home

Teste - Sapatilha Specialized 2FO 2015 para pedais plataforma


28 JUL, 2015     Pedro Cury     1    



Pela primeira vez, a Specialized lança uma sapatilha para pedais plataforma (sem encaixe / flat / solado liso) e com um visual mais casual. Pelo visto, a marca percebeu que os praticantes de all mountain e enduro possuem um estilo de se vestir diferente do pessoal do cross-country e até do downhill.

imagem
Sapatilha Specialized 2FO 2015 - Versão Flat

A 2FO também possui uma versão de encaixe, com o mesmo visual e diferentes tecnologias, mas hoje testamos a versão para pedais plataforma (flat).

Principais Tecnologias


Sola em borracha SlipNot

imagem
Specialized 2FO - Sola bem projetada com borracha Slipnot e desenho Sharkskin

De acordo com a marca, este composto usado na sola foi desenvolvido pelo laboratório de pneus e aumenta a aderência entre a sapatilha e pedal.

Sharkskin Tread - Cravos direcionais tipo escama de tubarão
Na sola, o design da borracha SlipNot tem cravos hexagonais próximos uns aos outros e angulados, proporcionando mais aderência no pedal. Na parte do calcanhar, a distância entre os cravos é maior e também suas profundidades, prometendo mais aderência em terrenos escorregadios ao caminhar.

Desenho Body Geometry

imagem
Specialized 2FO 2015 - Palmilha Body Geometry
A palmilha que vem com a sapatilha é um modelo padrão e mais baixo, porém existem mais duas opções, com lateral mais alta que podem ser adquiridas separadamente.

Tela na lingueta e no cabedal

imagem
Specialized 2FO - Lacelock, elástico para prender os cadarços
A lingueta e parte de cima da sapatilha é feita com material em tela para melhor proteção e eliminação de água, mantendo a sapatilha leve mesmo quando molhada.

CARACTERÍSTICAS

Cores - preto e azul ou preto e vermelho
Cadarço - 2 pares, de cores diferentes
Peso divulgado - 395g cada, para o tamanho 42 Brasil
Peso aferido - 433g cada, para o tamanho 42 Brasil
Tamanhos - 34 ao 46 (Brasil)
Preço - R$ 559,90
Site oficial - [url]http://www.specialized.com/br/pt-br/ftr/shoes/mtb-shoes/2fo-flat[/url]

Impressões Iniciais

Acho que é unânime que a primeira impressão sobre a 2FO é o design. A sapatilha é linda, parece um tênis esportivo. Tanto é que muita gente que usa pra bike, acaba usando casualmente também.

imagem
Specialized 2FO - Parte de trás da sola com cravos mais espaçados para aderência ao caminhar

O acabamento é muito bem feito, os buracos onde passam os cardaços possuem ilhós de metal, o material da parte da frente tem os furos para ventilação, assim como uma parte lateral e a lingueta. A parte interna que contorna o calcanhar também tem um acolchoamento diferenciado. O lado interno é um pouco mais alto para evitar que o pedivela machuque o calcanhar. O "S" da marca está na lingueta e na parte de trás.

A sola é mais dura do que em outras sapatilha flat e nota-se realmente que os pinos de borracha hexagonais são também inclinados, como promete a tecnologia Sharkskin. A biqueira é bem sólida, o que é muito importante para proteção.

Uma coisa que nos preocupa, porém, é que a sola não é costurada. Em outras sapatilhas flat já tivemos problemas com a sola descolando.

Ao colocá-la no pé e caminhar, sentimos um desconforto na parte da frente, com os dedos encostando numa superfície dura. O que foi bem vindo foi Lacelock - o elástico na parte de fora da lingueta, que permite prender os cardaços evitando que fiquem soltos e entrem no pedivela.

O Teste

Testamos a 2FO por mais de 200 km até agora, incluindo competições e uso casual, com terreno seco e também lama.

imagem
Specialized 2FO - Aderência mesmo na lama

Conforto - O único desconforto que sentimos inicialmente, desapareceu completamente na hora de pedalar. Mesmo nas pedaladas longas, não sentimos qualquer pressão diferenciada ou algo que incomodasse. Tanto caminhando quanto pedalando, o 2FO fica bem firme no pé, sem machucar, desamarrar ou escorregar. O elástico da lingueta, que prende os cardaços foi uma solução simples e super funcional! Uma outra característica bem vinda para nos brasileiros é que a sapatilha é bem ventilada.

Aderência - A característica mais importante de sapatilhas flat é a capacidade de ficar firme no pedal nas piores situações. A 2FO mostrou um grip muito bom, mas fica atrás do seu principal concorrente, o Five Ten. Uma vantagem é que o grip fenomenal do concorrente torna difícil de reposicionar o pé no pedal quando você não apoia na melhor posição e os 2FO são mais flexíveis quanto a isso. A construção dos 2FO também é mais estreita, sem borracha na lateral interna e o deixa ainda mais fácil de reposicionar o pé, dando também mais espaço para encontrar a posição ideal. Apesar de não ter a maior aderência do mercado, não chegou a ser um problema, mas pode sim melhorar.

Durabilidade - Esse é um ponto de preocupação. Falando novamente dos Five Ten, uma grande decepção dos usuários da marca é que a sola descola facilmente e fica quase impossível consertá-la. Em quase nenhuma sapatilha flat e também nos 2FO, as solas são costuradas, o que nos deixa preocupados. Porém, até agora, com muitos usos, inclusive tendo pego lama e chuva algumas vezes, tudo continua no lugar. Torcemos para que continuem assim por anos. Já na parte de baixo, que faz conexão com o Pedal, o desgaste é normal para esse tempo de uso e não sentimos comprometer a aderência.

imagem

Absorção de água - Uma outra promessa dos 2FO é que eles não absorvem muita água e a concorrência absorve tanto que ficam quase meio quilo mais pesados. Não conseguimos reproduzir esse teste, mas a sensação que tivemos quando pegamos chuva foi realmente que o pé não fica ensopado como os outros.

Conclusão

A 2FO ainda está na primeira versão e já saiu quase perfeita. O visual combina totalmente com a proposta do all mountain e enduro e a construção está muito bem feita. A aderência com o pedal poderia subir apenas um pouco mais.

Pros

Visual atraente
Conforto ao pedalar e andar

Contras

Aderência pode melhorar

Piloto de teste
[url="https://www.strava.com/athletes/957433"]Pedro Cury[/url]


Fotos (14)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários

  • avatar

    Fabio    São Paulo - SP

    Fabio    São Paulo - SP

    O maior problema da Five Ten é na chuva mesmo. Mais de 1 semana para secar
    10 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados