaptada pala pilotagem agressiva e terrenos técnicos.

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Sense Impact Pro em ação

O pacote de componentes convence e funciona muito bem, demostrando que o fabricante tomou bastante cuidado para fazer uma boa seleção de peças, sendo que nenhuma delas destoa do conjunto.

Custando certa de R$3.990,00, trata-se de uma bike para o iniciante que gosta de andar forte ou para o ciclista mais experiente que não tem muito para investir, mas quer um modelo capaz de ser pilotado como bikes mais caras.

Para saber mais, acesse o site oficial do fabricante.

Piloto: Gustavo Figueiredo - Strava.

Vestuário

Bretelle ASW Active, camiseta ASW Active Hunter, luvas ASW Active Fechada e Meia Hupi Verde Labirinto


Fotos (11)

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Comentários

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    Cebo    São Paulo - SP

    Cebo    São Paulo - SP

    Chtarles, ele pode estar travado dor vários motivos. Seria legal você entrar em contato com a Sense ou levar no seu mecânico de confiança.
    10 mes(es) atrás - Denunciar


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    chtarles   

    chtarles   

    o seletor de preload esta travado o que devo fazer?
    10 mes(es) atrás - Denunciar


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    RODNEI MARCOS MARINHO   

    RODNEI MARCOS MARINHO   

    Galera boa noite, comprei uma Sense Impact Pro 2017, tá fazendo quase 2 semanas ae que estou com ela, e estou gostando muito dessa bike, a geometria dela, o peso, o desenvolvimento dela, tanto nas subidas, ou em terrenos planos, eu estou muito satisfeito com ela......Abraços....
    12 mes(es) atrás - Denunciar


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    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Fernando, fique ligado aqui no site que vamos soltar hoje as primeiras impressões da nova Impact Pro. Andamos com ela no final de semana.
    12 mes(es) atrás - Denunciar


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    Fernando Marcello Borges   

    Fernando Marcello Borges   

    Obrigado Pedro Cury pelo retorno. Não sabia que o modelo foi lançado recentemente (04/08).
    Qual a opinião desta configuração e agora com a suspensão a ar? Vale o custo-benefício?

    Abrs

    12 mes(es) atrás - Denunciar


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    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Fernando, a desse teste é a 2017. A 2018, lançada ontem, que tem suspensão a ar.
    12 mes(es) atrás - Denunciar


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    Fernando Marcello Borges   

    Fernando Marcello Borges   

    No site do fabricante diz ser uma suspensão a ar. Na avaliação feita por esta matéria não diz nada a respeito. Afinal, o que realmente está correto?
    http://sensebike.com.br/bikes/mountain-bikes/impact-pro/

    12 mes(es) atrás - Denunciar


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    Junior   

    Junior   

    Comprei a minha faz 3 meses. Só elogios
    1 ano atrás - Denunciar


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    douglas da guimebike   

    douglas da guimebike   

    Trabalho em uma loja q é revendedora. A carbon eh linda
    Pena que meu quadro 1, 500 gramas e nao eh de carbon

    1 ano atrás - Denunciar


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    Vinicius Barbosa   

    Vinicius Barbosa   

    Comprei uma , muito boa em comparação com a outra a tinha, porem veio com um defeito de fabricação , sempre qua ando ela faz uma barulho na roda , entro em contato com a Sense , fala q a parte e da Shimano e assim vai , tinha outra imagem da empresa.
    1 ano atrás - Denunciar


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    fernando   

    fernando   

    Tenho 1,90.. Vi com a sense que tem tamanho ate 19.. Sera que fica pequena?
    1 ano atrás - Denunciar


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    Leandro   

    Leandro   

    Comprei a minha a 1 mes, estou satisfeito, gostaria de saber se tem como colocar 1/11 nela??
    1 ano atrás - Denunciar


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    Osmair Rodrigues de Almeida   

    Osmair Rodrigues de Almeida   

    Comprei uma sense impct pro 2017 mas a suspensao nao trava mais oq fazer?????
    1 ano atrás - Denunciar


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    Valdeni    

    Valdeni    

    Comprei. Minha sense ha 3 meses estou super. Satisfeito até indiquei para um amigo que estava comprando uma de outra marca, mas comprou uma igual. A minha e diz estar. Bem satisfeito e muito. Feliz. E grato. Pela. Indicação
    1 ano atrás - Denunciar


