Índice - Comparativo Scott Spark
- Introdução
- Conhecendo a Scott Spark 2022
- Scott Spark RC vs linha 900
- Conheça os pilotos
- Impressões Iniciais
- O Teste
- Scott Spark RC Team Issue AXS
- Scott Spark 910 2022
- Vídeo - Scott Spark 910
- Scott Spark RC vs Scott Spark linha 900 - Qual escolher ?
- Conclusão
- Vestuário
A Scott Spark é uma das bikes mais consagradas da marca Suíça. Essa full suspension, voltada para o mountain biking cross-country surgiu ainda em 2007 e desde lá já passou por diversas reformulações, ficando cada vez mais otimizada e pronta para ganhar competições.
Já mostramos a evolução da Scott Spark neste artigo, desde sua primeira versão até hoje. E agora tivemos a chance de fazer um comparativo especial entre duas versões, a Spark RC Team Issue e Spark 910, que possuem a mesma plataforma, mas com propostas ligeiramente diferentes.

Apesar de que, para alguns, as diferenças possam parecer óbvias, a verdade é que muita gente ainda faz uma escolha cega pela “bike mais leve” ou “mais racing”, sem analisar com maior profundidade alguns outros fatores, como frequência de uso, segurança e o “fun factor” - o quanto a bike pode ser divertida.
Conhecendo a Scott Spark 2022
Em geral, bikes consagradas como a Spark, possuem reformulações mais profundas de 3 em 3 ou 4 em 4 anos, devido ao ciclo de desenvolvimento, que envolve muitas pesquisas e testes. Como esperado, a nova Spark chegou com diversas novidades.
Amortecedor traseiro dentro do quadro
A nova Scott Spark 2022, que falamos bastante nesse artigo, teve uma mudança bastante radical - O amortecedor traseiro agora fica dentro do quadro, protegido dos elementos naturais.
Apesar de poder parecer apenas uma opção estética, essa construção traz a vantagem de diminuir o intervalo de manutenções - já que o amortecedor está menos sujeito a chuva, lama e poeira. Além disso, também evita, em situações muito extremas, que lama se acumule na região do amortecedor, diminuindo um pouco sua eficiência e podendo até em alguns casos aumentar um pouco o peso da bike durante uma corrida. Quando falamos das maiores competições do mundo, esses ganhos marginais podem fazer bastante diferença!
Geometria Atualizada
Além dessa mudança importante, a Spark teve também sua geometria reformulada, ficando mais capaz e com mais curso, uma tendência atual, pela maior dificuldade das pistas.
Mas uma das mudanças mais interessantes foi o uso de uma caixa de direção ajustável, em que é possível alterar o ângulo de direção entre 67.2 e 66.6 graus na versão RC e de 66.4 para 65.8 graus na linha 900. Isso faz com que a bike tenha o comportamento alterado, priorizando eficiência na subida ou maior controle nas descidas.
Twinloc é tradição, mas agora tem nova versão
Seguindo a tradição das últimas versões, a bike conta também com o sistema de controle de suspensões Twinloc, que já falamos aqui. O sistema, mesmo já existindo há um tempo, continua sendo um grande diferencial, já que através dele é possível alterar o curso e geometria a qualquer momento com a bike em movimento.
Através das alavancas no guidão, você pode travar totalmente ambas as suspensões, deixá-las totalmente soltas ou colocá-las na posição intermediária.
A novidade é que agora, além das alavancas para controle das suspensões, o sistema ganhou uma terceira alavanca para controle do canote dropper (ajustável). Todos os controles ficam agora em um só lugar.
Scott Spark 2022 - 24 configurações diferentes
A marca suíça é conhecida por ter muitas e muitas configurações diferentes em suas bikes, para atender toda necessidade e bolso.
Para se ter uma ideia, na Spark 2022 são 24 modelos diferentes, sendo 7 da linha RC, 13 da linha Trail e 4 Contessa (versão feminina).
Scott Spark RC vs linha 900
Já em 2003 a Scott resolveu “separar” bikes full suspension com configurações voltadas para competição das do uso tradicional - foi aí que surgiram os modelos RC, que significa Race Concept.
