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Teste - Sense Exalt E-Trail Evo

A marca nacional Sense surpreende e inicia seus lançamentos de 2022 ainda em Abril. Uma das maiores surpresas, foi a apresentação da sua terceira geração de mountain bikes elétricas full-suspension: as Exalt E-Trail.

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    Pedro Cury


A marca tem um grande histórico com bikes elétricas urbanas e em 2018 lançou sua primeira full-suspension para mountain biking, a Impulse E-Trail, que tivemos a oportunidade de testar ainda como um protótipo.

Agora, a terceira geração, chega em carbono e não só com melhorias nas tecnologias, mas também com foco em all mountain e enduro. Serão oferecidas em três versões, Comp, Evo e Factory. Tivemos o privilégio de testar a versão Evo, antes mesmo do lançamento e trazer pra vocês tudo sobre essa grande bike.

Ficha Técnica

Quadro: Sense Exalt E-Trail
Suspensão Dianteira: Pike Ultimate Charger 2 Rct3 29" Boost™ 15X110Mm, 150Mm De Curso, Taper 1.5"
AmoRTecedor Traseiro: Super Deluxe Ultimate Rct 210X55Mm Curso De 150Mm
Caixa De Direção: Fsa Taper / 1.1/8" - 1.5"
Guidão: Sentec Rs Trail 780Mm / Rise 20Mm - 35Mm Cabeamento Interno
Mesa: Sentec Rs Trail 40Mm comprimento E -12 Graus
Manoplas: Race Face Half Nelson 135Mm
Trocador Direito: Sl-M8100-R, Deore XT
Disco Dianteiro: RT-Mt800, Deore, L 203Mm (EXTernal Serration)
Disco Traseiro: RT-Em810, M 180Mm (Internal Serration)
Freio Dianteiro: SLX, BL-M7100(L), BR-M7120 com 4 Pistões
Freio Traseiro: SLX, BL-M7100(R), BR-M7120 com 4 Pistões
Cambio Traseiro: RD-M8100, XT, SGS 12-Speed
Pedivela: FC-EM 600, 165mm (S) / 170Mm (M) com Coroas 36d
Guia De Corrente: Shimano CD-EM800 para coroas de 34 e 36 Dentes
Corrente: Shimano Deore CN-M6100
Cassete: Cassete SLX, 12 Velocidades - 10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51T
Canote do Selim: Canote Dropper Sentec 31.6Mm 412Mm/125Mm Curso (Tamanho S), 459Mm/150Mm (M-L)
Selim: Alpaca Terra X5
Roda Dianteira: XT WH-M8120 - Boost-29 - 15 / 110Mm - Tubeless
Roda Traseira: XT WH-M8120 - Boost-29 - 12 / 148Mm - Tubeless
Pneu Dianteiro: Michelin 29 x 2.40 Wild Enduro Gum-X Tlr
Pneu Traseiro: Michelin 29 x 2.50 Wild AM competition Line
Câmara De Ar: Chaoyang, 29 x 2.25/2.50
Bateria: Bateria Steps Shimano Modelo BT-E8036 com 630Wh
Motor: Shimano EP8 (DU-EP800) com potência maxima de 85Nm
Botão de comando: Modelo SW-Em800 Lado Esquerdo
Display: Shimano SX-EM800
Cabos: Shimano EW-Sd300
Sensor De Velocidade: Shimano Ew-SS301 - Fixado No Triangulo Traseiro Da Bicicleta
Carregador: Shimano EC-E6002
Cores: Cinza e preto ou azul claro e preto
Garantia: 5 anos para o quadro. Um ano contra defeitos de pintura / verniz ou adesivos. Um ano para componentes elétricos. Demais componentes de acordo com o fabricante.
Tamanhos disponíveis: S / M / L
Peso: 22.030Kg
Preço: -

Impressões Iniciais

A Exalt E-Trail tem características que lembram a Exalt tradicional. O reforço do topo do seat tube, os seat stays e o link são bem parecidos, com algumas características que também lembram a Invictus.

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    Pedro Cury


Em termos estéticos, a Exalt tradicional já agradava, a versão E-Trail ainda traz uma característica interessante: é bem parecida com uma bike tradicional, ou seja, além da bateria interna, os tubos trazem uma melhor harmonia e continuidade, dando impressão de que o tubo inferior, que abriga a bateria, é mais fino.
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    Pedro Cury


A versão Evo será oferecida em cinza chumbo com preto e também em azul claro com preto, em 3 tamanhos.