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    Valentin   

    Valentin   

    Gostei
    1 ano atrás - Denunciar


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    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Motoboy, também andei nessa bike. Tenho 1.70 e minhas impressões foram bem parecidas.
    1 ano atrás - Denunciar


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    Milsoncarlota@gmail.com   

    Milsoncarlota@gmail.com   

    Super satisfeito. Só saio dessa pra outra da mesma
    1 ano atrás - Denunciar


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    Isaías de Oliveira Santana    

    Isaías de Oliveira Santana    

    Nota dez
    1 ano atrás - Denunciar


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    Cebo    São Paulo - SP

    Cebo    São Paulo - SP

    MotoboyBH, tenho 1,76m e peso entre 63 e 65 quilos, dependendo do chocolate e da cerveja.

    1 ano atrás - Denunciar


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    MotoboyBH    Belo Horizonte - MG

    MotoboyBH    Belo Horizonte - MG

    Qual é a altura do ciclista que testou essa bike?
    1 ano atrás - Denunciar


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    Eugenio   

    Eugenio   

    Entre ela e uma Rockhopper 29 Sport 2017 decidi pela Specialized acabei pagando um 20% mais caro...aproximademte R'4.500 porem troquei cambio delanteiro, e trocadores e uma cassete 11-34 (por Deore LX e Alivio) e uma pedivela Deore 44-32-22 HolowtechII
    1 ano atrás - Denunciar


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    Cebo    São Paulo - SP

    Cebo    São Paulo - SP

    Marcelook32, a ideia é manter a pesagem de componentes em todos os testes.
    1 ano atrás - Denunciar


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    Cebo    São Paulo - SP

    Cebo    São Paulo - SP

    Opa, New! Tudo bem? Gustavo do Pedal aqui. Quem nunca prendeu nada com zip tie em MTB que atire a primeira pedra, né? rsrs
    1 ano atrás - Denunciar


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    Jackson Vargas   

    Jackson Vargas   

    Bhei, um quadro de 2kg e uma usspensão de 2.5kg é pra matar né.....
    1 ano atrás - Denunciar


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    new   

    new   

    O legal da turma do pedal.com é que eles são gente como a gente, essa ideia da braçadeira pra melhorar a rota do cabo eu faria igual, kkkkk. Interessante é o peso do quadro, achei que o meu antigo pesando 1950 grs era pesado, mas pelo visto tá dentro do padrão.
    1 ano atrás - Denunciar


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    Jose rubens alves   

    Jose rubens alves   

    Eu adoro minha bike...acho confortavel , principalmente a frente dela e leve.
    1 ano atrás - Denunciar


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    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Pedro Cury    Rio de Janeiro - RJ

    Olá Fidelbiker, essas fotos fizemos no Parque Cemucam, em SP. Mas nos nossos testes saímos muitas vezes com a bike, em diversos lugares. Vamos tentar incluir quando possível.
    1 ano atrás - Denunciar


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    Marcelook32    Ponta Grossa - PR

    Marcelook32    Ponta Grossa - PR

    Parabéns pelo Review, principalmente pelo desmonte e pesagem dos componentes... se possível sigam esse modelo.
    1 ano atrás - Denunciar


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    Mano Maciel   

    Mano Maciel   

    Já comprei a minha.
    Amanhã mesmo vou testas.

    1 ano atrás - Denunciar


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    RAFAEL SILVA ARAUJO   

    RAFAEL SILVA ARAUJO   

    Top pode ser minha próxima!!!
    1 ano atrás - Denunciar


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    Everaldo Caetano Santiago    

    Everaldo Caetano Santiago    

    Olá,bike muito boa com linhas arrojadas segura,um detalhe tamanho 21 fica bala. Pensem preço?
    1 ano atrás - Denunciar


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    Arlindo Jr   

    Arlindo Jr   

    Grande análise!
    Apenas uma pequena ressalva para os freios que não são de entrada Vale lembrar que abaixo do Alívio ainda existem 395/445, Parabéns pessoal!

    1 ano atrás - Denunciar


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    Breno    

    Breno    

    Bom review. Entendi algumas coisas que percebo pilotando ela. Só uma correção, o cassete é 12-36.
    1 ano atrás - Denunciar


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    Fidelbiker   

    Fidelbiker   

    Poderiam informar nas reportagens do Pedal.com o local (ou circuito no STRAVA) das fotos.
    1 ano atrás - Denunciar




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