Essas vão priorizar o máximo de performance em competição, sem se preocupar se os componentes serão mais caros, se precisam de maior manutenção e mesmo menos práticos em alguns casos (como freios sem botões de ajustes externos e afins). Tudo pensando em ganhos marginais de performance e menor peso. Essas serão as máquinas mais eficientes para ganhar corridas.
Já a linha Spark tradicional, traz uma configuração que, apesar de não deixar a performance de lado, oferece maior grau de segurança, conforto e diversão. No caso das Spark 2022, o mais notável é um maior curso na suspensão dianteira e o uso de canote dropper em todos os modelos - apesar de não parecer muita coisa, isso faz toda a diferença
Comparativo Spark RC Team Issue AXS vs Spark 910
Dessa vez, a Scott nos convidou para testar duas versões, a Spark RC Team Issue AXS e Scott Spark 910, justamente para falarmos, na prática, a diferença entre a linha Spark RC e a tradicional.
Ficamos um par de dias, com dois pilotos experientes, que revezaram as bikes no Montanha Azul Bike Park - local que oferece todo o necessário para um teste bem completo, incluindo subidas, rock gardens, descidas e muitas curvas.
Vamos falar as impressões de cada um dos pilotos ao usarem e trocarem as bikes.
Conheça os pilotos
Matheus Miranda
Compete no cross-country e maratona desde 2016, com participações em campeonatos estaduais, Brasileiro de Maratona, Iron Biker e Gran Giro.
Pra deixar mais interessante, Matheus é proprietário de uma Scott Spark 2020, versão anterior a que testamos, o que nos ajuda a também falar sobre as vantagens no novo modelo. Veja o Instagram e Strava de Matheus.
Ralf Dantas Funger
Já conhecido aqui nos testes do Pedal, Ralf tem diversas participações em competições de downhill desde 2009.
Nos últimos anos criou e gerencia o Montanha Azul Bike Park onde dá aulas de técnicas, cria novas trilhas e também faz rolés mais longos pela região. Veja o Instagram e Strava de Ralf.
Impressões Iniciais
Scott Spark RC Team Issue AXS 2022
A RC Team Issue AXS é a quinta configuração depois da mais top da linha Spark RC. Como destaques temos o câmbio eletrônico SRAM GX Eagle AXS de 12 velocidades, suspensão dianteira RockShox SID Select RL3 e suspensão traseira RS Nude 5 RL3. Ambas suspensões com 120mm de curso e controlados pelo TwinLoc de 2a geração.
Vem equipada também com freios Shimano XT, rodas Syncros Silverton 2.0, pneus Maxxis Rekon Race 2.4 e demais componentes Syncros de carbono. É uma bike super focada em XC, que nessa versão, não conta com o canote retrátil.
Esteticamente a bike dificilmente irá desagradar, com parte do triângulo dianteiro em azul e detalhes das marcas em amarelo.
Ficha Técnica Scott Spark Team Issue AXS 2022
Quadro: Spark RC Carbon HMF, Flex Pivot, caixa de direção ajustável, BB92, Boost
Suspensão Diant.: RockShox SID Select RL3 Air, 120mm
Amortecedor tras.: RockShox NUDE 5 RL3 Trunnion, 120mm-80mm-Lockout, TwinLoc 2
Rodas: Syncros Silverton 2.0-30, 30mm Tubeless ready, 28 raios
Pneus: Maxxis Rekon Race EXO, 29x2.4"
Freios: Shimano XT M8100 Disc
Rotores de Freios: Shimano SM-RT76, 6 parafusos, 180mm F e 160mm T
Passadores: SRAM GX Eagle AXS Rocker Controller
Câmbio traseiro: SRAM GX Eagle AXS, 12 marchas, eletrônico
Pedivela: SRAM GX Eagle DUB, 32 dentes
Movimento central:
Cassete: SRAM XG1275 / 10-52 Dentes
Corrente: SRAM CN GX Eagle
Selim: Syncros Belcarra Regular 1.5, trilhos de titânio
Canote: Syncros Duncan 1.5, 10mm offset, 31.6x400mm
Guidão: Syncros Fraser 1.5 XC, Alumínio
Manoplas: Syncros Pro lock-on
Mesa: Syncros XC 1.5, -12° rise
Caixa de direção: Syncros - Acros Angle adjust
Garantia: 5 anos
Peso divulgado: 11,55 kg (sem pedais)
Peso aferido: 12,145 kg (com pedais)
Preço Sugerido: R$ 59.999,90
Scott Spark 910 2022
Já a Spark 910 está na 4a posição abaixo da mais topo de linha. Como destaques ela traz suspensão dianteira Fox 34 Float P. Elite de 130mm, amortecedor traseiro Fox Nude 5T EVOL de 120mm. A transmissão é com componentes Shimano XT de 12v.
Pra completar traz, freios Shimano XT e rodas Syncros Silverton 2.0 como da Team Issue. Porém, conta com pneus Schwalbe Wicked Will 2.4", canote dropper e um guidão com pequena angulação (rise).
Esteticamente ela é bem discreta: toda preto fosco, inclusive com adesivos pretos na suspensão.
Ficha Técnica Scott Spark 910 2022
Quadro: Spark Carbon HMF, Flex Pivot, caixa de direção ajustável, BB92, Boost
Suspensão Diant.: FOX 34 Float Performance Elite Air FIT4, 130mm
Amortecedor tras.: FOX NUDE 5T EVOL Trunnion, 120mm-80mm-Lockout, TwinLoc 2
Rodas: Syncros Silverton 2.0-30, 30mm Tubeless ready, 28 raios
Pneus: Schwalbe Wicked Will EVO, 29x2.4"
Freios: Shimano XT M8100 Disc
Rotores de Freios: Shimano SM-RT76, 6 parafusos, 180mm
Passadores: Shimano XT SL-M8100-IR / Rapidfire Plus
Câmbio traseiro: Shimano XT RD-M8100 SGS, Shadow Plus, 12 Speed
Pedivela: Shimano XT FC-M8120-1, Hollowtech 2, 32 dentes
Movimento central: Shimano SM-BB71-41A
Cassete: Shimano XT CS-M8100-12, 10-51 dentes
Corrente: Shimano SLX CN-M7100
Selim: Syncros Tofino 1.5 Regular, trilhos de titânio
Canote: FOX Transfer Performance Elite Dropper Post, 31.6mm, 125mm (M)
Guidão: Syncros Fraser 1.5 DC, alumínio, mini Rise, back sweep 8°, 760mm
Manoplas: Syncros Pro lock-on
Mesa: Syncros DC 1.5, 0° rise / alumínio / 31.8mm
Caixa de direção: Syncros - Acros Angle adjust
Garantia: 5 anos
Peso divulgado: 12,3 kg (sem pedais)
Peso aferido: 12,715 kg (com pedais)
Preço Sugerido: R$ 58.999,90
O Teste
Tivemos um dia inteiro com as duas bikes, onde revezamos os pilotos e andamos por todas as trilhas do bike park. Como esperado pra essa época, a chuva poderia ser um problema. E realmente choveu em diversos pontos da região, mas tivemos a sorte de só nos atingir no final da tarde. No dia seguinte, continuamos com a 910, para colocá-la em ainda mais situações.
Depois de todo ajuste de SAG, pressão de pneus e verificação do retorno da suspensão, começamos o teste, inicialmente com Matheus pilotando a Spark RC, sempre em companhia do Ralf.
Plataforma Scott Spark 2022
Independente de ser a RC ou a linha 900, algumas características comuns às bikes foram destacadas pelos pilotos.
Ajuste do amortecedor traseiro
Aliás, esse é um ponto de dúvida pra muitos, onde a Scott surgiu com soluções muito interessantes. A questão é: se o amortecedor traseiro está dentro do quadro, como fazer as regulagens ? Como medir o SAG, regular a pressão, regular o retorno e ver até onde o curso está sendo usado ?
Como muitos já viram, a parte de baixo do quadro tem uma tampa, que pode ser aberta sem ferramentas, onde é possível acessar parte do amortecedor, com acesso à válvula de pressão e ao botão de ajuste de retorno.
Já para o SAG, existe um indicador impresso no quadro com um ponteiro que mostra a porcentagem em que está o amortecedor. E para ver o quanto o curso está sendo usado, uma pequena tampa plástica pode ser retirada para dar acesso visual à borracha que fica presa a haste do amortecedor. Veja na foto abaixo.