Suspensões

A suspensão dianteira é uma Rock Shox Pike Ultimate. Esse modelo, conta com canelas de 35mm de diâmetro, 150mm de curso (podendo ser alterado internamente para 160mm) e as melhores tecnologias da Rock Shox.

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    Pedro Cury


O sistema de compressão é o DebonAir, com ajuste a ar e o sistema de amortecimento / retorno é o Charger 2.1 RCT3, que oferece 3 posições de ajuste: open, pedal e firm - Respectivamente aberto (funcionamento total), pedal (funcionamento parcial) e firm (funcionamento restrito).

O sistema Charger também conta com ajuste LSC (Low Speed Compression), que permite regular o quanto a suspensão vai afundar no início do curso. Isso, por um lado, a torna mais previsível ao entrar em trechos inclinados e frenagens mais bruscas, evitando que o garfo afunde muito e jogue o peso do piloto muito pra frente. Por outro lado, isso também evita que o garfo funcione sem tanta necessidade em trechos planos e subidas, economizando energia / bateria.

A Pike conta também com um óleo de suspensão proprietário chamado "Maxima Plush”, que promete reduzir o atrito e o barulho de funcionamento. Para completar, a suspensão também usa retentores SKF, que prometem menor manutenção e maior performance.

A suspensão traseira usa o tradicional e bem estabelecido Horst Link, igual ao da Sense Impulse E-Trail e de muitas outras marcas, tunado especificamente para a geometria da bike e características do amortecedor.

O amortecedor traseiro é o Rock Shox Super Deluxe Ultimate que também conta com DebonAir e o fluido Maxima Plush. Está presente nela também a regulagem LSC.

Ambas suspensões tem regulagem diretamente no corpo e não no guidão e obviamente contam também com controle de retorno.

Motor EP8
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    Pedro Cury

O EP8 é a versão mais avançada da marca japonesa até agora. Em relação ao E8000, presente na Impulse E-Trail Evo, o novo motor conta com mais torque (10NP a mais). É também super ajustável, podendo ser configurado entre 20Nm e 85Nm entre os 3 diferentes modos de assistência. Para completar, é 300g mais leve e tem uma entrega mais suave de força, tornando a experiência mais parecida com uma pedalada normal e também sendo mais eficiente no uso da bateria. A bateria é de 630 Wh e a bike virá configurada para cortar a velocidade em 32 Km / h e não 25, como a Impulse E-Trail.

Geometria

A Sense Impulse E-Trail recebeu críticas do pessoal de modalidades mais extremas, por ter caixa de direção de 67, uma característica que deixa a bike menos apta em trechos íngremes e técnicos.

A Exalt E-Trail chega com uma proposta totalmente diferente. De cara, a mudança principal e uma das mais importantes é o ângulo de direção de 65 graus quando montada em uma suspensão dianteira de 150mm, um número bem acertado para uma bike de enduro, que faz toda a diferença na capacidade da bike em encarar trechos técnicos com estabilidade e segurança.

Também vale destacar que o central é mais baixo e os números de stack e reach estão numa boa medida, diferente da Impulse E-Trail que ficava um pouco curta.

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    Pedro Cury


O Teste

Para testar a bike de uma forma bem completa, escolhemos o Santa Helena Bike Park, um lugar bem técnico, que abriga provas de downhill e enduro, localizado em Simão Pereira (MG). E para nos ajudar, convidamos o Juninho, proprietário do Bike Park e que compete há mais de 30 anos e conta com títulos invejáveis, como Bi-Campeão Brasileiro de Downhill, Campeão Estadual do RJ de Downhill e 5o lugar no Campeonato Pan-Americano de Downhill, todos os títulos na categoria Master.

Da nossa parte, tivemos como piloto o Pedro Cury, que conta com mais de 25 anos de mountain biking, mais focado no trail, enduro e downhill e diversos testes de bike no currículo. Para afinar um pouco mais as opiniões, andou também na bike Breno Bizoto (Canal Ciclo Sul), João Marley (competidor de downhill) e Diego Knob (multi-campeão de enduro e downhill).

