MENU

Teste - Sapatilha Giro Stylus Road

Com mais de 30 anos no mercado, a Giro começou sua história quando seu fundador, Jim Gentes, lançou o Prolight, o primeiro capacete moderno, ventilado e de baixo peso. Hoje, a marca é uma das mais reconhecidas no mundo da bike.

Depois de anos refinando seus capacetes para diversas modalidades e esportes, a Giro entrou no mundo de luvas e sapatilhas pra bike, com o alto padrão de qualidade.

Dessa vez testamos a sapatilha Giro Stylus, um modelo de entrada para estrada, mas que conta com características de modelos mais refinados.

Tecnologias

Tecnologia Synchwire

Foto 80640
    Pedro Cury

Toda parte superior do calçado conta com a tecnologia de construção Synchwire, que consiste em um tecido sintético de peça única, colado por calor, que elimina a necessidade de costuras. Isso torna a sapatilha mais resistente, bonita e confortável, já que as costuras podem se desfazer com o tempo e uso e, sem elas, consegue-se mais espaço para os pés sem aumentar o volume da peça.

Apesar de construído em peça única, o calçado é muito ventilado, contando com furos feitos a laser por todo o seu corpo.

Sola

Foto 80639
    Pedro Cury

Já a sola é produzida em um compósito de nylon com fibra de vidro, moldada por um sistema de injeção, trazendo um ótimo índice de rigidez e, consequentemente, uma melhor transferência de potência dos pés aos pedais, mas ainda bastante confortável. É compatível com taquinhos de 2 ou 3 parafusos (MTB ou Road).

Interior

No interior, as palmilhas em EVA com tratamento antimicrobiano criam uma barreira permanentemente contra as bactérias e fungos. Colada ao tecido, a tecnologia evita o mau odor e desgaste prematuro.

Fechamento

Foto 80641
    Pedro Cury

O sistema de fechamento da Stylus contém 3 tiras com velcro, que fornecem um ajuste preciso e rápido. Além disso, as tiras foram desenhadas para não exercer pontos de pressão sobre os pés, garantindo mais conforto na pedalada.

Refletivo

Sapatilha Giro Stylus Road tem refletivos
Sapatilha Giro Stylus Road tem refletivos    Pedro Cury

A parte do calcanhar tem uma área, com o logo da marca, em tecido refletivo - que brilha bastante ao ser iluminado por uma luz mais forte (como o de farol de um veículo) - trazendo maior segurança.

Ficha Técnica

Índice de Rigidez: 60N/mm
Material do cabedal: Synchwire Premium, tecido sintético termocolado
Palmilhas: EVA com tratamento antimicrobiano
Sola: Nylon reforçada em fibra de vidro moldada por injeção
Sistema de Fechamento: 3 tiras autocolantes em velcro
Cor: Preto Fosco (testada) ou Branco
Tamanhos: 35 ao 39 (F), 38 ao 46(M)
Peso: 272 gramas cada (divulgado)
Preço: R$ 749 (Setembro 2022)
Garantia: um ano contra defeitos de fabricação

Primeiras Impressões

Apesar de sapatilhas de 3 velcros darem algumas vezes uma impressão de modelo amador frente aos fechos mais modernos como os de botão giratório, a Stylus tem uma construção bem feita na transição com o solado, além do material do cabedal, que tem visual e toque mais premium, que nos agradou muito.

A Stylus chega ao Brasil nas cores preta ou branca. Recebemos a preta, que conta com detalhes em cinza, sendo um modelo discreto e bonito. Um detalhe que gostamos bastante e sempre buscamos é a presença de partes refletivas ao serem iluminadas por faróis de carro - que nesse modelo está na parte do calcanhar.

O Teste

Sapatilha Giro Stylus nas Dolomitas - Itália
Sapatilha Giro Stylus nas Dolomitas - Itália    Pedro Cury


Recebemos a sapatilha apenas um dia antes de embarcar para uma viagem internacional, onde fizemos a Maratona das Dolomitas, na Itália - uma das provas de ciclismo de estrada mais bonitas do mundo! Apenas colocamos o taquinho, com um gabarito, levando as medidas de fit da sapatilha antiga - com consultoria do treinador Leandro Rodriguez do Rio de Janeiro.

Conforto

Sem dúvida o grande destaque da Stylus é o conforto. Indo contra as recomendações, usamos a sapatilha pela primeira vez em um curto passeio e a segunda vez na competição, que teve 138km com mais de 4 mil metros de subida!

Sapatilha Giro Stylus na Maratona das Dolomitas 2022
Sapatilha Giro Stylus na Maratona das Dolomitas 2022    Sportograf


Nunca tínhamos usado uma sapatilha da marca, muito menos esse modelo, então podemos dizer que, mesmo confiando nos outros produtos da marca que já usamos, foi uma decisão bastante ousada.

Uma sapatilha com algum ponto de pressão ou de atrito pode machucar já nos primeiros minutos de prova e nessa pedalamos mais de 9 horas sem problemas. Impressionante!

Ajustes

Um ponto de discussão em modelos menos topo de linha de sapatilha é quanto ao fecho. A Stylus ao invés de usar os modernos dials BOA, usam os tradicionais 3 velcros.

Sapatilha Giro Stylus na Maratona das Dolomitas 2022
Sapatilha Giro Stylus na Maratona das Dolomitas 2022    Sportograf


Isso colocava em dúvida o conforto na parte superior do pé (por causa da estrutura para prender os velcros), mas não tivemos qualquer problema. Esse é um dos pontos que a própria Giro coloca como uma de suas vantagens, já que a construção é feita sem costuras com a tecnologia Synchwire.

Também não tivemos problemas com a sapatilha ficando mais solta ao longo do pedal. Nem precisamos reajustar nada.

Sola

A sola da Stylus não é de fibra de carbono e sim de nylon reforçada com fibra de vidro. Nem por isso sentimos qualquer problema de rigidez ao pedalar em pé ou aumentar o ritmo. Talvez um competidor em busca de resultados pode sentir alguma flexibilidade, mas para amadores ou entusiastas, acreditamos que não ser tão rígida pode oferecer ainda mais conforto.

Pros

Conforto

Contras

A definir

Conclusão

Sapatilha Giro Stylus na Maratona das Dolomitas 2022
Sapatilha Giro Stylus na Maratona das Dolomitas 2022    Sportograf


Apesar de ser um modelo ainda de entrada, a sapatilha Giro Stylus surpreendeu pelo seu conforto: mesmo sem ser "amaciada", encarou uma prova duríssima, passando mais de 9 horas nos nossos pés, em uma única pedalada, sem qualquer atrito ou ponto de pressão.

Como esperado pra essa faixa de preço, ela não conta com sola em fibra de carbono e não é tão leve quanto um modelo superior.

Por enquanto, não encontramos nenhum ponto negativo na sapatillha, o que é uma exceção nos nossos testes, mas caso eles surjam com o tempo, atualizaremos aqui.

Para saber mais, acesse o site oficial da Giro no Brasil. A Giro é representada oficialmente pela ISAPA.

Piloto

Piloto: Pedro Cury - Perfil no Strava
Vestuário
Capacete Giro Synthe Mips
Bretelle La Maglia Race
Camisa La Maglia
Luvas Giro Bravo Gel
Óculos HB Carvin 2.0


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.