Lama
Como a época é de chuva, alguns trechos estavam enlameados e isso trouxe uma observação interessante. Matheus, como proprietário de uma Spark no modelo antigo, citou que o acúmulo de muita lama na região da suspensão, costumava ser um problema, chegando a frear a roda traseira, ou como prevenção, obrigado a usar um pneu mais fino em competições.
Apesar de não termos pego um nível de lama extremo, ficou claro que nessa nova versão, com o amortecedor interno e partes mais lisas e arredondadas, isso não será um grande problema. Além disso, existe também um espaço maior entre o pneu e o quadro.
Além dessa questão da lama excessiva, ficou clara também a vantagem do amortecedor não estar exposto. Ao final do teste, abrimos a tampa do quadro e, apesar de ter entrado um mínimo de água, não tinha lama sujando o amortecedor.
Suporte para duas garrafas
Com esse novo design de amortecedor dentro do quadro, a Scott conseguiu espaço para dois suportes de caramanhola - uma característica muito desejada pelos competidores, especialmente de MTB Marathon.
Scott Spark RC Team Issue AXS 2022
Pra ir se ambientando e também para as fotos, ambos foram repetindo alguns trechos, tanto de subidas, quanto de descidas.
Apesar da RC ter características melhores para subida, não houve uma grande discrepância no ritmo dos pilotos, como um ter que esperar o outro.
Canote Dropper faz muita diferença
Como falamos, essa versão é a 5a da linha e não conta com canote dropper e isso fez sim uma diferença grande quando a trilha apontava para baixo, especialmente em trechos mais técnicos.
Por estar mais acostumado com cross-country e não ter o acessório em sua bike, Matheus não se incomodou tanto, mas ficou clara sua expressão de felicidade ao trocar a bike pela primeira vez.
Como esperado, aconteceu o oposto com Ralf. Os primeiros minutos com a RC foram tensos, especialmente pela falta do dropper. Felizmente outras versões da bike contam com o acessório, além dele poder ser instalado separadamente.
Geometria Revisada
Como Matheus já está super acostumado com a versão antiga da Spark RC, a nova versão pode ser muito bem avaliada e só trouxe alegrias. Uma das principais características notada foi a tocada mais agressiva, mas sem perder as agilidades nas subidas.
Atribuímos isso, em parte pela geometria, que agora conta com um ângulo de direção mais aberto que o da versão anterior. A RC nova tem 67.2 graus ao invés de 68.5 da versão antiga e a linha 900 tem 65.8 graus ao invés de 67.2. Além de outras mudanças.
Apesar de parecer pouco, também acreditamos que o maior curso de suspensão, agora com 120mm em ambas as pontas anteriores, tenha ajudado nessa tocada.
Vale lembrar, que as novas Sparks também permitem que se altere o ângulo de direção. Usamos na posição original, que deixa a direção mais em pé (priorizando subidas). Porém, é possível incliná-la mais, onde é esperado um comportamento ainda mais agressivo para as descidas.
A geometria faz tanta diferença, que tivemos uma surpresa muito interessante ao andar na Spark 910, confira abaixo.
Pequenos detalhes
Como falamos anteriormente, comum às duas plataformas, a possibilidade de levar duas caramanholas no quadro foi destacado pelos pilotos. Claro que você pode usar uma mochila de hidratação, mas poder levar peso no quadro ao invés de nas costas e também separar água de suplementos / isotônicos numa prova longa de maratona, ajuda muito.
Os pneus 2.40 também fizeram um ótimo papel e não se mostraram pesados. Matheus até achou que a 910 tinha pneus mais grossos, porém eram os mesmos para as duas bikes.
Scott Spark 910 2022
Como comentamos, a hora em que os pilotos trocaram as bicicletas foi muito reveladora em suas expressões. Matheus não escondia o sorriso, enquanto Ralf se colocou mais tenso, especialmente pois a primeira troca foi em um dos trechos mais técnicos da pista.
Geometria mais agressiva
Apesar de parecidas, a 910 tem 130mm de curso na suspensão dianteira e vem com a caixa de direção na posição mais deitada, o que dá um ângulo de direção de 65.8, contra os 67.2 originais da RC. Pode parecer besteira, mas isso faz muita diferença na pilotagem técnica!
Quando pegamos as bikes para teste, os pilotos ainda não tinham conferido a geometria da 910 e acreditavam que a bike possuia 150mm de curso! Já sabíamos que era apenas 130 na dianteira, mas não avisamos!