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    Pedro Cury


Esse teste também fez parte de um "colab” entre o Pedal e o Ciclo Sul, portanto você poderá ver a parte de vídeo deles aqui abaixo no artigo e também no canal deles.

Descendo
Graças ao ângulo de direção e também aos bons números gerais de geometria como o stack e reach, a bike inspira confiança nas descidas, que é onde uma bike de enduro deve realmente se destacar. Como dissemos antes, só de montar na bike já é perceptível que a frente é "mais aberta” que a Impulse E-Trail, trazendo essa confiança.
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    Pedro Cury


Uma crítica das versões antigas da Exalt tradicional, era o guidão e avanço. Dessa vez a Sense acertou, colocando um avanço de 40mm de comprimento e um guidão de 780mm com rise de 20mm, o que faz toda a diferença na pilotagem na hora de descer.

Também temos que dar destaque aos pneus Michelin Wild Enduro 2.40, que trazem um composto macio Gum X3D, perfil voltado realmente pro enduro e carcaça que aguentam os rigores da modalidade. Como a bike estava com câmara de ar, usamos uma pressão um pouco mais conservadora e temos certeza que os pneus podem ficar ainda melhores.

Trechos Técnicos
Além das características que falamos acima, a suspensão dianteira Pike Ultimate fez um ótimo trabalho em absorver os impactos e manter a tração da roda dianteira. Em nenhum momento sentimos qualquer torção ou problema com a frente da bike.
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    Pedro Cury


Falando de suspensão traseira, o sistema Horst Link já é um clássico e não traz muitas surpresas no funcionamento. Simplesmente funciona! O amortecedor traseiro também funcionou como esperado, sem dar fim de curso mesmo nas situações mais cabeludas e com boa progressividade, sem ficar "afundando a toa”, mesmo sem precisarmos ajustar o LSC.

Para ajudar quem não é muito íntimo com ajuste de suspensão, a Rock Shox conta com um aplicativo chamado TrailHead, que traz todos os detalhes de ajuste. Nós preferimos dessa vez ajustar pelo SAG (30%) e tabela de pressão, contando também com nossas experiências anteriores para regulagem do retorno. Mantivemos o ajuste de LSC na metade.

Na parte dos freios, temos um Shimano SLX, com 4 pistões, com rotor de 203mm na frente e 180mm atrás. Confirmamos a fama de confiabilidade desse modelo. Além de funcionarem com consistência, são suficientes para ancorar a bike em situações emergenciais e frear a bike "mais tarde”, o que ajuda a ganhar tempo nas competições de enduro.

Curvas
O ângulo de direção de 65 graus, 2 graus a menos do que a Sense Impulse E-Trail, além do central mais baixo, são grandes diferenciais. Basta acreditar na bike e deitar nas curvas. Fica bem mais fácil levar a bike de um lado pro outro.
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    Pedro Cury


Saltos
Nesse quesito, levamos a bike ao limite. Usando as pistas mais difíceis do Santa Helena Bike Park e contando com a habilidade do Juninho e o Knob, foi possível saltar um gap com aterrissagem em pedras inclinadas e também saltar o road gap de 4 metros de altura. Todos os obstáculos foram suaves para a Exalt E-Trail, com ótima absorção das suspensões e vôos previsíveis.
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    Pedro Cury


Subidas
Ajustes das suspensões
Como falamos, a suspensão dianteira conta com 3 posições, isso pode ajudar a economizar energia (do piloto e da bateria), ao evitar que a suspensão roube energia funcionando desnecessariamente em trechos mais lisos, tanto em estradas de terra e asfalto. Pensando em desempenho em competições, isso faz total sentido.

As três posições trazem comportamentos diferentes de forma perceptível, porém a posição "firm” não trava de forma total, tendo um pouquinho de funcionamento. Algumas pessoas gostam desse comportamento por achar que não oferece nenhuma perda, outros preferem a trava total para permitir sprints mais efetivos, especialmente em asfalto. Em geral, preferimos a trava total, mas por se tratar de uma bike elétrica, ficamos divididos.
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    Pedro Cury


O ajuste de LSC permite "tunar” o quanto a suspensão afunda, trazendo uma maior flexibilidade também em termos de economia de energia, apesar de que achamos que esse ajuste é mais importante em descidas, como falamos acima.

Já o amortecedor traseiro, conta apenas com a posição totalmente aberta ou fechado. Da mesma maneira, a posição fechada não trava totalmente. Também conta com ajuste LSC.

Motor EP8
Pedro Cury, como dono de uma Exalt E-Trail Comp, que conta com motor Shimano E7000, já não sentia falta de força do motor, caso sua intenção seja apenas se locomover pra cima da montanha. Já tivemos também bastante experiência com o E8000. Então, o EP8 jamais falharia nesse sentido.

Para quem busca subidas difíceis ou se diverte subindo da maneira mais rápida possível no modo turbo, o EP8 vai agradar com seu maior torque. Porém, o que mais percebemos, foi a sensação mais natural da entrega do torque. Você não sente aquela aceleração brusca quando começa a pedalar, que às vezes até te desequilibra no meio de uma trilha técnica.

Um ponto negativo fica com a bateria de 630Wh, a maior capacidade oferecida pela Shimano, que será suficiente para competições ou uso prolongado de pilotos mais leves / fortes, mas poderia ser melhor para quem quer fazer grandes distâncias, usando mais potência.

Algo que vai agradar a todos é a velocidade de 32 Km/h de corte, ao invés de 25 km/h.

Opiniões dos Pilotos

Juninho não tinha muitas experiências anteriores em bikes elétricas, sendo mais difícil de avaliar as partes relacionadas à potência. Porém, foi muito interessante sua comparação com bikes tradicionais e a adaptação tão rápida! Já no segundo dia de testes, ele pulou todos os saltos do bike park e passou em todos os trechos técnicos, mesmo em condições péssimas de lama. Segundo ele: "Se eu não soubesse que era uma bike elétrica, acharia que era bike de enduro, mas mais pesada .” E acrescentou: "Além da facilidade de chegar nas trilhas e andar por mais tempo, também achei interessante poder achar subidas mais desafiadoras e divertidas”.

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    Pedro Cury


Pedro Cury testou uma bike elétrica ainda em 2016 e teve a oportunidade de testar as Sense Impulse E-Trail desde seu primeiro modelo, além de ser proprietário de uma Impulse E-Trail Comp 2022. Para ele: "Fica claro que a Exalt E-Trail faz jus ao nome de sua versão tradicional, sendo realmente uma bike de enduro, uma proposta bem diferente da Impulse. É muito fácil ficar à vontade nas pistas mais difíceis e você se esquece que está em uma bike de enduro”.
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Para Knob, "A bike foi toda repaginada e teve muitas melhorias sobre a Impulse E-Trail. O design, geometria e componentes foram todos repaginados para criar uma e-bike de enduro e eu me senti rapidamente adaptado para encarar qualquer trecho técnico do bike park. O ângulo de direção e altura do central fizeram muita diferença para o comportamento da nova bike”.
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    Pedro Cury


Breno Bizoto relatou: "Com o Knob presente tive uma aula de calibragem da suspensão. Então saí com o melhor setup possível. Para mim, a melhor forma de testar uma suspensão é nos terrenos que existe um pulo seguido de trepidação. Fica bem claro como que o equipamento te devolve as pancadas - com muita ou com pouca absorção de impactos, com o retorno macio ou te ejetando e por ai vai.

As regulagens de carga, compressão e retorno da Pike, se bem feitas, eliminam todas as microtrepidações que chegariam até o guidão. O conforto para os pequenos impactos é total. Para os impactos maiores como um pulo, me deram a modulação perfeita para uma aterrisagem segura. A Pike, com 35mm de canela, me fez sentir que eu estava pedalando uma bike que eu já estava acostumado com a tocada, parecia que eu estava na minha própria bike - só que com um curso de 150 mm".

Vídeo - Teste em colab com Canal Ciclo Sul



Pros

Geometria de enduro
Suspensões

Contras

Bateria de 630Wh

Conclusão

A Exalt E-Trail acertou na geometria e cumpre sua missão de ser uma bike elétrica voltada para pilotagem agressiva. Está pronta para as competições de enduro, mas sem deixar de lado o piloto entusiasta que busca evoluir sua pilotagem e busca uma bike mais capaz nas descidas.


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