A grande surpresa foi saberem que em termos de suspensão, a diferença era apenas 10mm na dianteira e realmente a mágica do comportamento da bike está muito mais na geometria que em qualquer outra característica. Matheus também achou que a 910 tinha pneus maiores, mas eram os mesmos que a RC.
Guidão
Outra característica, muitas vezes subestimada, mas que traz uma pilotagem bem diferente é o guidão. Na 910, o guidão Syncros conta com 760mm de largura e um pequeno rise, diferente do 740mm flat da RC.
Opiniões
Para Matheus, a 910 de cara se encaixou como uma bike mais agressiva, parecendo uma bike de mais curso e muito mais capaz nos trechos técnicos. Mas nem por isso perdeu agilidade em subidas, sendo apenas menos otimizada quanto a RC.
Já para Ralf, acostumado com bikes de maior curso e mais agressivas, a 910 surpreendeu por ser tão ágil e capaz, mesmo com pouco curso. Mas um grande destaque foi a bike ser estável, mesmo sendo bastante leve - algo que nem sempre acontece.
Realmente, a RC, sem o canote dropper e com uma geometria um pouco mais fechada, deixa ela menos segura e divertida, segundo Ralf.
Vídeo - Scott Spark 910
Scott Spark RC vs Scott Spark linha 900 - Qual escolher ?
Para quem já é experiente e experimentou bikes de diversos comportamentos e cursos de suspensão, a análise entre as versões RC e a linha 900 é bastante óbvia. Até mesmo a Scott está colocando a linha 900 como bikes Trail e não Cross-Country! Alguns também gostam de enquadrar a linha 900 como uma bike de Down-Country, uma nova definição para bikes de Cross-Country mais agressivas.
Mas a nossa análise fica um pouco mais voltada à reforçar como uma bike trail, leve e capaz como a linha 900 da Spark, deveria ser muito mais considerada em diversos cenários.
A principal diferença é simples: a linha RC foi feita para o máximo desempenho em competições. Ela vai subir um pouco melhor, mas em contrapartida, ela perde em diversão e capacidade nos trechos técnicos.
A grande questão é: o quanto você compete e com qual nível de seriedade ? Será que é melhor ter uma bike menos divertida apenas para em uma das suas 10-15 corridas em um ano, você ter um desempenho ligeiramente melhor ?
Outra questão que vale a análise é se uma bike mais capaz como a 910, te fará um piloto mais técnico e trazer mais segurança, uma vez que as pistas estão mais difíceis. Lembrando que um tombo em uma corrida em geral é bem pior do que um desempenho ligeiramente menor.
Sabemos que no Brasil existe uma cultura de que é melhor ter uma bicicleta mais leve e melhor de subida. Mas vale a pena questionar isso tudo. Lembramos que canote dropper e pneus mais largos já são usados pela maioria dos pilotos de XCO, por oferecerem maior controle, mesmo com um pequeno acréscimo de peso.
Ainda assim, Matheus, que compete mais provas de maratona atualmente, escolheria a Scott RC, porém com canote dropper. Diferente de Ralf e Pedro Cury (que também andou nas bikes).
Conclusão
A nova plataforma da Scott Spark, sem qualquer dúvida, trouxe melhorias significativas para o desempenho da bike. O amortecedor interno no quadro não é apenas uma característica estética, mas traz diversas vantagens, que aliadas à nova geometria, coloca a bike como uma das melhores da atualidade.
A linha 900 impressionou por ser tão capaz, mesmo com pouco curso, estando agora categorizada como uma trail bike, mas com um enorme talento para subidas.
Quem não é um competidor assíduo, vale a pena pensar bem antes de escolher a Spark RC, uma vez que a linha 900 traz uma maior flexibilidade de uso, sem muita perda de desempenho.
Vestuário
Matheus Miranda
Capacete Scott Fuga Plus Rev
Camisa La Maglia
Sapatilha Shimano XC3
Luvas Scott Ridance LF
Ralf Funger
Capacete Lazer Jackal
Camisa La Maglia
Sapatilha Shimano AM5
Agradecimentos
Loja Montanha & Aventura - Itaipava - RJ
Loja The Biker - Volta Redonda - RJ
Saiba mais sobre as Scott em https://www.scott.com.br/.
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